O que fazer na quarentena pra não pirar?

O que fazer na quarentena pra não pirar?

O que fazer na quarentena? Como não pirar com o coronavirus? Certamente são estas as perguntas que muitos têm feito depois de pelo menos um dia de isolamento. O tal do ficar em casa quando se tem liberdade de ir e vir é um exercício que muitos praticam, principalmente, durante um domingo. Se estiver frio e com uma leve garoa, melhor ainda!

Entretanto, o cenário agora é outro e seríssimo. Muitos estão trabalhando ou simplesmente confinados em suas casas por uma causa, o risco de contaminação. Com isso, a tal liberdade de ficar em casa transformou-se psicologicamente em uma prisão domiciliar. Não se pode sair para ir ao parque, ao restaurante preferido ou a casa de um amigo. Em um cenário desses, claro que a mente tende a pirar, mas que tal desopilar? Que tal dicas sobre o que fazer na quarentena?

Sim, é possível desopilar no isolamento doméstico. A primeira medida a ser tomada é: QUERER! A segunda é: NÃO RECLAMAR! A terceira é: FILTRAR TUDO O QUE RECEBE! Parece óbvio, mas se levar a sério pelo menos estas medidas já terá dado um grande passo. 

Claro que isoladamente não são suficientes para não pirar, mas são importantes para os próximos passos em um cenário de isolamento. E por falar nele, resolvi elencar algumas atividades que acho super válidas, com base na experiência que tenho em válvulas de escape e rotina de trabalhar em casa. Vamos a elas?

Leia também: Receitas para cozinhar na quarentena

O QUE FAZER NA QUARENTENA PARA NÃO PIRAR?

Antes de começar, as sugestões abaixo sobre o que fazer na quarentena valem não somente para este período, mas também para incorporar em seu cotidiano. 

ESCREVA

Seja no computador ou a próprio punho, o hábito de escrever sobre situações ou experiências legais que já viveu ou que tem vivido durante os dias de isolamento vão distrair sua mente por um bom tempo.

Escrever é recordar, é usar o imaginário, é se entregar. Eu, por exemplo, quando escrevo os textos aqui para o blog entro em uma sintonia comigo mesmo e com as situações que já vivi que me desligo completamente de tudo. Percebi muito isso ao longo destes cinco últimos anos que tenho trabalhado muito em home office. 

Caso não tenha ideia sobre o que escrever, pense nas coisas que mais gosta ou nas pessoas que mais gosta e comece a escrever sobre. Não precisa ser nada bonitinho ou estruturado, até porque não necessariamente vai compartilhar isto com alguém. Entretanto, certamente fará um bem danado pra você! 

Só não recomendo que escreva no celular pq além de cansar os olhos, não é nada confortável digitar em uma tela touch. Se você não gosta de escrever, uma alternativa é gravar vídeos pra você mesmo e revisar, revisar, revisar. Às vezes, me pego entretida nos destaques dos Stories do IG, que você não tem noção…rs

LEIA BONS LIVROS COM FREQUÊNCIA

O hábito da leitura além de nos deixar mais cultos, ainda nos afasta por um bom tempo das redes sociais, de pensamentos diversos e ainda nos relaxa.  

DANCE

Coloque roupas confortáveis, afaste os móveis da sala ou do quarto e deixe sua playlist predileta rodando. A hora que se sentir confortável, comece a dançar, sem rumo, sem regra. Utilize sua imaginação e seu gingado! 

Como ex bailarina do Municipal de São Paulo que sou, pode parecer ser mais fácil para mim, mas convido você a tentar! O que gosto e, que ajuda muito a relaxar é baixar a luz o máximo possível e ter espaço bom pra circular. De resto, deixa para a imaginação. 

Se quiser dançar com outros amigos, que tal chamá-los no WhatsApp e fazerem uma baladinha diferente, hein? Ninguém precisa se ver nitidamente, mas se não gosta de dançar sozinho é um desopila e tanto, além de fazer muito bem ao corpo e a alma!

ESCUTE SUA MÚSICA PREDILETA NO ÚLTIMO VOLUME

Se não gosta de dançar ou não pode dançar, prepare seus fones de ouvidos e coloque seu celular ou aparelho de som para tocar sua música predileta no último volume, sem dó mesmo. Além de automaticamente querer se mexer de alguma forma, ainda terá uma sensação de bem estar absurda. 

A música é uma das coisas que mais elevam nosso estado de espírito quando estamos tristes ou queremos dar um up em nós mesmos. Utilize esta técnica também quando estiver trabalhando e precisar de muito foco. 

Lembro que nos meus tempos de executiva do mercado corporativo convencional, sempre que precisava focar para escrever um relatório ou qualquer outra coisa, me isolava, colocava os fones de ouvido com minha playlist favorita e começava a escrever. Parece estranho, mas a evolução e a construção do raciocínio e da escrita evoluíam que era uma beleza. Ainda faço isso de vez em quando, se preciso escrever algum texto para o blog e estou com dificuldade de concentração, mas a diferença é que nos dias atuais, não tenho o fator colegas de trabalho por perto para perder a concentração com mais facilidade. 

