E chegou a vez de uma pessoa muito querida nos prestigiar com seus pores do sol! Chegou a vez do também blogueiro, Jodrian Freitas. Ele é uma das pessoas mais atenciosas e “compartilhadoras” de conteúdo de blogs de viagem que conheço. Perdi as contas de quantos posts meus ele compartilhou e comentou redes sociais afora…

Jodrian é autor do blog Aventura Mango (www.aventuramango.com.br), que possui um conteúdo bem bacana, principalmente para os apaixonados por aventura. Recomendo dar um pulinho lá e conferir.

Muito obrigada pelo post, Jodri…;o)!

Observação: O conteúdo integral do post abaixo é de propriedade de Jodrian Freitas que, nos prestigia esta semana com este festival de pores do sol.

*******************************

Arrebóis

O nome pode parecer estranho, mas está associado a um espetáculo diário da natureza: as cores avermelhadas na hora em que o sol está surgindo ou (principalmente) sumindo no horizonte.

A ciência nos explica que as cores se devem às irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera. No crepúsculo, os raios solares precisam atravessar uma área maior da atmosfera e o horizonte vai se avermelhando porque as ondas longas, laranja e vermelho vão colidindo com partículas de poeira, poluição e gotículas d’água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera. “A vermelha é a última onda de luz que consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol”.

Em Socorro – São Paulo:

PordoSol Socorro 1

No acampamento-base, durante a subida ao Monte Roraíma:

Roraima1 1

 

Mas, explicações à parte, é difícil resistir à contemplação destes momentos. Consta que, quando perguntaram à Câmara Cascudo a razão de seu trajeto diário até a praia para assistir o pôr de sol, ele teria dito: “Porque cada dia eu vejo de um ângulo diferente”.

Aí reside grande parte da magia destes momentos fugazes e belos: sabemos que ocorrerá todos os dias, mas sempre teremos uma surpresa sobre a pintura no horizonte.

Vista a partir do Rio das Preguiças:

RioPreguiças 1

Nos Lençois Maranhenses:

Lençóis 1

Pedra da Bela Vista – Socorro, São Paulo. No início, parecia que as cores seriam tímidas …

BelaVista0 1

mas depois explodiram em matizes avermelhados !!

BelaVista1 1

O grande mestre Millôr Fernandes assim observou em um Hai Kai:

Brincam as nuvens no arrebol.
Tentam passar
Por trás do Sol.

Era o que parecia em um dos mais espetaculares que já vimos, em Parelhas – Rio Grande do Norte…

Parelhas1 1

 

Parelhas2 1
Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?