Já ouviu falar em Baía da Traição? Localizada no litoral norte da Paraíba, bem pertinho da divisa com o Rio Grande do Norte, é muito mais que belas praias tipicamente nordestinas. Pelo fato de cerca de 80% da população ser indígena, estar na cidade é praticamente fazer uma imersão na cultura e costume dos povos “potiguar”.
Ainda desconhecido por grande parte dos turistas brasileiros, o destino proporciona experiências renovadoras e imersivas em suas paisagens e em aldeias indígenas de forma nada comercial e bem diferente do tipo de turismo que vimos em outras partes do Brasil. E é por isso que é tão transformador e impactante.
Reza a lenda que uma vez conhecida Baía da Traição, não tem como não retornar..rs – Falo por mim, que fui em 2022 e novamente em 2023. E o que tem de tão especial por lá, Gardens?
O que me encantou foram as experiências imersivas e raiz com a cultura indígena, o passeio de barco, que é feito entre a cidade e Marcação, a hospitalidade e o aconchego do povo. Não sei explicar muito mais em palavras, só vivendo a mesma experiência. Adianto que o destino é bem rústico ainda, já que o turismo ainda não fora descoberto de verdade. É um local com grande potencial e, que tenho certeza, será muito falado em um futuro não tão distante.
Depois dessa introdução, cheia de corações por Baía da Traição, simbora colocar no papel e em fotos o que fazer por lá?
O QUE FAZER EM BAÍA DA TRAIÇÃO?
PASSEIO DE BARCO EM MARCAÇÃO COM PÔR DO SOL
Com partida da cidade vizinha de Marcação este passeio naútico é uma boa maneira de começar sua experiência pelo litoral norte da Paraíba. O ideal é reservar ao menos meio dia para que conheça de tudo um pouco. Dependendo da tábua da maré, prefira fazê-lo à tarde para finalizar com um inesquecível pôr do sol. Com sorte, também será possível encontrar peixes-boi pelo caminho, já que estará bem pertinho de seu santuário.
Há uma série de barqueiros que fazem esta rota, mas quem ganhou o meu coração pela simplicidade, simpatia, sabedoria e alegria foi Curió da jangada Sereya Mar. Sem dúvida, um profundo conhecedor da região e, que faz questão de nos contar a origem das coisas, além dos costumes e crenças indígenas. O valor do passeio é em torno de R$ 50, por pessoa, dependendo da lotação da embarcação (dezembro de 2023).
EXPERIÊNCIA – IMERSÃO NA INDÍGENA
Para viver realmente o local, recomendo que fique ao menos duas noites na Baía da Traição. Assim, terá tempo de ficar um dia inteirinho com o querido Brenno Xavier, que customiza, um roteiro imersivo pela região de acordo com seu perfil. Por ser um local onde tem praia, aventura e variados tipos de vivências, nada melhor que explorar do seu jeito, né não? Entretanto, recomendo que escolha a experiência indígena, que é incrivelmente transformadora.
Adoro Brenno e sou bem suspeita para falar, mas passar o dia com ele é inesquecível! Nas duas vezes em que estive com ele em Baía da Traição, visitamos a Aldeia Mãe e mais uma aldeia, além de curtir o Rio do Gozo, a Lagoa Encantada, Barra de Camaratuba e ter contato o tempo todo com a cultura e o povo indígena. Desta última vez, conheci a Aldeia Laranjeiras, Pajé Geo e sua família, valeu muito a pena! Se tiver oportunidade, peça ao Brenno para adicionar ao roteiro por dois excelentes motivos: a comida caseira da família e os rituais de Pajé Geo.
Recomendo para além da experiência de um dia todo com Brenno, hospedar-se em sua acolhedora propriedade, onde o amor das pessoas que por ali passam e vivem transbordam. Para contratar a experiência, converse diretamente pelo seu Whatsapp: (83) 99114 1818 – O valor por pessoa é em torno de R$ 150 (dezembro de 2023)
ONDE COMER EM BAÍA DA TRAIÇÃO?
Por ser uma cidade ainda pouco desenvolvida em termos de turismo, as opções gastronômicas são restritas, mas entre as minhas recomendações deixo a Pizzaria da Índia Blogueira, Aldeia Laranjeiras (almoço ou jantar deve ser agendado com antecedência). No mais, o Brenno pode organizar uma experiência com aviso prévio. Caso queira algo mais casual, há uma série de pequenos comércios no centrinho da cidade. Quando estiver na divisa de Baía de Traição e Barra de Camaratuba, experimente a comida caseira de Ronaldo. É um espetáculo!
ROTEIRO PELA PARAÍBA DE CARRO
A Baía da Traição é uma excelente pedida para ser explorada de forma isolada ou em um roteiro de carro pela Paraíba. Fiz uma rota bem bacana, partindo e voltando por João Pessoa. Para acessá-la, basta clicar neste link -> roteiro de carro pela Paraíba
Faça seu seguro viagem conosco -> seguroviagem_segurospromo