Como já era esperado, a taxa Selic caiu novamente, após a realização do Comitê de Política Monetária (Copom) nos dias 24 e 25 de outubro. Os diretores do Banco Central do Brasil anunciaram o corte de 75 bps (pontos base) da taxa básica da economia, resultando na redução de 8,25% para 7,50% ao ano, o que levou a Selic ao seu menor patamar desde 2013, quando a taxa era de 7,25% ao ano.
O ciclo de nove quedas da taxa Selic iniciou em outubro de 2016, mas segundo o Banco Central tal ciclo está chegando ao fim devido a atual mudança. Apesar dos economistas flertarem com uma Selic de 7% ao ano, a notícia do corte de 75 bps realizado no dia 25 de outubro já reflete que o fim do ciclo está se concretizando, tendo em vista que as últimas quatro quedas foram de 100 bps enquanto que a última fora de “apenas” 75 bps. Apesar de uma menor queda, de acordo com a nota do Copom, tudo indica que ainda teremos queda de 50bps ou 25 bps nas próximas reuniões.
Sabendo dessa queda, algumas pessoas vieram me perguntar como isso pode afetar os investimentos. No texto que escrevi sobre o Tesouro Direto, em que indico o Tesouro Selic como um investimento para fundo de emergência, muitas pessoas me perguntaram também se com a queda da Selic, esse investimento ainda compensava.
Bom, se você investe em Tesouro Selic, não ira perder dinheiro algum. Com a queda, passará a ganhar menos, entretanto ainda continuará muito com a remuneração muito acima da inflação, que é o que realmente importa. Na verdade, a Selic a 7,5% ao ano significa que seus rendimentos em tal investimento renderão 7,5%, desconsiderando os efeitos do imposto de renda e da taxa de inflação, que está em torno de 3%.
Ah Fon, mas neste cenário não compensa a poupança, não?
Com tal taxa inferior a 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic, isso mesmo 70%. Ou seja, um rendimento nominal de 5,25% ao ano, ou melhor falando, considerando uma inflação de 3% ao ano, uma rentabilidade real de cerca 2,20% ao ano. Mas, vamos considerar que na pior das hipóteses: pagando um imposto de 22,5% (prazo inferior a 180 dias) no Tesouro Selic, sua rentabilidade nominal ainda continuará maior do que da poupança (7,5%*(1-0,225)) = 5,81% ao ano, ou seja, sua rentabilidade real seria cera de 2,73% ao ano.
Sendo assim, keep calm and carry on nos seus investimentos!
Na próxima semana falaremos de termos de economia pra poder descomplicar esse economês.
Um abraço,
Fon
Crédito da foto de capa: pixabay.com