Semana passada falamos de cinco hábitos que levo para a minha vida para me tornar um investidor sensato, que você pode ler aqui. Hoje, falarei de três erros comuns durante os investimentos que acabam corroendo os rendimentos.

O ser humano tem o pequeno problema de querer resolver as coisas o mais rápido possível e acaba tentando aplicar isso ao mundo das finanças. Quando começa a investir, quer logo a resposta para essa pergunta: “Como posso me tornar um bom investidor? “

Se eu soubesse a fórmula mágica para me tornar um investidor sensato de um dia para outro eu estaria vendendo best sellers e me tornaria rico em um piscar de olhos, mas para tornar-se um investidor sensato, são anos de experiência somado a muito, mas muito conhecimento.

Entretanto, como o ser humano gosta de resolver problemas rápidos, por que não fazer a pergunta de outra forma: “Como não ser um mal investidor? “

Pensando nisso, listo abaixo três erros comuns que os investidores praticam:

  • Falta de Diversificação

Para explicar a falta de diversificação, gostaria de citar o grande guru dos investimentos: Warren Edward Buffet, conhecido como Warren Buffet. Nascido em Omaha na décida de 30, é amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX, conhecido como um Oráculo de Ohama. É constantemente citado quando se fala de investimentos e ocupou o primeiro lugar em 2008 na lista das pessoas mais ricas do mundo.

Buffet uma vez disse que “diversificação é uma proteção contra a ignorância”. Muitos investidores acham que sabem o que estão fazendo e, acabam investindo tudo em um único ativo . Conforme escrevi no meu primeiro texto, essa é a maior lição para quem quer começar a investir, ou seja, nunca coloque todos os ovos em uma única cesta. Diversifique.

Segundo um estudo com 60 mil investidores feito por Willian Goertzmann, os investidores que não diversificavam tiveram um retorno 2,40% inferior ao grupo com uma carteira diversificada.

  •  Excesso de Operações

Hoje em dia, com várias corretoras prometendo taxas muito baixas de corretagem, acabam levando o investidor iniciante a se boicotar. Mas como assim Fon? As taxas não são baixas? Isso não é bom?

Claro, taxas baixas são ótimas, mas o investidor inexperiente tende a achar que sabe muito sobre investimentos, convencendo-se que pode bater o mercado comprando e vendendo o tempo todo. Ou seja, cada vez que realiza uma operação, é taxado e muitos corroem os seus rendimentos com o excesso dessas taxas.

Então, como dica, foque no seu objetivo. Realize uma operação quando essa estiver em linha com o seu objetivo.

  • Não planejar e não seguir seu objetivo para o longo prazo

Esse erro, juntamente com o primeiro, são os maiores vilões de quem investe. Peguemos por exemplo um investidor que acabou de entrar no mercado de ações e planejou que ia seguir a estratégia de Buy and Hold das Blue chips.

Buy and Hold é uma estratégia de investimento de longo prazo em que o investidor compra e mantém as ações por vários anos ou décadas. Blue chips são as ações de “primeira linha” que possuem maior liquidez no mercado acionário (Ex: Petrobras, Vale, etc.)

Voltando ao exemplo, o investidor estava seguindo essa estratégia até que um dia, devido a um evento extraordinário, as ações das Blue Chips despencam cerca de 5%. O investidor desesperado já corre para vender as suas ações. No dia seguinte, as ações sobem 2%, o investidor retorna a comprar as ações, pois acredita que vai subir. No próximo dia, as ações despencam cerca de 1% e ele torna a vender.

Esse investidor perdeu muito dinheiro só com esse desespero de comprar e vender. Então, deve-se seguir o que você planejou para seus investimentos e evitar realizar operações sem um embasamento. Mas, lembre-se um bom planejamento é feito através de análises das empresas e não só no “achismo”.

Nota-se que os três erros estão completamente interligados, porque a partir do momento que você não diversifica, qualquer volatilidade altera o seu capital. Alterando o investimento, o investidor pode se desesperar e deixar se seguir o seu planejamento, e consequentemente ficar comprando e vendendo, fazendo com que as taxas corroam ainda mais o seu capital.

E você, tem alguma dica para quem esta iniciando no mercado? Comenta aí abaixo. E ah… Feliz Ano novo para todos! Que 2017 traga muito $UCE$$O para nós =)

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?