[gtranslate]

Quebrada del Diablo, Atacama – trekking personalizado no deserto

Como parte integrante dos serviços all inclusive oferecidos pelo hotel Awasi Atacama (membro da Relais & Châteaux) está a disposição do hóspede, um verdadeiro leque de opções de passeios que podem ser feitos a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro.

Como era nosso primeiro dia de viagem, optamos por fazer trekkings que nos trouxessem um aquecimento as atividades que faríamos no deserto (escalar vulcão, ir a Bolívia etc) futuramente, mas com um leve aumento na altitude.

Desta forma, o primeiro passeio escolhido para começarmos a saga das caminhadas, subidas e descidas foi a Quebrada del Diablo, que também é conhecida como Quebrada de Chulacao.

QuebradadelDiablo

Duração e percurso

 Com duração aproximada de 2 horas e meia a três, contando o tempo de estrada para chegar na trilha, a rota é iniciada na região de Vilama e tem como destino final a Garganta del Diablo.
O passeio e suas etapas
Para checar se o nosso condicionamento está em dia e, para começar com emoção, o primeiro obstáculo é escalar uma generosa montanha constituída de rochas vulcânicas para chegarmos do outro lado do morro e, aí sim, iniciarmos a rota. Confesso que senti um pouco de receio em escalar algo estreito e diferente e contarei como sobrevivi mais abaixo em outro tópico.
Montanha
Como estava concentrada para subir a montanha, tirei foto só depois que cheguei ao topo. Detalhe para altura…

Superado o desafio, era hora de caminhar pelo deserto pela primeira vez e descobrir suas paisagens, com demarcações das antigas civilizações representadas em petróglifos, contrastes do céu com montanhas, vulcões ativos e inativos e tantos outros contrastes.

Paisagem 3

 

Paisagem 1

 

Paisagem 1 1

Após cerca de quarenta minutos de caminhada suave e plana e paisagens desérticas de arrancar suspiros, nos aproximávamos novamente de mais um obstáculo. Uma descida ingrime é o caminho para chegarmos aos paredões infindáveis de cristais de sal e argila que formam a Quebrada del Diablo, uma espécie de ravina (fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pelas chuvas em solos onde a vegetação é escassa) no meio do deserto.

Descida
Caminho da Quebrada del Diablo vista de cima
Descida 1

 

QuebradadelDiablo 2

Caminhamos por aqueles enormes paredões de diferentes formações e tamanhos por cerca de uma hora até chegarmos ao nosso destino final, a Garganta del Diablo.

QuebradadelDiablo 128129


QuebradadelDiablo 128229


QuebradadelDiablo 128329

A experiência Awasi

Awasi Atacama disponibiliza aos seus hóspedes carro e guias privativos por habitação durante toda a sua estada na propriedade. Assim que desembarcamos no aeroporto de Calama, o próprio guia nos recepciona e, ao longo do caminho entre o aeroporto e o hotel, conversa conosco a fim de entender o perfil e avaliar preferências de passeios e possíveis limitações físicas, vertigens e problemas de saúde.
Guias 1

Este bate papo é iniciado no carro e continua no hotel durante uma reunião personalizada feita com o mapa da região na mesa e sugestões personalizadas do guia, que será sempre o mesmo durante toda a estada.

A preocupação do guia do Awasi fez toda diferença na minha experiência porque…

Teríamos que escalar uma montanha vulcânica que quando olhei bateu aquele desespero e falei: Não consigo subir, tenho medo. – Vendo que realmente estava apreensiva, um dos guias (estávamos em dois carros), o Alejandro, veio imediatamente perto de mim, segurou a minha mão e disse: “Respira, segura a minha mão e vamos subir juntos. Estou aqui com você e não vai acontecer nada”.E foi o que aconteceu, nada além de orgulho por ter vencido aquele medo todo. Depois que subimos, ele procurou um galho de ryca ryca (espécie de flor do deserto que acalma – com cheiro de azaléia) e entregou para mim para que pudesse cheirar ao longo do trajeto. – O Alejandro foi um anjo e fez toda a diferença no meu passeio. Além de muito educado e dedicado, ele conhece muito sobre qualquer coisa relacionada ao Atacama e suas civilizações.

Passeios 1

O gran finale Awasi

No final do tour é servido uma espécie de coquetel para compensar o esforço feito durante a trilha. Dependendo do horário e do tipo de passeio, pode ser uma lanche, alguns acepipes ou uma refeição. Neste passeio especificamente, tivemos uma mesa recheada de cookies, frutas, refrigerantes, cervejas, água com ou sem gás entre outros.

Coquetel

Como a rota é feita pelos demais 

Usualmente, os turistas fazem o caminho inverso que fizemos, só que de bicicleta, sendo a primeira parada na Garganta del Diablo e o término a Quebrada del Diablo. Muitos não sobem por aquela descida íngrime que fizemos rumo a Vilama.Segundo informações, o percurso de bike partindo de São Pedro de Atacama até a Garganta del Diablo é de aproximados 12 km, feitos em torno de uma hora.
Bike

Os hóspedes do Awasi Atacama também podem fazer a rota desta forma, pois há uma opção similar de passeio de bike que leva até a Quebrada del Diablo.

O que levar?

a) ao menos uma garrafa d´água para aliviar efeitos da altitude e, também porque mesmo no inverno esta parte do deserto é bem quente;

C381gua

b) protetor solar para o rosto, braços e mãos;

c) protetor labial a ser passado constantemente para não ressecar

Quais roupas utilizar?

No inverno – o ideal é levar um corta vento ou um fleece para o início do passeio, mas depois, como faz calor, mesmo sendo inverno o ideal é estar com uma camiseta e calça leve (sem ser térmica).

No verão – Camiseta e bermuda. Agora, se prefere ficar com o pó do deserto em suas pernocas, vá de calça leve.

QuebradadelDiablo 128429

Informações Awasi Atacama –

Localização: Caracoles 4, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile
Site Awasi Atacama: http://awasiatacama.com/pt/sobre/
Site Relais&Châteaux, contempla esta e outras propriedades: https://www.relaischateaux.com/br/
Email para informações e reservas: info@awasi.cl
Telefone: +(56 2) 2233 9641 ou toll free no Brasil: 0800 892 1347

Saiba mais sobre o Awasi através do meu relato independente – relato Awasi Atacama

Dicas para planejar a sua viagem ao Atacama – 

Acabo de publicar um artigo com dicas práticas e úteis para te auxiliar no planejamento de sua viagem ao Atacama, conforme link para o texto -> Atacama – dicas práticas e úteis para ler antes de ir

Considerações finais – 

Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Relais & Châteaux, bem como do Awasi Atacama, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.

Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?