Há algum tempo postei um diário de bordo com o meu dia a dia em Atenas e nas ilhas gregas, entretanto, transformei tal diário em posts segregados, com dicas de cada um dos lugares. Para começar, vamos de o que fazer em Atenas, onde comer, ficar, quantos dias, guias e outras dicas.

Para quem não sabe, Atenas é a capital da Grécia e, provavelmente, sua primeira parada no país. Digo provavelmente, pois tem muita gente que vai direto para as ilhas e acaba a deixando de lado, o que é um sacrilégio se irá pela primeira vez. Não tem como conhecer a real raiz do povo grego e de sua história sem ir à capital grega. Estar por lá é como voltar aos livros de História e entender mais vivamente tudo o que se passou. A experiência é incrível, acredite!

ANTES DE COMEÇAR O TEXTO, DICAS PARA MELHOR PLANEJAR SUA VIAGEM À ATENAS 

  • Confira minha dica com o melhor bairro para se hospedar em Atenas neste link.
  • O seguro viagem é obrigatório na Europa e pode ser solicitado durante o processo de imigração. Por isso, não esqueça de fazer o seu. Não confie nas coberturas do seguro de seu cartão de crédito. O blog tem uma parceria com um site que tem ajudado muitos viajantes a contratar o seguro por um preço mais barato. Tudo por conta do desconto cumulativo que damos aos nossos leitores e seguidores. Clique aqui e saiba como ter o mesmo benefício e contratar o seu.
  • Mantenha-se conectado com chip de internet ilimitada durante toda sua viagem. Clique aqui e garante o seu chip.
  • Alugue carro com desconto exclusivo de leitor do NPD. Clique aqui e saiba mais.

AFINAL, O QUE FAZER NA HISTÓRICA ATENAS?

A primeira coisa é preparar os pés para andar. Atenas respira história, cultura e gastronomia e, nada melhor que descobrir a cidade caminhando. Em seu roteiro pela cidade não poderá faltar o seguinte:

1 – ACRÓPOLE E PATHERNON  

Reserve pelo menos meio dia para visitar a Acrópole e o Pathernon e, não faça a sua visita sem um guia contigo. É muita história, muita curiosidade e muito detalhe para você só olhar com seus próprios olhos e se apoiar em eventuais guias de viagem.

AcropoleePathernon 1 Atenas

Para você entender melhor o que é Acrópole e o que é Parthenon, algumas informações importantes:

ACRÓPOLE

Dedicada a deusa Atenas e datada de 3.000 a.C., foi construída para proteger os doze deuses gregos e gregas e, significa o topo de um lugar na cidade em grego.

Acropole1 Atenas

Acropole2 Atenas

Especialmente em Atenas, tanto a Acrópole quanto os monumentos que ali estão, foram construídos bem no extremo topo, com o intuito de mostrar às civilizações a imponência dos gregos.

Acropole 3 Atenas

Acropole4 Atenas

PARTHENON (não pode entrar no templo)

datado de 457 a.C. é o templo construído e dedicado a deusa Atena que, de acordo com a mitologia grega, era virgem e nunca fora casada. Na época, acreditava-se que Atena oferecia ao povo a prosperidade e a oliva, uma das maiores riquezas e fontes de renda da Grécia desde sempre.

Parthenon 1 1 1

O Parthenon foi construído em 10 anos e está em restauração desde 1983. Tudo graças as destruições sofridas durante as invasões dos povos persas e turcos em seu território. A restauração é demorada, pois nada foi construído com cimento naquela época. Isso nem existia. As pedras e mármore eram encaixados com ferro, conforme podem ver abaixo:

Restauro 1 1

Curiosamente, devido aos domínios do Império Romano e Turco, o Pathernon além de templo da deusa Atena, já foi igreja e mesquita. Você imaginava isso? Nem eu…rs

Pathernon 1 1

Para o texto sobre a Acrópole e o Pathernon não ficarem muito longos, vou parar por aqui. Caso você vá cedo, encontrará vários guias na bilheteria da Acrópole oferecendo um tour guiado, Eu, como estava com a minha guia e antropóloga Mariza (colocarei o contato dela no final do post), não me preocupei com isso, mas fica a dica para vocês, pois acho de extrema importância.

