Já pensou em fazer purê de batata doce roxa? Para quem ama batatas, esse purê surpreende pela cor e sabor. Ao invés de cozinhá-las na água, prefiro assar no papel alumínio. Com isso, não há perda de nutrientes e a cor permanece.

Esse método de assar as batatas no papel alumínio também é ótimo para fazer nhoque, pois as batatas ficam mais sequinhas, além de usarmos menos farinha para dar o ponto.

Entretanto, para ficar ainda mais saboroso, asso as batatas com dentes de alho inteiros com casca, sal e lemon pepper, que nada mais é do que raspas de limão e pimenta do reino.

Fácil de encontrar em mercados que vendem produtos a granel, mas caso não encontre, pode adicionar raspinhas de limão por cima da batata. Este toque cítrico faz toda a diferença.

O purê de batata doce sempre faz sucesso, sendo um delicioso acompanhamento para carnes. Experimente servi-lo com legumes salteados ou refogados de cogumelos.

batata roxa 2 e1552348324914

PURÊ DE BATATA DOCE ROXA

INGREDIENTES

    • 2 batatas doces roxas médias descascadas e cortadas em rodelas
    • 5 dentes de alho com casca
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • 1/2 xícara (chá) de leite integral
  • sal e lemon pepper a gosto

MODO DE PREPARO DO PURÊ DE BATATA DOCE

Faça um pacotinho com papel alumínio. Nele, coloque a batata doce roxa em rodelas, assim como, os dentes de alho com casca. Regue com azeite, tempere com sal e lemon pepper ou pimenta do reino moída na hora a gosto. Feche bem o pacote para não escapar vapor.

Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Mas faça o teste com um garfo para ver se estão cozidos antes de tirar do forno. Assim que pronto, tire o alho da casca. É só apertar para sair a polpa.

Coloque os dentes de alho, assim como, a batata doce roxa em uma panela. Depois, adicione o leite e a manteiga, mexa bem até que fique bem cremoso. Se preferir use um espremedor de batatas.

DB3247ED C20C 431D 9514 E25EFF686A6C

OPÇÃO DE PURÊ DE BATATA DOCE RÚSTICO (PARA INTOLERANTES A LACTOSE)

Essa é uma opção para os intolerantes a lactose. Apenas não adicione a manteiga, assim como, o leite. Quando a batata e o alho estiverem assados, disponha em uma travessa e amasse com um garfo. Acerte os temperos e está pronto.

Aqui tem a receita do alho assado com mais detalhes.

batata roxa 3

Toda a beleza da batata doce roxa que brotou!

ALTERNATIVA PARA A BATATA DOCE ROXA

A batata doce roxa não é tão fácil de encontrar. Esta receita também poder ser preparada com a batata doce branca ou laranja, por exemplo. Mas é claro que também é possível fazê-lo com a nossa batata inglesa de todo dia.

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?