Olá, investidor! Você provavelmente já deve ter ouvido várias histórias de pessoas que investiram em bitcoins. Há vários casos, inclusive, de pessoas que investiram muito pouco e ficaram milionárias.
Mas afinal, o que são bitcoins? Quais são as vantagens e os riscos de ter e investir nesta “moeda virtual”? Será que é um investimento seguro? Atendendo pedidos de leitores e amigos, hoje abordaremos o assunto, que está na crista da onda.
De uma maneira bem simples, bitcoin é uma criptomoeda gerada no mundo inteiro através da internet por um processo conhecido como “mineração”. O nome dado a este processo faz a analogia ao ouro e baseia-se no uso de hardwares de computadores espalhados pelos quatro cantos do planeta que sincronizam todos os participantes desse sistema, processam transações e garantem a segurança da rede.
Como forma de recompensa aos usuários que “emprestaram” seus hardwares para que os bitcoins possam ser gerados, ou seja, para o processo de “mineração”, tais usuários recebem pelos serviços prestados uma parcela muito pequena da criptomoeda. Apesar de ser bem parecida com uma moeda digital, seu valor é real como uma nota que utilizamos no dia a dia e vários estabelecimentos já estão aceitando para pagamento de serviços e produtos, inclusive para investimentos.
Um ponto importante para quem deseja investir em bitcoins é quanto a confiabilidade desse sistema, uma vez que, não é possível fazer o lastro dessa moeda tendo em vista que ela é minerada em diversos hardwares do mundo inteiro. Além disso, sua valorização ou desvalorização é imprevisível! Em 2013, a moeda teve um salto de quase 2450% em relação ao dólar, passando de U$47 em abril para U$1.151 em dezembro.
Caso você não queira “emprestar” seu hardware para o processo de mineração, há a possibilidade de adquir a moeda. Entretanto, no momento que vos escrevo, a cotação de 1 bitcoin = U$2.222,22 ( de acordo com o site: https://br.investing.com/currencies/btc-usd-converter), salgado não?!
Como comprar ou adquirir bitcoins?
Primeiramente, você precisa encontrar os sites que aceitam os bitcoins, se cadastrar e criar seu código criptografado de usuário. Somente depois de fazer este processo é que consegue comprar a moeda e começar a fazer negociações diversas com a moeda criptografada (investir, pagar, comprar etc).
Vantagens x Riscos
Liberdade de utilização: a criptomoeda não sofre nenhuma influência de nenhum governo, ou seja, não é tributada de nenhuma forma, dando liberdade para utilizá-la como quiser;
Taxas bem pequenas: em uma transação de bitcoins entre dois usuários, a taxa cobrada é de 0,01% sobre o montante total, enquanto que outros investimentos podem ter taxas bem elevadas;
Volatilidade: o valor da criptomoeda não é algo estável, tendo variações bem robustas diariamente, ou seja, é um investimento para pessoas de perfil arrojado e que tem estômago para aguentar mudanças bruscas.
Regulamentação: infelizmente, por não possuir lastro em nenhum país, não possui uma regulamentação específica. Isso não que dizer que a moeda seja algo ilegal, até porquê vários países estudam formas para proporcionar a inclusão dessa criptomoeda em seus mercados financeiros.
Ausência de perpetuidade: por não possuir um lastro, a criptomoeda pode sumir a qualquer momento.
Bitcoins são seguros?
Investir em bitcoins, no meu ponto de vista, é algo bem arriscado. Primeiro, porque a moeda é algo completamente novo e há diversas incertezas em relação ao seu futuro e sua aceitação, além de ter subido vertiginosamente com forte volatilidade e várias turbulências.
Um ponto importante a ser considerado é quanto a sua regulamentação. Apesar de ser uma moeda segura e descentralizada, ou seja, mais difícil de controlar, qualquer governo pode baixar um decreto com relação a sua utilização e causar alguns danos no sistema.
Além disso, muitas pessoas que investem não sabem armazenar corretamente a moeda e acabam sofrendo ataque de hackers e perdendo todo o montante investido.
Vale a pena investir?
Apesar de ser um mercado que se valorizou drasticamente nos últimos anos, eu como investidor, não tenho nenhum capital alocado em bitcoins. Por ser algo extremamente volátil e não possuir lastro em nenhuma moeda, prefiro aproveitar as oportunidades dos juros altos que o Brasil dispõe em diversos investimentos.
Um grande abraço,
Fon.
Crédito da imagem de capa: http://defensetracker.com/web/wp-content/uploads/2016/05/Bitcoin.png