Pathernon Gardens 1 1

Aos estudantes que visitarem a Acrópole, saiba que se apresentar sua identificação pagará metade do ingresso. Fui com a carteirinha de estudante da FGV na época e aceitaram numa boa, mas nada de abusar da sorte. Leve também a sua carteirinha internacional para não ter nenhum tipo de contratempo. Informe-se do ingresso que dá direito a entrada não só na Acrópole, mas a várias atrações.

CUIDADO PARA NÃO CAIR

Parte do chão da Acrópole é mármore e extremamente escorregadio. Aconselho a ir com sapatos ou tênis anti derrapantes.

Marmore Acropole Atenas

Marmore Acropole Atenas 1

2 – MUSEU DA ACRÓPOLE 

Coladinho na Acrópole, pegue a famosa “Rua dos Pedestres” e siga rumo ao Museu da Acrópole. Já na entrada, ao olhar para o chão de vidro (é toda esta parte em volta da parte aberta), se deparará com parte da herança deixada pela antiga civilização, já que bem abaixo de seus pés verá alguns rastros de suas formações arquitetônicas.

MuseudaAcropole dentro 1 1

MuseudaAcropole externo 1

Já no museu, os seus olhos vão brilhar com várias peças de milhares de anos e, muita história sobre os deuses, os monumentos e a civilização grega, em um ambiente moderno e com ar condicionado (rs! um refresco durante o verão grego).

MuseudaAcropole dentro 1

O museu é uma sábia forma de preservar tantos monumentos, esculturas e história de milhares de anos antes e depois de Cristo.

3 – TEATRO DE DIONÍSIO (DEUS DO VINHO, DA FERTILIDADE E DO TEATRO)

O teatro fica naquele miolo da Acrópole e foi considerado o teatro mais importante da Grécia Antiga. Atualmente, é possível ainda ir ao teatro e visitar as suas ruínas. Há uma grande concentração de pessoas dentro e fora do teatro.

Durante as noites de verão é uma delícia sentar por lá, mesmo com suas 78 fileiras de pedra e nada confortáveis (originalmente construído a base de madeira). O maior conforto que se tem é na primeira fileira, feita de mármore, para na época acomodar os “importantões”.

TeatroDionisio 1 1

Dica: suba até o topo (pertinho da Acrópole) e tenha a visão de Atenas e dos teatros de Dionísio e Odeon.

4 – TEATRO (OU ODEÃO OU ODEON) DE HERODES ÁTICO

Não deixe de ir durante a primavera ou verão e assistir a um concerto ao ar livre. Tive a oportunidade de ser convidada pela Mariza para ir a um concerto de ópera e é sensacional ficar ali no meio de tanta história.

Odeon 1 1

Não se preocupe porque sentará no mármore ao invés de pedras…rs

5 – POR DO SOL NO TOPO DE AREOPAGUS (OU AREÓPAGO – MONTE OU COLINA DE ARES)

Além de ser um lugar extremamente histórico, o por do sol no topo de Areopagus é totalmente inesquecível. De lá você verá bem a sua frente e aos seus pés a cidade de Atenas e, caindo o pescoço para a extrema direita de que vê a capital grega, está a Acrópole.

Aeropago 128129 1 1

Para quem não conhece a história de Atenas, o Areopagus é o local onde o então Apóstolo Paulo pregou pela primeira vez o Cristianismo na Grécia Antiga, além de ter sido o tribunal ateniense por muito tempo onde uma espécie de conselho se reunia não só para julgar, mas também para discutir questões ligados a educação e ciência.

Colina SaoPaulo 1

Areopagus 1 1

Ir a Atenas e não ver o por do sol na colina do Areopagus é quase que um sacrilégio.

Aeropago 128329 1 1

6 – PLAKA E A SUA RUA ADRIANO

Muito próximo das principais atrações e pontos turísticos e históricos da cidade de Atenas, o famoso bairro de Plaka é um verdadeiro paraíso gastronômico, hoteleiro e comercial.

