Teste: você é uma pessoa tóxica?

Agora que você já leu e entendeu melhor o que é positividade tóxica e todos os impactos que esse comportamento traz para sua saúde mental, trago hoje esse teste, que te ajuda a refletir e verificar se você exibe comportamentos de positividade tóxica. Pare um instante e responda às seguintes perguntas deste rápido teste e saiba se você é uma pessoa tóxica.

Lembre-se de refletir e responder com toda a sinceridade:

  1. Você se sente desconfortável quando alguém compartilha problemas ou emoções negativas com você?
  2. Você costuma dizer às pessoas para “simplesmente pensarem positivo” quando elas estão passando por momentos difíceis?
  3. Você tem dificuldade em lidar com emoções negativas, seja as suas próprias ou as dos outros?
  4. Você tende a minimizar os seus problemas ou os problemas dos outros, dizendo que “não é tão ruim assim”?
  5. Você sente que precisa esconder suas próprias emoções negativas para manter uma imagem positiva?
  6. Você evita pessoas que estão passando por dificuldades porque acredita que isso pode afetar sua própria energia ou felicidade?
  7. Você costuma reprimir suas próprias emoções negativas, mesmo quando está enfrentando desafios significativos?
  8. Você acredita que “pensamento positivo” é a solução para todos os problemas?
  9. Você tende a julgar ou criticar pessoas que não se encaixam em sua visão de positividade?
  10. Você se sente desconfortável quando alguém desafia sua perspectiva positiva?
  11. Você costuma invalidar os sentimentos negativos dos outros, dizendo que eles estão exagerando ou sendo dramáticos?
  12. Você se sente desconfortável ao lidar com pessoas que estão passando por problemas emocionais ou de saúde mental?
  13. Você se sente pressionado(a) a manter uma imagem positiva nas redes sociais, mesmo quando não está se sentindo bem?
  14. Você tende a evitar confrontar problemas ou conflitos, optando por fingir que está tudo bem?
  15. Você acredita que pensar positivo é a única maneira de alcançar o sucesso e felicidade na vida?

Pronto, agora:

Some suas respostas. Se você marcou mais de 8 (oito) respostas afirmativas, é possível que você exiba alguns comportamentos de positividade tóxica. Esse teste não pode afirmar com 100% de certeza que você é uma pessoa tóxica, mas é um sinal de que vale a pena refletir sobre suas atitudes e considerar maneiras de promover um ambiente mais saudável para as suas emoções, melhorando sua saúde mental e seus relacionamentos.

E agora, o que fazer ao se reconhecer como pessoa tóxica?

Se você se identificou como uma pessoa que vem apresentando comportamentos de positividade tóxica, é importante saber que a autorreflexão é um passo fundamental para o crescimento pessoal. Reconhecer esses padrões é o primeiro passo para promover mudanças positivas em sua vida e em seus relacionamentos. Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer:

1. Aceite a realidade: Reconheça e aceite que você pode estar exibindo comportamentos tóxicos. Isso requer humildade e honestidade consigo mesmo.

2. Autoconhecimento: Procure entender as razões por trás dos seus comportamentos. Explore suas crenças, experiências passadas e traços de personalidade que possam contribuir para a positividade tóxica.

3. Busque ajuda profissional: Considere procurar um terapeuta ou psicólogo para obter suporte emocional e orientação para lidar com esses padrões. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a explorar mais profundamente suas emoções, desenvolver habilidades de comunicação saudáveis e criar estratégias para promover uma mentalidade mais equilibrada.

4. Pratique a empatia: Faça um esforço para se colocar no lugar dos outros e tentar entender suas perspectivas e emoções. Aprenda a ouvir e validar as experiências dos outros, mesmo que elas sejam diferentes das suas.

5. Estabeleça limites saudáveis: Aprenda a definir limites claros para si mesmo e para os outros. Isso inclui expressar suas próprias necessidades e emoções, bem como respeitar os limites dos outros.

6. Cultive a autenticidade: Permita-se ser verdadeiro e autêntico em suas emoções. Reconheça que as emoções negativas são parte natural da experiência humana e não devem ser negadas ou ignoradas. Todo sentimento, toda emoção, existe para ser sentido!

7. Pratique a autorreflexão diária: Tire um tempo para refletir sobre suas ações, palavras e pensamentos diariamente. Pergunte-se se você está sendo genuíno, se está validando as emoções dos outros e se está promovendo um ambiente emocionalmente saudável. Que tal um diário de emoções?

Positividade tóxica
Todo sentimento é válido e deve ser vivido!

Então:

A positividade tóxica pode ter efeitos negativos na saúde mental e nos relacionamentos. Reconhecer esse padrão, identificar pessoas tóxicas em nossas vidas e aprender a lidar com elas é essencial para promover uma comunicação e um ambiente emocionalmente saudáveis. Se você perceber traços de positividade tóxica em si mesmo, lembre-se de que é uma oportunidade para crescer e buscar um equilíbrio saudável entre positividade e autenticidade emocional.

Lembre-se de que a mudança leva tempo e esforço. Seja gentil e tenha empatia consigo mesmo durante esse processo e esteja aberto(a) para aprender e crescer. Com dedicação e conscientização, é possível romper os padrões de positividade tóxica e cultivar relacionamentos mais saudáveis e autênticos.

GOSTOU DO TESTE VOCÊ É UMA PESSOA TÓXICA?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

O QUE COMER ANTES DO TREINO?

10 SINAIS DE QUE VOCÊ SE SABOTA NOS TREINOS

AUTO ESTIMA ELEVADA

MELHORES APLICATIVOS FITNESS PARA TURBINAR SEU TREINO E DIETA

Crédito da foto de capa: psiquiatraportoalegre

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?