OLHE PARA O HORIZONTE OU PARA O CÉU DURANTE UM TEMPO

Alguns não tem o privilégio de ter a vista para o horizonte em suas casas. Por isso, como alternativa trago o céu, que todos terão. Fixe o olhar em um ponto e fique olhando entre cinco e dez minutos.  

Sente, levante, deite e deixe a imaginação se infiltrar em seu cérebro durante este período. Não perca o foco no ponto fixo ou na paisagem escolhida por nada. Aguce memórias afetivas e tente fazer isto uma vez pela manhã e outra a tarde, em cenários diferentes. Se quiser, pegue um café ou um chá para acompanhar. 

Esta é praticamente uma forma de meditação, caso entenda que a prática formalmente falando não foi feita pra você. Ah…deixe o celular bem longe de você neste momento, que é só seu!

ÓCIO CRIATIVO

Praticar o ócio criativo é diferente do tal olhar para o horizonte e tentar não pensar em nada. Neste caso, você fará uma pausa com objetivo de aflorar sua imaginação para algo. Alguns publicitários ligados à área de criação tem o hábito de fazer isto quando bolam uma campanha, por exemplo. 

Me lembro que em uma das agências de publicidade que atendia no passado havia uma sala para o exercício do tal do ócio criativo. Parece esquisito, mas funciona super! Quando você se isola de tudo e fica sem fazer absolutamente nada, seu cérebro coloca a imaginação pra funcionar a todo o vapor. Acredite! Quem sabe não tenha boas reflexões sobre seu eu, suas relações e o que quer para o futuro, não é mesmo?

PINTE, DESENHE, BORDE

Que tal reviver os tempos de infância e voltar a pintar e desenhar? Junto com o bordar forma o trio de atividades que trarão leveza e freio ao seu dia a dia. Claro que no atual cenário, todas as ferramentas necessárias para pintar, bordar ou desenhar poderão não estar à sua disposição, mas use a criatividade. Faça algo bem amador no começo para criar o hábito e o gosto pela coisa. 

Alguns vão pensar…bordar? Sim, bordar! Além de praticar a paciência, ainda te ajudará a ter mais coordenação e estimulará o planejamento. Tente ao menos uma vez! 

COZINHE

Se é bom só no miojo ou só no pão com ovo, chegou a hora de aprimorar seus dons culinários. Quando você não vê o ato de cozinhar como obrigação e, sim um ato de amor, o desopilar é consequência. E o tal ato de amor que digo é com você, com sua família e seu corpo.

Confesso que não era da cozinha até uns anos atrás, mas depois que comecei a inventar umas receitas saudáveis e mirabolantes, cozinho sempre que posso. Claro que tem muita coisa que sai errada, mas tô nem aí, o importante é tentar acertar e descobrir a harmonia dos temperos. 

Se você é do meu time, de cozinheiros amadores e sem o dom, convido para ver as receitas da Mari. Além de serem rápidas, são fáceis de fazer e é uma ótima dica sobre o que fazer na quarentena e pós este período também! Clique no link.

Post novo: O que cozinhar nestes dias de quarentena de forma rápida?

TENHA UMA HORTA E PLANTAS EM CASA

Mesmo que more em um local pequeno, tente ao menos ter um vaso de planta e outro com manjericão ou algo do gênero em casa. O hábito de ver o verde presente em casa, cuidar e ter a mão para cozinhar não tem preço. Imagina só você terminando de fazer aquela massa com molho vermelho e finalizar o prato com o manjericão que tem em casa, direto da fonte? É muito bom, acredite! 

FUJA AO MÁXIMO DAS REDES SOCIAIS

Em tempos de confinamento é muito comum que muitos de nós fiquemos afundados em redes sociais, séries, noticiários, sites. Tudo junto e misturado, não é mesmo? Muitos devem ter que dado a dica que são ótimas saídas sobre o que fazer na quarentena. Será?

Pois bem! É a pior coisa que fará com e por você. Por isso, filtre os programas que assistirá, faça uma seleção e não uma maratona de séries, leia notícias em no máximo dois sites de referência (por gênero) e tenha disciplina com as redes sociais. Além disso, estabeleça uma rotina e prazos para consumir e fazer todas estas atividades para seguir com sanidade. Informação de mais, vinda de todos os lados é prejudicial a mente. 

Uma dica importante. Entre os veículos e/ou redes sociais que escolher para assistir, ler etc, tenha uma que seja de banalidades, mas banalidades de verdade. O quanto mais bobo, melhor pra distrair! Não tenha vergonha de ver Luciana Gimenez by Night ou seguir a Gina Indelicada.  