Plaka 1 1

A Rua Adriano, a mais conhecida das ruas na cidade, é um verdadeiro oásis para a mulherada e o terror da homarada. É lá que ficam muitas das “lujinhas” do bairro. Comprei vários souvenirs bacanas nas redondezas desta rua, como mini réplicas de deuses gregos.

RuaAdriano28129 1 1

7 – TEMPLO DE ZEUS (O DEUS DO OLIMPO)

Outra parada obrigatória na cidade é o Templo de Zeus. Alguns vão antes a este templo para comprar o ingresso que também dá direito a entrada na Acrópole para evitar eventuais filas, mas se você chegar cedo, a lógica é ir primeiro a Acrópole, até em função do extremo calor que faz em dias de verão e primavera.

Quando se chega ao Templo de Zeus há um mix de impacto com o tamanho e imponência de suas remanescentes quinze colunas (originalmente eram 104) e da frustração de ver o monumento, que levou 700 anos para ser construído, praticamente inexistente.

TemplodeZeus 1 1 1

Além do famoso Templo de Zeus em Atenas, há também outro templo dedicado ao deus grego localizado na cidade grega de Olímpia (a imponente estátua feita para este templo que, inclusive foi considerada um das sete maravilhas do mundo antigo, foi totalmente destruída). Para quem não sabe, foi lá que aconteceram os jogos olímpicos da antiguidade.

Pelo fato da cidade ser distante de Atenas, infelizmente não consegui visitá-la, mas já anotei na lista para quando retornar a Grécia.

TemplodeZeus 2 1 1

Observação: Caso não queira entrar no Templo, você pode avistá-lo por trás de suas grades de proteção. Não será a mesma coisa, mas é possível. Outra coisa, atente-se aos horários, pois os horários são meio esquisitos por lá.

8 – ARCO DE ADRIANO

Bem próximo ao templo de Zeus está o Arco de Adriano, construído para separar a cidade antiga e a até então cidade nova e “romana” (durante o Império Romano). Tal arco com seus imponentes dezoito metros, fica mais que visível do outro lado da avenida que atravessamos para chegar ao templo.

ArcodeAdriano 1 1

9 – ESTÁDIO PANATENAICO

Originalmente construído em 556 a.C., o Estádio Panatenaico foi totalmente restaurado para a realização das provas de atletismo dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896. O estádio ainda é utilizado, mas para eventos muito especiais e importantes para o povo grego.

Estadio 1 1

O que mais me impressionou no Panatenaico foram as arquibancadas, feitas totalmente de mármore. Além disso, sua simetria, quando visto de perto e de longe é impressionante. Para quem quiser visitar o estádio duas opções. Parar em frente e olhar por fora sua imponência ou pagar o valor do ingresso e visitar o estádio e o museu, acompanhado de um áudio guia.

Eu, sinceramente passei por lá no final da tarde e somente o avistei, pois tive um banho de informações sobre ele através do meu guia do dia. O Paul faz um trabalho bem bacana juntamente com o George de Free Walking Tour em Atenas (o contato e dados colocarei abaixo também).

Estadio 1 1 1

10 – PARLAMENTO HELENICO E PRAÇA SINTAGMA 

Localizado na Praça Sintagma, o Parlamento Grego é famoso não só pelo fato de ser a sede do governo, mas também pela curiosa troca de guarda. Detalhe para os sapatos de pom pom e o calor que estava – segunda foto.

Além disso, as manifestações que ocorrem em seus arredores são outro destaque.

Trocadaguarda 1 1

Trocadaguarda 1 1 1

Segundo a Mariza e o Paul, os gregos quase que diariamente manifestam por algum motivo lá no final do dia, Entretanto, apesar do tumulto, é bem tranquilo passar por lá durante as manifestações. É feito um cerco policial para evitar qualquer contratempo.

Além de abrigar sede do parlamento, a tradicional Praça Sintagma é o ponto de encontro dos gregos para bater papo, jogar dominó, assim como, de outras atividades de entretenimento. Com a crise, a concentração na praça tem sido cada vez menor.

Parlamento 1 1

Parlamento 1 1 1

Parlamento 1 2

11 – METRÔ 

Quando o assunto é Atenas até o metrô é atração turística. Apesar de poder fazer toda esta parte histórica e turística a pé, experimente pegar o metrô na estação da Praça Sintagma ou em suas estações próximos.

