[gtranslate]

Como fazer homus (pasta de grão de bico)?

Procurando como fazer homus bi tahine (pasta de grão de bico)?  

Aprendi a fazer esta delícia com minha avó, filha de sírios, da região de Damasco. Por isso, todo meu amor por esta receita de pasta de grão de bico com tahine, alho e limão. Vocês sabiam que homus bi tahine é o verdadeiro nome do prato do que chamamos apenas de homus aqui no Brasil? 

Na verdade, a palavra homus isolada significa grão de bico e tahine é a famosa pasta de sementes de gergelim. A marca registrada do homus bi tahine é sua cremosidade e sabor, perfeito como entrada ou acompanhamento. Um prato simples, sem complicações e muito nutritivo.

Como fazer homus (pasta de grão de bico)? 

Antes de começar a falar sobre a receita e o preparo, duas considerações para facilitar. Escreverei somente homus em vez de homus bi tahine. Além disso, uma dica de preparo. Na receita é possível usar o grão de bico cozido. Aquele que encontramos em qualquer supermercado para descomplicar ainda mais o preparo. O ideal é usar um processador, mas caso não tenha, com um mixer ou  liquidificador e um pouco de paciência dá para fazer em poucos minutos. Vamos lá?  

3A564DE2 BA65 448B 969E F63F723E96F9

INGREDIENTES

  • 3 embalagens de grão de bico cozido, aproximadamente 600 gramas. Caso não tenha o processador, aqueça o grão de bico cozido. Quente fica muito mais fácil de triturar.
  • 100 gramas de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 dente de alho descascado
  • Suco de 1 limão tahiti
  • 1 colher (café) de cominho (opcional)
  • Folhas de hortelã frescas (opcional)
  • Azeite extra virgem para finalizar
  • Sumac para finalizar (opcional)

MODO DE PREPARO

Escorra a água do grão de bico. Reserve essa água, bem como, alguns grãos para a finalização. Fica muito gostoso essas duas textura de grão de bico. No processador, adicione o grão de bico cozido, o tahine, alho, suco do limão, cominho, uma pitada de sal, assim como, a metade da água reservada. Ligue o processador e deixe processando por no mínimo 6 minutos. Entretanto, caso esteja muito grosso e difícil de bater, acrescente mais da água reservada. Experiente e, caso necessário, adicione mais sal.

Transfira o homus para um prato. Espalhe com ajuda de uma colher, coloque os grãos de bico inteiros que você deixou reservado por cima do homus e regue com azeite. Polvilhe com sumac e decore com folhas de hortelã.  

Sirva em temperatura ambiente. Entretanto, saiba que pode armazenar o homus na geladeira por no máximo dois dias. Mas não se esqueça de cobrir com filme plástico para não ressecar.

como fazer homusreceita

JÁ EXPERIMENTOU SUMAC?

O sumac é um arbusto que cresce como planta selvagem por todo o Oriente Médio. Foi usado pelos romanos antes dos limões chegarem na Europa.

Também conhecido como sumagre ou sumak, o sumac é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido. Puxado para o cítrico, lembra uma mistura de páprica com limão.

A ARTE DE COMER E OS ÁRABES

Para os árabes, o ato de comer e de oferecer comida são demonstrações de afeto. A culinária para eles é uma arte refinada, com muitos aromas, sabores e especiarias. Uma típica refeição árabe começa com o mezze, onde são servidos pães, vegetais em conserva, grãos, bem como, frutas secas, castanhas e antepastos. Uma “refeição social”, para que todos apreciem as iguarias e o prazer de estarem juntos sem pressa. Ao oferecer uma refeição árabe, receba seus convidados dizendo Sahtain, que significa “duas vezes saúde”. Eles devem responder al bak, ou seja, “para o seu coração”.

TEMOS OUTRAS DELICIOSAS RECEITAS DA CULINÁRIA ÁRABE NO BLOG!

Molho Taratour – dentro da receita
Kibe de peixe

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto 

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?