Onsen no Japão

Saiba tudo sobre Onsens do Japão: Uma Super Experiência Cultural

Você já ouviu falar dos famosos onsens do Japão? Essas maravilhas termais são tesouros culturais do Japão e têm sido procuradas por gerações de japoneses em busca de relaxamento, saúde e diversão. Hoje, vou contar tudo sobre o que são os onsens do Japão, suas regras de utilização, por que eles são tão amados pelos japoneses e alguns segredinhos divertidos sobre eles. Vamos lá!

🧖‍♀️ O que é um onsen?

Bem, um onsen é uma fonte termal natural, onde a água quente jorra do solo e é coletada em piscinas para banhos. Essas águas são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e são consideradas um presente da natureza, pois são cheias de sais minerais.

Os onsens podem ser encontrados em todo o Japão, desde estâncias tradicionais até locais mais isolados e rústicos. Tóquio, por exemplo, tem centenas de onsens pois está localizada em uma área com uma rica atividade geotermal. Isso significa que existem muitas fontes termais subterrâneas na região, que são aproveitadas para a criação de onsens.

🎎 Por que os japoneses adoram?

Os onsens têm um lugar especial no coração dos japoneses, pois representam uma fuga do estresse diário e uma conexão com a natureza e a tradição. Além disso, os benefícios terapêuticos da água quente são amplamente conhecidos. Os minerais presentes nas fontes termais ajudam a relaxar os músculos, melhorar a circulação sanguínea e até mesmo aliviar dores nas articulações. Sem falar na sensação revigorante que fica na pele após um bom banho quente.

É costume dos japoneses, sair do trabalho e terminar o dia em um dos onsens da cidade, de lá eles já saem de banho tomado, e prontos para os perrengues do dia seguinte.

📜 Regras de Utilização:

Como todos mundo sabe, japoneses são muito educados e adoram regras, portanto, antes de mergulhar de cabeça nessa experiência revitalizante, é importante conhecer algumas regrinhas básicas para garantir uma visita agradável e respeitosa:

1️⃣ Lave-se antes de entrar: Antes de entrar na água purificadora, você deve lavar completamente o seu corpo. Há geralmente chuveiros e banheiras disponíveis para isso.

2️⃣ Nada de roupas: Sim, você leu certo! Nos onsens, todos ficam nus. A tradição japonesa considera o banho como um momento de purificação, então deixe sua timidez de lado e mergulhe na experiência. Mas fiquem tranquilos, homens de um lado, mulheres de outro. Se você estiver em casal, pode optar por alguma piscina privativa, ou mesmo para grupos.

3️⃣ Toalha mágica: Ao entrar na piscina termal, aconselha-se deixar a toalha do lado de fora. Não se preocupe, você pode usá-la para cobrir-se ou enxugar-se quando sair. É uma questão de etiqueta e respeito aos costumes locais.

4️⃣ Silêncio zen: Enquanto estiver desfrutando do seu banho relaxante, tente manter o ambiente tranquilo e sereno. Os onsens são lugares para descanso e meditação, então desligue o modo falante e aproveite o momento de paz. Lembre-se que os japoneses são muito educados e falam super baixinho.

Os onsens geralmente tem parte interna coberta, e também parte externa, descoberta ou não.
Os onsens geralmente tem parte interna coberta, e também parte externa, descoberta ou não. (Foto: It´s time to travel)

🤔 Algumas Curiosidades divertidas:

Vou compartilhar também algumas curiosidades sobre os onsens, tem alguma super divertidas e interessantes!

🌸 Proibição de tatuagens: Muitos onsens japoneses têm uma política de proibir pessoas com tatuagens de entrar. Essa prática remonta a tempos antigos, quando tatuagens estavam associadas à máfia japonesa, a Yakuza. Ainda que essa associação não seja mais tão forte hoje em dia, alguns estabelecimentos preferem adotar essa política por questões culturais e históricas.

Eu mesma, não pude desfrutar de alguns onsens por conta das minhas tatuagens. Logo no check in dos hotéis, eles já perguntam sobre as tatuagens, e dependendo das regras, você é informado da proibição, ou dos horários permitidos, que no meu caso, eram impraticáveis. Lembro que um dos hotéis era permitido somente após a uma da manhã, ou apenas os onsens privativos, com reserva. Mas se a sua tatuagem for muito, muito pequena e der pra esconder com um band-aid, eu acredito que seja possível entrar, mas também não era meu caso! Continua aqui comigo pois mais abaixo vou contar como eu consegui ir em um onsen tradicional (zero turista)!