Metro 3 1 1

Dentro das estações, verá um verdadeiro museu arqueológico. Isso ocorre porque na época da construção de novas linhas do metrô para as Olimpíadas de Atenas em 2004 descobriu-se nas escavações que havia um verdadeiro tesouro embaixo da terra. Ou seja, mais história de Atenas vindo a tona.

Metro 1 1

Para o desespero dos engenheiros e pessoas ligadas as obras, toda vez que algo era descoberto nas escavações, as obras tinham que imediatamente serem paralisadas. Os arqueólogos analisavam todo o material para ver o tratariam. Obviamente, como tinha muita história soterrada o que se fez, para não mudar a malha do metrô, foi manter o que era histórico e importante, construindo a obra ao redor das relíquias.

Metro 2 1 1

Metro2 1 1

Resultado disso? Um verdadeiro museu metroviário! Agora, vem cá, que cidade é essa, né? Museu a céu aberto e fechado? É bom demais…

Metro 4 1 1

Metro 1 1 1

Entre todo o tesouro arqueológico que vi com meus próprios olhos, o que me chamou e muito a atenção foram os brinquedos de mais de 3.000 a.C. encontrados. As fotos não estão muito nítidas em função “da luz” nas estações de Metrô. É mais para vocês terem uma ideia do que escrevi.

Metro 5 1 1

12 – OUTRAS COISAS PARA CONHECER, QUE VOCÊ PASSARÁ EM FRENTE (OU QUASE) NA ROTA 

Outros pontos históricos e turísticos que valem dar uma passadinha para ver são: Zappeion (pertinho do estádio – tente ir pelo parque), Ágora Romana (locais de reunião de qualquer espécie – se vê por fora das grades, tranquilamente) e a biblioteca. Além disso, certamente verá outros lugares interessantes pelo caminho.

Zappeion 1 1

Visite as igrejas ortodoxas gregas, ficará impressionado pela simplicidade e beleza.

Igreja 1 1

Não deixe de visitar as belas Church of Theotokos Gorgoepikoos e Ayios Eleythorios.

Igreja2 1 1

13 – OUTRO PASSEIO LEGAL DE FAZER PARA QUEM QUISER FUGIR DO SOL OU PASSEAR A NOITE DE UM JEITO DIFERENTE COM 6 EUROS 

Estava fotografando os arredores da Ágora Romana quando dei de cara com uma daquelas placas de tour de trenzinho por Atenas e não resisti.

Encarei o Athens Happy Train. Foi uma experiência bem bacana, pois fiz um check list vendo se havia algo que não tinha passado ainda. Me lembro como se fosse hoje de um senhor grego (coisas que acontecem comigo…rs). No meio do passeio, pediu para ver o meu pulso. Ele olhou para o meu pulso, olhou pra mim e disse, meu peso, altura, personalidade e idade. E não é que ele acertou tudo na mosca?! No final do tour, deixei ele ir embora para seguir o rumo…rs

AthensHappyTrain 1 1

QUANTOS DIAS EM ATENAS?

Pelo fato de ter suas principais atrações concentradas, dois dias inteiros em Atenas são suficientes para explorar a cidade, sua cultura, assim como, a gastronomia.

Olha que linda a Ágora, Romana!

AgoraRomana 1

Se tiver mais dias reservados, faça os passeios que levam às ilhas próximas e reserve ao menos um dia para Zakynthos. Hoje em dia, o lugar já está mais do que popular entre os brasileiros e é bem provável que já deva ter visto as fotos de babar deste lugar.

O QUE FAZER EM CADA DIA?

Como as principais atrações são próximas, pegue o mapa e faça o planejamento certo para o seu dia. Não se esqueça que durante o meio da primavera e verão as temperaturas são altas. Ou seja, é quase impossível ficar muito tempo com o sol no lombo.

Povogrego 1 1

Por isso, recomendo que façam Acrópole, por exemplo pela manhã (sim, precisa de meio dia e de um guia se quiser entender tudo aquilo ali). Deixem os museus, como o da Acrópole para hora do almoço, aproveitando o benefício do ar condicionado. Todo os pontos que acima descrevi fiz a pé. E olha que não estava no bairro Plaka…

ONDE FICAR EM ATENAS?

