Vantagens e desvantagens do home office

Com cada vez mais pessoas trabalhando em casa, já deu para perceber que há uma série de vantagens e desvantagens do home office, não é mesmo? A  forma de conduzir, assim como o tempo de adaptação varia de indivíduo para indivíduo, até porque somos diversos em estilo, tipo de espaço e constituição familiar.

Esta é uma primeira verdade que tem que ser dita e deve servir de reflexão, principalmente, para os que ocupam cargos de liderança. Por falar neste grupo, pelo que tenho conversado com amigos que ocupam tais cargos, quase a totalidade tem se queixado de estarem trabalhando muito mais em casa. Obviamente, um dos motivos pra isso, está diretamente ligado ao fato de estarem envolvidos em planos de contingência ou estratégia de ações durante e pós pandemia.

Por outro lado, há um grupo de pessoas que têm achado benéfica esta forma de trabalhar pelo simples fato de constatarem que a produtividade aumentou razoavelmente. Alguns destes indivíduos inclusive moram longe de seu ambiente profissional e tiveram inclusive melhora na qualidade do sono, que por sinal é excelente para saúde física e mental.

ANTES DE EVOLUIR…

com o tema deste texto, peço para que não misturem as coisas. Temos que separar o joio do trigo. Se durante esta pandemia pudéssemos trabalhar em ambientes convencionais de trabalho, será que o tempo de dedicação não seria exatamente o mesmo? O trabalho a mais está ou não está relacionado a crise e consequências da pandemia? Além disso, vale refletir se não é hora de revolucionar sua forma de trabalhar, assim como se não falta inovação em sua rotina. Este tempo de isolamento social é muito propício para evoluirmos com estes temas em nossas mentes.

Associar o home office ao trabalhar mais pode ser uma conclusão muito equivocada durante tempos de pandemia. E, isto indiretamente pode levar nossa mente a fugir deste tipo de modelo de desempenhar nossas atividades profissionais. Tenha cuidado! Trabalhar em casa durante o isolamento social é muito diferente de trabalhar em casa em outra situação. Como disse acima, não misture laranja com banana, mas tenha muita disciplina em ambas circunstâncias para evitar inclusive o risco de burnout. (aproveite que está por aqui para ler também minhas dicas para fazer um home office mais produtivo, leia aqui)

Particularmente, sou muito mais a favor que contra o modelo de trabalhar de casa, mas uma ponderação deve ser feita. Se não nos policiarmos, é facilmente possível gastarmos mais horas e energia nestas tarefas. Ou seja, é preciso disciplina e planejamento. Mas voltemos às condições normais para falarmos sobre as vantagens e desvantagens do home office. Caso tenha alguma ponderação, fique a vontade de comentar. 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO HOME OFFICE

Para ficar claro, decidi colocar as ponderações em bullet points. É importante destacar que alguns pontos para alguns serão positivos, mas para outros negativos. Ou seja, tudo dependerá e muito do seu ambiente de trabalho, assim como da sua forma de trabalhar sem a relação interpessoal presente ao vivo e a cores. 

Abaixo incluo vantagens e desvantagens do home office também para os profissionais liberais.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

  • Otimização do tempo de locomoção, já que não sairá de casa;
  • Alívio no stress diário com trânsito e/ou transporte público;
  • Possibilidade de trabalhar com trajes que te deixam mais a vontade; 
  • Melhora na alimentação e no tipo de ingredientes que ingere;
  • Maior convivência com familiares;
  • Maior disciplina com as tarefas, já que não haverá dispersão com cafezinho e demais pausas;
  • Possibilidade de flexibilidade de trabalho, caso seja profissional liberal ou a liderança de sua Empresa autorize;
  • Ambiente de trabalho arejado e silencioso, que pode inclusive gerar um bom aumento na produtividade

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?

  • Não ter disciplina no horário para começar e terminar suas atividades profissionais. Ou seja, não se desligar do trabalho. Este é a mais perigosa das desvantagens porque pode ocasionar em burnout (esgotamento);
  • Ambiente de trabalho: caso o seu ambiente em casa não seja propício para trabalhar. Barulho interno ou externo, falta de espaço físico adequado, por exemplo;
  • Queda na produtividade e no foco por não ter uma diretriz ou não ter disciplina caso não haja a supervisão de um terceiro;
  • Ausência das relações interpessoais, do olho no olho, do aperto de mão. Gestos que são importantes para selar a confiança e o respeito por cada ser humano;
  • Ausência de um tempo de privacidade mínimo, caso não more sozinho;
  • Utilização de infraestrutura própria (água, luz, mobília), sem repasse de valores para a Empresa;
  • Piora na alimentação por não saber ou não ter quem cozinhar pra você, aderindo a itens como macarrão instantâneo, lanches e afins;
  • Aumento na ansiedade, descontando na comida e na produtividade;
  • Ausência do mínimo de vaidade por não ter obrigação de estar bem apresentado no conjunto completo

VANTAGEM OU DESVANTAGEM?

Além dos pontos acima, tem um ponto que pode ser bom ou ruim que é a mescla entre a vida pessoal e profissional. Na verdade, este tema também é aplicável as condições convencionais de ambiente de trabalho. Dar uma pausa para fazer uma caminhada no parque, fazer um tratamento que eleve sua auto estima ou cuidar de algo pessoal durante o horário de trabalho, não deveria ser levado como algo impensável. Na verdade, cada uma destas atividades, depois de concluídas podem elevar e muito a produtividade de uma pessoa. 

Ainda neste pensamento, e quando o processo é inverso? Ou seja, quando o trabalho invade o seu tempo livre, que teoricamente deve ser utilizado para cuidar de você, como faz? Não é porque tem a possibilidade de ganhar hora extra ou compensar este tempo que ele não deixa de ser de alguma forma invasivo. Olhar para a flexibilização e misturar mais o horário profissional com o pessoal pode funcionar muito bem para o rendimento e prosperidade das relações trabalhistas. Por isso, fica aqui para a reflexão de cada um.

Espero que todos fiquem bem e levem o home office como algo benéfico. Na minha percepção, depois que a quarentena acabar, muitas pessoas tenderão a pedir ou a querer trabalhar em empresas que adotem esta prática por se encaixar melhor a este jeito de trabalhar. Entretanto, é importante dizer que a relação interpessoal é mais do que necessária para a harmonia profissional. Nenhuma tecnologia ou video conference a distância substituirá o fato de estar presente e sentir diferentes reações, pensamentos e sensações produzidas de forma ímpar no ao vivo e a cores. 

MINHA CONCLUSÃO

Por isso, entendo que é ideal ter equilíbrio entre o home office e o ambiente convencional. Só assim será possível adequar e satisfazer diferentes perfis de indivíduos e suas organizações. 

Por fim, e mais uma vez, não misture home office com isolamento social. O tal do trabalhar de casa pode ser muito próximo ao ambiente convencional, exceto pelo trânsito, quando se tem a possibilidade e liberdade de ir e vir!

Crédito da foto de capa: Anrita1705 via pixabay.com

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?