🐒 Onsens ao ar livre: Alguns onsens têm piscinas ao ar livre com vistas panorâmicas deslumbrantes. Imagine relaxar em uma água quente enquanto contempla a beleza da natureza japonesa, seja nas montanhas, à beira-mar ou em meio a uma paisagem rural. É uma experiência verdadeiramente única!

🍳 Ovos onsen: Em algumas regiões, você pode encontrar uma deliciosa iguaria chamada “ovos onsen”. Eles são cozidos nas águas termais e têm uma textura cremosa e sabor suave. Experimente e deixe seu paladar explodir de alegria! Eu não provei nenhum, mas uma coisa eu eu gosto de fazer nas minhas viagens é me permitir comer coisas diferentes. Você teria coragem?

Mas como eu consegui viver a experiência, mesmo tendo mais de 10 tatuagens?

Por uma sorte do destino! Vou contar minhas duas experiências. Na 1a. eu estava hospedada em um ryokan aos pés do Monte Fugi, onde eu havia reservado um quarto com onsen privativo. Então esse já estava programado e 100% garantido. Olha só a lindeza do lugar:

O onsen privativo do Fujikawaguchiko Onsen Konanso
O onsen privativo do Fujikawaguchiko Onsen Konanso  (foto: Acervo Pessoal Luci)

Na 2a. vez foi por sorte do acaso. Estávamos em um day trip para Nikko, uma cidada nas redondezas de Tóquio, a atividade principal era visitar uma fazenda de morangos (ahhh os morangos de lã são maravilhosos), e ajudar na colheita, o que inclui um “all you can eat”. Sim, pois frutas no Japão são muito caras, os morangos especialmente, portanto, dependendo da época, tem esses passeios de colheita, em que você pode comer o quanto quiser.

Na sequência íamos visitar um museu e almoçar, mas sobrou tempo e havia a opção de uma visita a um dos onsens locais. Importante, na verdade fundamental, que só havia eu e meu marido de estrangeiros e ocidentais na excursão. Eram todos senhorzinhos e senhorazinhas japonesas passeando de férias. Como todos aceitaram, lá fomos nós.. eu já de cara feia, pois sabia que não poderia entrar. Mas… chegando lá, só tinha um senhorzinho na recepção, que o motorista já conhecia.

Como era muita gente, ele simplesmente deu os kits (toalha e chave de armário) e encaminhou todos para os vestiários, e eu simplesmente fui no fluxo! Homens para um lado, mulheres para o outro, todos para o banho, que eu fui tomar lá no canto, com medo de alguém me dedurar. Mas isso não aconteceu eu toda feliz, fui, praticamente correndo para a piscina externa que emanava vapor quentinho (estava uns 3 graus com neve!).

Na piscina, não tem mistério, pois a água fica no pescoço, e ainda tem o vapor subindo que disfarça. Lá pude ver que todas elas usavam a toalha pequena sobre a cabeça, não entendi bem, mas fiz igual. Achei um cantinho confortável, e simplesmente relaxei. É realmente muito gostoso e apesar da temperatura externa, você não sente frio. A água tinha um cheiro bem mineral, que eu li no panfleto era ótimo para a pele, e para as articulações e ossos, além de que só pelo fato de ser quente, já relaxa até a alma.

E fiquei lá, olhando as senhorinhas sussurrando, todas peladas, sem nenhum olhar de curiosidade, reprovação, nada. Apenas, todo mundo ali, confortável, aproveitando as sensações e relaxando. Daquelas memórias que só ficam na nossa mente, pois, celulares são proibidos e o silêncio é lei. Mas saí de lá com o coração quentinho, por ter tido a sorte de ter visitado um onsen japônes 100% tradicional!

E agora?

Agora você está equipado e cheio de conhecimentos sobre as piscinas termais japonesas, chanadas de onsen. Eu realmente aconselho que você não perca a chance de visitar uma, quando viajar para o Japão. Mergulhar nessa experiência relaxante e culturalmente rica será inesquecível. Não há nada como uma sessão de relaxamento em águas termais para recarregar nossas energias!

Namastê!🧖‍♀️🌸

 

POSTS RELACIONADOS

DICAS DE COMO ORGANIZAR SUA VIAGEM PARA O JAPÃO

TURISMO RESPONSÁVEL

DICAS DE COMO VIAJAR SÓ COM MALA DE MÃO

NÃO VIAJE SEM SEGURO

 

GOSTOU DAS DICAS DO JAPÃO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Leitores do blog tem desconto . Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Não saia de casa desconectado! Use e abuse de internet ilimitada com seu chip internacional. Leitores do blog tem baita desconto, acessando por este link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

 

Crédito da foto de capa:  https://www.tiosam.com/noticias

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?