Melhores praias de Florianópolis

Melhores praias de Florianópolis

Procurando quais são as melhores praias de Florianópolis (Floripa)? Chega mais que primeiro quero te contar algumas particularidades. A primeira delas é que as praias têm públicos muito diferentes umas das outras. Por isso, uma melhor praia pra você pode não ser para mim, entendeu?

A segunda é que a distância e o trânsito impactam consideravelmente o seu trajeto pela cidade, principalmente, durante os dias de verão. Por isso, uma dica valiosa antes de falar das melhores praias de Florianópolis. Reflita qual é o seu perfil de praieiro. 

Se quer agitação e badalação considere Jurerê Internacional e Campeche na lista para ir e se hospedar. Agora, se prefere sossego e esquema família, Cachoeira do Bom Jesus e Canajurê são excelentes alternativas. 

Há belas praias para todos os gostos, bolsos e tribos no Norte, Sul e Leste de Floripa. Por conta do trânsito pesado, sinceramente, não acho uma boa ideia conhecer as belas praias das diferentes regiões durante o verão, por exemplo. Isto seria uma alternativa somente se sair muito cedo (cedo de verdade, antes das 7:00) e voltar cedo também (antes das 15:00). Caso contrário, perderá pelo menos uma hora a mais em seu percurso. Por outro lado, sei que se não for para todos os cantos, ficará com a sensação de que não conheceu a Ilha da Magia. Pondere, pois tenho certeza que depois que for a primeira vez, vai querer voltar sempre.

Eu amo Floripa e já fui pelo menos umas dez vezes pra lá. Conheça um pouco destas andanças nos destaques Floripa 1, 2,3 e 4 no Instagram do @naopiradesopila.

QUAIS SÃO AS MELHORES PRAIAS DE FLORIPA?

Como já disse, a escolha é muito pessoal, mas eu praieira e conhecedora de praia que sou, posso dizer que minha seleção, modéstia a parte, é das boas! Pra facilitar a vida de vocês, principalmente, quem não tem menor noção da geografia de Floripa, aqui vai o..

MAPA DAS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS

Sem sombra de dúvida, o mapa é a primeira coisa que deve olhar para planejar a rota das praias, assim como, onde ficar em Floripa. Com base nele e no Google Maps perceberá que a distância de uma praia X para uma praia Y pode levar quase uma hora, sem trânsito e de carro. Se estiver de ônibus será bem mais complicada a locomoção, principalmente, por conta dos horários e itinerários. Mas vamos ao mapa!

Crédito da foto: Pinterest

Floripa tem um verdadeiro arsenal de belas praias, entretanto, se ficar um final de semana ou feriado, aconselho focar em uma ou duas regiões (no máximo) para poder aproveitar melhor a cidade e seu tempo. Seguindo esta linha, falarei um pouco da orla de cada uma das regiões que recomendo para avaliarem o que mais faz sentido com o seu perfil. Bora?

PRAIAS NO NORTE DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS 

Entre as minhas favoritas para banho por conta do mar calma e águas quentinhas estão Jurerê Internacional, Tradicional, Canajurê e Cachoeira do Bom Jesus. Na parte tradicional de Jurerê não há tanta badalação e som vindo dos beach clubs. Ou seja, se for em um esquema mais família, fique na parte tradicional. Agora, se quiser badalação, fique em Jurerê Internacional. 

+ Confira os relatos e pousadas que fiquei recentemente em Jurerê

Gosto bastante também da Praia da Daniela. Pra chegar lá, passará pelo mirante do farol, cuja vista de Jurerê é espetacular (difícil de estacionar, já aviso), principalmente, se for um dia de sol e céu limpo. A única questão da Praia da Daniela é que a subida/descida é paralelepípedo. Por isso, procure ficar afastado do carro da frente. Caso tenha trânsito, muito cuidado na subida, ok?

