[gtranslate]

Será que caderneta de poupança é um bom investimento?

E ai gente, tudo bem? Quero começar esse post dizendo que estou muito feliz, porque estou de férias e poderei me dedicar mais ao blog. Semana passada escrevi sobre a minha experiência na Black Friday (acesse texto aqui) e lá falei de um investimento chamado caderneta de poupança.

Primeiro, vou esclarecer uma coisa que muitos confundem, a diferença entre poupança e caderneta de poupança.

A poupança é o ato ou efeito de poupar, ou seja, qualquer dinheiro economizado que foi guardado, e que pode ser investido de diferente maneiras. Já a caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais e comuns do Brasil, mesmo possuindo baixo rendimento.

A caderneta de poupança é uma forma de investimento fortemente difundida e popularizada devido aos baixos riscos, à alta liquidez e a segurança. Além disso, para fazer um investimento em uma caderneta de poupança, basta abrir uma conta bancaria.

Desde a época dos nossos bisavôs, devido à grande facilidade do produto se tornou referência do brasileiro para investimento. Com o passar dos anos, surgiram diversos novos tipos de investimentos que vem abrindo uma gama de oportunidades. Hoje em dia, investir é muito mais dinâmico e interessante, pois possuímos diversas opções que rendem mais. Mas vocês sabem como funciona a caderneta de poupança?

unknown2

Crédito da foto:https://pixabay.com/p-1295580/?no_redirect

A rentabilidade da poupança, atualmente, depende da Selic(taxa básica de juros). Se a a Selic for maior do que 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta poupança é dada por Taxa Referencial(TR), um do indexadores da economia brasileira + 0,5% ao mês. Se a Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta de poupança é de 70% da Selic + TR.

Este tipo de investimento tem como: vantagens possuir liquidez diária; isenção de imposto de renda e IOF e; ausência de qualquer outras taxas, entretanto, possui desvantagens como: caso o banco quebre, o investidor tem direito de receber até R$250.000,00 pelo fundo garantidor de crédito; baixa rentabilidade e no cenário atual da economia, fazer perder o poder de compra.

Para aqueles que costumam deixar o dinheiro na caderneta de poupança, estão perdendo o poder de compra, pois mesmo que o dinheiro esteja rendendo alguma coisa, a inflação no país tem sido maior que esse “lucro” que a caderneta de poupança esta proporcionando.

Além disso, o dinheiro poupado é acrescido de juros mensalmente, 30 dias após a data da aplicação, também conhecido como aniversário da poupança. Ou seja, o dinheiro poupado precisar ficar 1 mês inteiro para gerar juros; Se o dinheiro for retirado com 29 dias, não gerará rentabilidade.

Sendo assim, como investidor sensato, não indico este tipo de investimento a ninguém, pois apenas com R$30,00 já da para investir em produtos mais rentáveis, como o Tesouro Direto, assunto que abordaremos no próximo post.

 

 

 

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?