O que fazer no Templo Zulai?    Visita zen perto de SP!

O que fazer no Templo Zulai? Visita zen perto de SP!

Apesar de afastado da cidade de São Paulo, o Templo Zulai virou indiretamente ponto turístico para quem quer fazer um programa diferente. Seus jardins, arquitetura e imponência levam milhares de pessoas anualmente à Cotia. Mas o que fazer no Templo Zulai? Qual é a importância dele? (Veja como foi nossa visita no destaque chamado de Templo Zulai no Instagram do @naopiradesopila

Antes de mais nada é preciso esclarecer algumas coisas. Não podemos visitar um local só porque todo mundo vai ou porque tem ambientes instagramáveis. É preciso entender seu propósito, bem como, sua essência. Por isso, cá estou para dizer que o Templo Zulai é o maior templo budista na América Latina, além de ser o primeiro do Monastério Fo Guang Shan na região. São dez mil metros de construção e cento e cinquenta mil de área total. 

Diferentemente dos templos no Japão, em nenhum momento vemos as pessoas que o visitam pagando pelo incenso ou por outros tipos de oferendas. Tudo no Templo Zulai é gratuito, inclusive o estacionamento. O único dinheiro que desembolsará será no buffet livre de almoço (R$ 30,), caso esteja em seus planos comer por lá. E, claro, caso também queira contribuir com o local, o que acho justo pela estrutura e bem estar oferecidos. Entretanto, fica a seu completo critério. 

Segundo a Luci, no Japão as pessoas fazem questão de pagar pelos incensos, pelos bilhetes ou qualquer outro tipo de oferenda. Faz parte da cultura e é uma forma de agradecer e contribuir para manutenção dos templos. 

É importante dizer também que não é preciso ser budista para visitar o Templo Zulai. O local é aberto a todos e é considerado um retiro espiritual para quem busca sua paz interior. Depois desta introdução necessária, vamos ao tal…

O QUE FAZER NO TEMPLO ZULAI?

VISITA GUIADA

É possível visitar o templo de forma guiada. Para isso, é necessário estar em um número mínimo de 15 pessoas e realizar o pagamento e agendamento prévios. É cobrado o valor de R$ 5, por pessoa a título de taxa de limpeza e manutenção.   

VISITA INDEPENDENTE

Sempre fiz a visita de forma independente, como faz a maioria das pessoas. Entre visitar todas dependências, fazer suas orações e tirar fotos em ambientes pra lá de instagramáveis, levará no máximo dos máximos duas horas, caso não almoce e afins. Depois é relaxar e se auto conectar!

Não é permitido ensaios fotográficos e nem andar por áreas que não são consideradas públicas. Lembre-se que está em um templo budista e que respeitá-lo é o mínimo que deve fazer. 

RITUAIS

Logo que chegar ao Templo Zulai subirá a escadaria de entrada e dará de cara com um pátio lindo e enorme com suas dependências. Se caminhar em linha reta, subirá mais uma escadaria. Ali, encontrará vários tipos de rituais. Mas fique tranquilo, caso nunca tenha entrado em um templo budista e não sabe como funciona. Terão várias pessoas pra te auxiliar. 

Para um dos rituais, uma delas te oferecerá um incenso e outra pedirá para que se junte a um grupo para explicar como fazer. Caso esteja de shorts, regata e afins, terá que se cobrir para entrar no local de oração. Mas, novamente, não se preocupe. Eles oferecem panos para que possa se cobrir. 

Ainda nesta área, verá um sino. Antes de tocá-lo, leia as instruções. Acredita-se que ao fazer seus pedidos e depois o badalar, as ondas transmitidas levam seus pensamentos. Além do incenso e do sino, terá uma mesa repleta de papéis em que pode escrever seus pedidos. Gratuitos também, você pode pegar um deles, escrever o que deseja e colocar em um dos galhos logo a frente. 

Caso queira contribuir com o Templo Zulai em gratidão a todos estes rituais, há uma caixinha de madeira onde pode depositar qualquer quantia. 

ATIVIDADES AOS DOMINGOS

Quem visitar o Templo Zulai em um domingo pode aproveitar para fazer uma ou todas as atividades oferecidas, que são:

  • Prática orientada de Tai Chi (09:30)
  • Cerimônia (10:00)
  • Palestra (14:00)
  • Prática orientada de meditação (15:00)

Não é necessário agendar, mas sim estar no local da atividade cerca de 15 minutos antes de seu início. 

JARDINS E OUTRAS DEPENDÊNCIAS

Assim que fizer os rituais, caminhe pelas áreas públicas do templo e não deixe de ir ao jardim, que além de trazer ainda mais paz é belíssimo. Caso queira tirar uma foto com Buda, em uma parte bem próxima ao sino terá uma réplica para fazer seu clique. No mais, é observar e fazer com que sua visita te traga mais paz interior. 

Do lado esquerdo do pátio está o restaurante e o playground para as crianças. Atenção ao horário, pois o almoço vai até às 15:00 e, próximo ao horário de encerramento do restaurante, as opções ficam escassas.

COMO CHEGAR E ONDE FICA O TEMPLO ZULAI?

O Templo Zulai fica na cidade de Cotia, próximo a São Paulo. O endereço é Estrada Fernando Nobre, 1461, com acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares. 

O telefone de contato é 11 3500 3600 e o website é o templozulai.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO TEMPLO ZULAI E INFORMAÇÕES DE CONDUTA?
 
  • Terças a sextas entre 12:00 e 17:00
  • Sábados, domingos e feriados entre 09:30 e 17:00
  • Não abre às segundas, mesmo que seja feriado

Antes de ir ao Templo Zulai é importante ler atentamente suas instruções para conduta dentro do local, assim como regras para fotos e vídeos. Clique neste link e entenda no detalhe. Lembrando que entrada e estacionamento são gratuitos. 

VEM À SÃO PAULO? LEIA TAMBÉM:

ONDE FICAR EM SÃO PAULO? MELHORES BAIRROS

ESTRADA VELHA DE SANTOS É OPÇÃO DE TRILHA URBANA

MUSEUS PARA IR DE GRAÇA EM SÃO PAULO

GOSTOU DA DICA DO TEMPLO ZULAI? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.

  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)