PRAIAS NO SUL DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS 

A parte Sul da Ilha de Floripa é bem mais roots e tranquila que a Norte, sem sombra de dúvida. Entretanto, por lá está surgindo o que os locais chamam de Novo Campeche. Entre as belas praias deste lado da ilha estão Praia da Armação, do (Novo) Campeche, do Matadeiro e Pântano do Sul. Além disso, por aqui fica também a bela Ilha do Campeche, que precisa de planejamento prévio para visitar. 

+ Confira os detalhes do passeio à Ilha do Campeche 

Cada uma delas tem a sua particularidade. A Praia da Armação tem um cor surreal nos dias de sol forte, é uma das queridinhas dos surfistas, além de ser base para uma das opções de saída de embarcação para a Ilha do Campeche. Já a Praia do Campeche é a aposta de ser a nova Jurerê Internacional. Por lá, já é possível se deparar com opções charmosas de acomodação, restaurantes descolados e um clima Jurerê mais informal. Tive a chance de ficar desta última vez por lá e a experiência foi ótima na Pousada Vila Tamarindo.

Na Praia da Armação tem uma pequena trilha que dá acesso a Praia do Matadeiro, que tem um visual de arrancar suspiros! Por lá, não é difícil se deparar com a água do mar bem gelada, mas vale muito a pena conhecê-la. Além disso, a Praia do Matadeiro é início da trilha que leva a outra bela praia e procurada praia em Floripa, a Lagoinha do Leste. Clique aqui e veja os detalhes da trilha.   

Pra fechar, a tranquila e tradicional Pântano do Sul, que de uns anos pra cá tem sido cada vez mais falada. É uma charmosa e bem tranquila praia, que tem um dos bares mais pitorescos de toda a Ilha da Magia, o Bar do Arante. 

PRAIAS DO LESTE DA ILHA DE FLORIANÓPOLIS

Neste lado da ilha estão as tradicionalíssimas Praia da Joaquina, Praia Mole, assim como, Praia da Barra da Lagoa. Para os surfistas de plantão ou iniciantes, um prato cheio. Prepare-se também para águas geladas por aqui e muito, MAS muito trânsito, principalmente, no dia do dia. 

A Praia Mole foi por muitos anos minha queridinha disparada, mas depois dividi a preferência com as demais. Para quem for público LGBT, tem uma parte, bem no canto, sentido Galheta, cujo babado é forte. Por falar nela, caso esteja a procura de praia de nudismo em Floripa, indo na mesma direção, a própria Praia da Galheta é o seu lugar!

Dica importante: Por conta da muvuca e alto preço dos estacionamentos na área da Praia Mole, muitas pessoas estacionam seus carros no acostamento. Saiba que é proibido e há constantemente fiscalização. Ou seja, evite dores de cabeça desnecessárias. Ainda sobre a Mole, prepare as pernas porque a areia é dura e difícil de andar, mas a praia é mole…rs

Se tiver tempo, dê um pulo nas dunas da Joaquina. Terá um visual bem bacana da região. Na Praia da Barra da Lagoa, sugiro que façam a trilha das piscinas naturais, que tem vários mirantes e visuais de cair o queixo!

+ Confira o tour pela Costa Leste que fiz no roteiro Floripa

E A LAGOA DA CONCEIÇÃO?

A Lagoa da Conceição não é bem uma praia, mas vale a pena parar e contemplar sua beleza. Há algumas atividades aquáticas bacanas que é possível fazer por lá, dependendo das condições climáticas.

E AS PRAIAS DO CENTRO?

Apesar da orla de Floripa ser linda, sinceramente não recomendo para banho etc. O que pode fazer é um passeio de bike e ir até o letreiro, por exemplo. O Centro têm vários restaurantes legais para ir e pode ser uma opção se quiser ficar no meio de todos os cantos.

Caso tenha alguma dúvida, só me chamar! 😉

LEIA TAMBÉM:

ROTEIRO FLORIANÓPOLIS

ONDE FICAR EM FLORIANÓPOLIS? HOTÉIS E BAIRROS

TRILHA PRAIA DA LAGOINHA DO LESTE

ONDE FICAR EM JURERÊ? 

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanto o seu baratinho, baratinho.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)