Por que ter uma reserva financeira é tão importante? Esta pergunta e sua resposta parecem ser tão óbvias, mas não necessariamente são. O motivo? Muitos não poupam durante os primeiros anos de carreira. Ou seja, a grana é destinada a balada, viagens, roupas, carro e por aí vai. 

É errado gastar o dinheiro assim? Sim, é errado! Gastar a totalidade do dinheiro te deixará vulnerável a qualquer imprevisto financeiro que possa ter ao longo dos anos. O ideal é guardar ao menos 10% de seu salário a cada mês. Se sobrar mais que isso ou entrar um dinheiro extra, poupe se possível. 

Quanto mais cedo criar este hábito, melhor. Até porque muitos de vocês casarão, terão filhos etc. E, nesta fase da vida, juntar o suado din din é bem mais delicado, caso não tenha um orçamento equilibrado.

Eu, por exemplo, desde pequena poupei meu rico dinheirinho. Me lembro que minha mãe me dava uns trocados para o lanche na escola, mas eu guardava. Dificilmente usava no colégio porque não sentia vontade. Com isso, o dinheiro só somava. E sabe o que eu fazia? O usava quando queria comprar algo legal pra mim. 

É como se eu tivesse um objetivo a ser alcançado com aqueles troquinhos. Cheguei a comprar várias calças jeans e moletons de marcas que estavam na moda na época. Ficava super orgulhosa!

Claro que levei este mindset para minha vida toda. Por isso, tive liberdade financeira para trocar a chave na minha carreira quando eu quis. E, isso levo de ensinamento nestes anos todos pós saída do mundo corporativo. 

COMO TER UMA RESERVA FINANCEIRA COM SALÁRIO REDUZIDO?

Esta é aquela tal pergunta que todos que ganham pouco fazem. Claro que não sei o dia a dia de cada um, mas posso ajudar indiretamente. Faça uma composição dos gastos do últimos dois ou três meses. Desta forma, poderá enxergar se dentro desta composição tem algo a enxugar. Te garanto que sempre dará!

Se nesta composição tem 3 pizzas, que tal reduzir para duas, por exemplo? Se tiver vestuário, que tal aproveitar melhor o que já tem no armário? É olhar no detalhe para ver se tem algum excesso. Claro que não estou dizendo para não viver, mas para gastar com eficiência.   

PRECISO ABRIR MÃO DO LAZER PARA TER UMA BOA RESERVA FINANCEIRA?

Claro que não! Até porque nos dias de hoje tem muita coisa que pode ser fazer gratuita. É reduzir uma cervejinha aqui, uma baladinha ali, um jantar acolá.

Se viaja todos os anos, não abra mão, já que é uma forma de desopilar e acumular mais cultura. Entretanto, não precisa ficar no hotel mais caro ou gastar uma grana alta todos os dias com itens diversos.  

POSSO CHUTAR O BALDE EM ALGUM MOMENTO?

Óbvio! Praticar o excesso de vez em nunca é muito saudável. Só não pode ser uma constante para não atrapalhar o seu planejamento financeiro futuro, ok?

LEIA TAMBÉM

COMO RECEBER DINHEIRO DO EXTERIOR SEM PAGAR TAXA?

EM QUAIS FUNDOS IMOBILIÁRIOS INVESTIR?

PAGAR ALUGUEL OU COMPRAR CASA PRÓPRIA?

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA – COMO TER A SUA?

GOSTOU DA DICA SOBRE RESERVA FINANCEIRA? QUER ECONOMIZAR? SE FOR VIAJAR, PLANEJE POR AQUI! 

  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Crédito da foto de capa: pixabay.com.br

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?