Quando planejei a minha viagem à Turquia um dos lugares que estava na minha “wish list” era Pamukkale. Vi fotos na internet, post nos blogs de amigos e não teve jeito! Foi amor a primeira foto…

Pamukkale RBBV Pagina 1

Lembro-me como se fosse hoje a hora que me deparei com aquele “clarão” estonteante que nada mais é que o mix daquelas imponentes “montanhas brancas” com águas majestosamente cristalinas. Foi naquele momento que entendi (e mais que perfeitamente) o porque do nome Pamukkale ou Castelo de Algodão, traduzindo do turco para o português.

Picture 1465 1

Ao mesmo tempo que fiquei maravilhada com toda aquela beleza natural, fiquei impressionada com a quantidade de russos que por lá estavam. De acordo com o meu guia, há um número significativo de russos que visitam Pamukkale para se banhar nas piscinas naturais durante o verão. Para vocês terem uma ideia da representatividade russa por lá há “lojinhas” dentro do Parque Nacional de Pamukkale com placas em russo…

Picture 1448 1

E até eu entrei na dança, pode?

Pois é! Fui comprar uma água e a atendente começou a falar em russo comigo (e eu achando que ela estava falando turco…hahahha!!!)! Quando dei o dinheiro da água em euros, ela olhou pra mim com uma cara estranha e eu e meus neurônios loiros ficaram mais perdidos ainda…

E sabem o porque que ela me olhou assim? Primeiro pelo fato de eu não a entender, segundo pelo fato de eu querer pagar em euros e terceiro porque ela tinha certeza de que eu era russa. O mais curioso em tudo isso é o fato dos russos pagarem tudo em dólar americano. É de se estranhar, não?

Enfim, meu querido leitor, voltando ao foco…

Picture 1467 1

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, Pamukkale, também conhecida como Hierápolis, é um conjunto de piscinas naturais e termais de origem calcária que foram majestosamente formadas ao longo do tempo como consequência da queda ininterrupta de água em efeito cascata oriunda de uma colina. A temperatura da água nas piscinas chega a cerca de 35C e contém bicarbonato de sódio. Tal fenômeno acontece em função dos locais térmicos por baixo do monte quem provocam a queda de carbonato de cálcio na água, que é solidificado como mármore travertino.

Picture 1534 1

Muitos acreditam que toda aquela concentração de calcário que, por consequência, acaba se formando nas piscinas naturais tem função medicinal e é por este motivo que Pamukkale é tão procurada pelos turistas do mundo todo.

Picture 1434 1

Pamukkale foi muito frequentada por imperadores romanos como Marco Antônio e Júlio Cesar, quando do domínio romano naquela região, muito frequentada também por muitos outros personagens importantíssimos da história, como Cleópatra e reconstruída por diversas vezes.

E por falar em Cleópatra, diz a lenda que ela se banhava nas águas termas de Pamukkale. Quando soube deste “plus”…Aahhhhh! Meu querido leitor…não resisti! Não poderia deixar isso passar…não, não e não! Aproveitei a minha estadia por lá e fui viver o meu dia de Cleópatra…hahaha!!!

Picture 1501 1

Você deve estar pensando como entrar nessas tais piscinas, não é mesmo?

Bora lá, então…

Se você for uma pessoa equilibrada corporalmente já é um bom começo…

Picture 1485 1

Para ter acesso as piscinas naturais, você deve andar descalço (não adianta nem tentar insistir em descer com chinelo, tenis etc porque é PROIBIDO!!!) descendo por aquela formação calcária. Por favor, tome cuidado na descida e não queria caminhar “sobre” a água, a não ser que queira levar um tombo daqueles e chegar ao final da descida rapidinho…hahaha! Que maldade!

Picture 1486 1

O percurso de descida passa por uma série de piscinas naturais e você pode parar em todas elas ou escolher uma mais vazia para se banhar. O percurso de descida, entre paradas e fotos, leva em média cerca de uma hora.

Picture 1520 1

Outra coisa, na verdade você pode entrar pelo Parque de Pamukkale pela parte inferior ou superior. Você escolhe se quer subir ou descer. Eu, sem medo do perigo e do tombo, resolvi descer. E por incrível que pareça eu não caí…

Picture 1531 1

Bom, para aqueles que não quiserem se esbanjar nas águas termais de Pamukkale ou não quiserem fazer a escalada com emoção, há uma piscina de água com a temperatura mais amena descendo um dos morros fora do parque. Com certeza, foi feita para aquelas pessoas que querem se refrescar, mas que não querem aventura tampouco viver o seu dia de Cleópatra…

Picture 1452 1

Agora, se você não quiser nenhuma das duas opções, pode ficar em um parque aquático que tem encostado com direito a música, escorregador e tudo mais…

Picture 1529 1

Há outras três coisas interessantes sobre lá que você precisa saber:

A primeira é que dentro do parque há um local pago onde pequenos peixes beliscam constantemente o seu pé para que você possa relaxar (???). Nunca que eu iria relaxar, mas é uma tradição turca e muitos pagam 20 liras turcas (equivalente ao mesmo em reais) para isso.

Picture 1449 1

 

Picture 1436 1

A segunda é que tem uma piscina localizada dentro de um espaço no parque que dizem que tem vários benefícios à saúde além de ser divulgada como a piscina que a Cleópatra se banhava. Essa piscina é paga e para desfrutar dela você terá que desembolsar 30 liras turcas. Agora, falando a verdade, a água é a mesma das piscinas naturais, ou seja, para que pagar? Pela paisagem das duas piscinas, creio que a Cleópatra também preferia a versão “free”…

Picture 1439 1

E por último, ainda há muita coisa ao redor do parque super bem preservada e oriunda do Império Romano, como por exemplo, o teatro romano.

Picture 1441 1

E para terminar o post, aos que pretendem se banhar em Pamukkale, o tempo limite dentro d´água é de uma hora e meia. Caso ultrapasse este período pode correr o risco de ter um ataque cardíaco em função de todas as propriedades da água…

Picture 1484 1
Picture 1503 1
Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?