ELOGIE E FAÇA O BEM!

Já elogiou alguém hoje? Sabe aquele seu amigo? Aquele seu blogueiro de estimação? Que tal passar em seu perfil nas redes sociais e o elogiar publicamente? Além de fazer bem para a auto estima da pessoa, fará bem pra você!

Além disso, fazer o bem, principalmente, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade é imensurável. Receber uma ligação, um abraço virtual ou uma mensagem de agradecimento de pessoas que realmente precisam e que a nossa contribuição fará realmente diferença em suas vidas, não tem preço.

SOCIALIZE COM OS AMIGOS

Marque para falar com pelo menos um amigo por dia virtualmente. Evite falar da pandemia ou de qualquer outro tema relacionado por mais de cinco minutos. Se concentrem em falar de coisas que já viveram juntos e falar asneiras diversas. Ah! Tente fazer a pergunta: o que fazer na quarentena pra eles em tom leve. Pergunte o que têm feito de bom. 

FAÇA O QUE NUNCA FEZ ANTES!

Sabe aquela lista de coisas que você sempre pensou em fazer e nunca teve tempo? Então, a hora é agora. Além disso, arrumar armários, fazer faxina e doar tudo o que não usa mais te fará um bem incrível! 

DEMARQUE ESPAÇO EM CASA PARA CADA MEMBRO

Isso mesmo, demarque espaços físicos em casa para que cada um possa ter ao menos umas duas horas por dia sozinho. Todo mundo precisa do seu espaço, inclusive as crianças. Claro que se forem pequenas, não tem como se separar, mas dá para revezar com o seu parceiro (a) o cuidar por algumas horas.

O QUE FAZER NA QUARENTENA COM A ALIMENTAÇÃO? 

Ficar isolado, confinado ou qualquer outro termo que queira chamar é o gatilho imediato para a tal da ansiedade. A mais comum das consequências é atacar a geladeira de minuto a minuto para beliscar o que ver pela frente, não é mesmo?

Se você é desses, que tal substituir as guloseimas por coisas saudáveis? Que tal fazer cubos de cenoura, pepino e afins pra comer sempre que for assaltar a geladeira? Além de comer melhor, se alimentará com itens que te ajudarão a construir a imunidade de seu corpo. No blog, têm muitos textos sobre este tema e como comer melhor, mas deixarei somente dois destes links pra não te dar muita lição de casa…rs

ALIMENTOS QUE MELHORAM A IMUNIDADE

ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS

CRIE ROTINA PRA TUDO ISSO DENTRO DE SUA SEMANA

Estas são algumas das muitas atividades e dicas sobre o que fazer na quarentena para não pirar com o coronavirus e com o isolamento. Se você puser em prática algumas delas em sua rotina verá que terá um confinamento muito mais saudável e fácil. Se alimentar bem, se mexer e dormir bem são chaves para não pirar e ainda colaborar com o sistema imunológico de seu corpo. 

NÃO CONSIGO FAZER NADA DISSO COM MARIDO/ESPOSA E FILHOS!

Consegue sim! É só criarem um bom planejamento e terem uma conversa sobre a importância de uma rotina nesta nova forma de viver em família. Vai parar pra se exercitar? Una a família e façam todos juntos. 

Precisa fazer um call e as crianças não param de gritar, pular etc? Converse com elas e as coloque também em atividade, principalmente, durante estes calls. As atividades podem ser desde assistir TV a pintar, desenhar etc. Não estresse a criança, mostre que se cada um tiver seu tempo, as pausas serão muito mais legais!

Claro que não dará pra cumprir isto o tempo todo, até porque criança que é criança se movimenta e muito, mas dá pra tentar! Dou algumas dicas sobre isto em meu texto sobre home office, leia aqui.

E PARA QUEM ESTÁ SOZINHO, O QUE FAZER NA QUARENTENA?

Para alguns, o cenário de estar sozinho em um confinamento parece melhor do que em uma família com marido, filhos e cachorros. Para outros, não. Na verdade, bem na verdade, os cenários são difíceis em diferentes aspectos. Imagine ficar em casa e na hora da pausa não poder socializar com ninguém? Não poder ver o alguém que gosta? Ou simplesmente ter que comer todos os dias sozinho? A solidão se não bem amparada é dura, sim. 

Entretanto, concordo que é mais fácil para conseguir trabalhar, focar, ter um tempo pra meditar e pra cuidar melhor de você. As melhores dicas que dou para quem está sozinho e está quase surtando são socialize com os amigos, tenha disciplina com as redes sociais e faça atividades que nunca fez antes. Se precisar de qualquer coisa, só me chamar. Estarei por aqui!

O QUE FAZER NA QUARENTENA? COMO NÃO PIRAR COM O CORONAVIRUS?

Agora, você já tem um punhado de dicas sobre o que fazer na quarentena pra desopilar!

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)