Tem planos para ir à capital paraense e está buscando qual é a melhor forma de se locomover em Belém do Pará? Já adianto que é muito fácil, já que o seu melhor companheiro será seu celular e um aplicativo de transporte, que pode ser Uber, 99 e por aí vai.
Definitivamente, não vale alugar um carro em Belém, já que o valor das corridas nos aplicativos é muito convidativo. Para ter uma ideia, do aeroporto até o bairro de Nazaré, a corrida sai por volta de R$ 35,.
Já saindo do bairro de Nazaré para lugares como Estação das Docas e Mercado Ver-o-Peso, você gastará entre R$ 11 e 18, dependendo do horário e da demanda. Se gosta mais de andar de táxi que carro de aplicativo, os valores não são tão inflacionados, mas tem um incremento de pelo menos 30% em relação ao Uber, por exemplo.
Não cheguei a cogitar andar de ônibus, mas para quem estiver com a grana muito curta, pode ser uma alternativa (ruim). A cidade de Belém não tem estações de Metrô e todo transporte público é feito via ônibus municipais. De acordo com os paraenses, andar de ônibus em Belém não é algo muito agradável e o transporte não conta com ar condicionado.
MELHOR FORMA DE SE LOCOMOVER EM BELÉM DO PARÁ
Além do Uber ou 99, há muitos lugares em Belém que você pode chegar a pé, já que a cidade não é tão grande assim. O que os moradores nos indicam é evitar caminhar no centro durante o período da noite e ficar sempre atento aos pertences pessoais.
Por conta da COP30, que acontecerá em Belém do Pará entre 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade está com obras para todos os cantos. O trânsito que já é bastante complicado, por conta das formas escassas de se locomover em Belém, ficou ainda mais caótico. Caso seja um dia de inverno e chuvoso, prepare-se para demorar um pouco mais para chegar no destino final.
Se tiver compromisso agendado, saia com boa antecedência, principalmente se estiver com planos de ir antes ou durante a COP 30. Caso tenha que se locomover entre dois pontos relativamente próximos e na parte central da cidade, prefira ir à pé. Economiza tempo, dinheiro, curte a cidade melhor e ainda fará um bom exercício. Só não dê bobeira com seus pertences, ok?
Nesta última viagem a Belém, utilizamos somente Uber e foi uma maravilha. Como era inverno e também estávamos com uma pessoa com dificuldade de locomoção, foi a melhor opção.
Por falar em cuidado com os pertences, isso vale para qualquer destino que viaje dentro ou fora do Brasil. Nunca dê bobeira achando que o local é seguro. Eu, por exemplo, utilizo sempre minha bolsa anti pickpocket, deixarei o link por aqui com algumas boas opções e preços bem atrativos
Gostou das dicas da melhor forma de se locomover em Belém do Pará?