Não há lugar melhor para se hospedar para quem vai a primeira vez a Atenas que Plaka. Apesar da extrema agitação das ruas, do comércio, bem como dos restaurantes, fica bem no caminho de muitos pontos de interesse. Escrevi um texto detalhado sobre este quesito. Clique aqui para ler.

Entre as minhas recomendações de hotéis em Plaka estão os seguintes:

Categoria 5 estrelas – Electra Palace AthensElectra Metropolis e o New Hotel.

Categoria 4 estrelas – Ava Hotel and Suites e Athens Ikon Hotel.

Categoria 3 estrelas – Plaka HotelAdrian HotelHermes HotelBest Western e Omiros Hotel.

Plaka 1 1 1

Quando fui a Atenas, fiquei em um bairro próximo ao parlamento, a uns quinze minutos a pé de Plaka e me arrependi. Mesmo sendo um hotel muito bom, tinha que pegar taxi para voltar do agito de Plaka. Por falar em hotel, sabia que pode conseguir bons preços de estadia no Booking clicando neste link? 

ONDE COMER EM ATENAS?

Assim como recomendo se hospedar em Plaka, também recomendo comer em qualquer um dos restaurantes do bairro. Não importa se é o mais simples ou o mais luxuoso restaurante, a garantia de boa comida é certa!

Provem pratos tradicionais como a Greek Salad e a Moussaka. Mas também comam coisas que comem no Brasil, tais como batata frita e uma bela massa. A diferença na alimentação do grego é que por mais gordo que lhe pareça o prato, tudo é muito mais saudável.

GreekSalad 1 1

A batata é frita no azeite de oliva grega, por exemplo. Fiquei um pouco arredia de comer batata frita na Grécia. Entretanto, minha guia particular (doida e antropóloga) Mariza fez questão de pedir durante um almoço que tivemos no restaurante do Museu da Acrópole para pudesse experimentar. E, não é que era boa mesmo? rs!

Doces 1 1

E, por falar em Museu da Acrópole, assim que sair do Parthenon, almoce por lá. Além da comida ser muito boa, a vista espetacular do Parthenon dispensa maiores comentários. Pedi uma simples massa por lá e estava divina…

Restaurante MuseudaAcropole 1

Restaurante Museu28129 1 1

NÃO MENOS DELICIOSOS…

Agora, se não quiser perder muito tempo em restaurante ou a grana estiver curta, coma os tradicionais Gyros ou souvlakis (pode ser espetinho ou no pão pita) pelas ruas da cidade e seja muito feliz. É muito bom… 😉

Se estiver de bobeira e quiser dar uma parada para comer algo sem carne etc, mas não muito caro, no caminho da Acrópole tem uma espécie de taverna que não me lembro o nome, mas que comi uma torta de espinafre acompanhada de molho grego que salivo só de lembrar. Gostei tanto que fui lá dois dias.

Tortadeespinafre 1

Não sei o nome, mas guardei o recibo…rs! Quem tiver interesse, peça a um grego para traduzir e dê um pulo lá. Depois me conta como foi…

Tortadeespinafre 11

Uma curiosidade: Fiquei um bom tempo na Grécia e durante o período em que estive lá comi muita Greek Salad, muitos pratos com frutos do mar, muita pasta, muitos meatballs gregos acompanhados, na maioria das vezes de cerveja grega. Mesmo com toda comilança, voltei a terrinha com uns 3 kgs a menos. Tudo isso porque a alimentação por lá é muito mais saudável e feita a base de oliva.

MeatBalls28429 1 1

Duas curiosidades: Nas ilhas gregas e em alguns restaurantes em Atenas, após o almoço eles oferecem frutas como cortesia. Muitas vezes, você não precisa nem pedir. Basta eles retirarem o seu prato principal da mesa para virem com o prato de frutas cortadas. Tem como não amar um país desses?

Sobremesa 2 1

OS GREGOS FALAM INGLÊS?

Sim, digamos que quase a totalidade fala inglês fluente. Me lembro uma vez de estar perdida na estrada em Santorini e acabei pedindo informação de uma rota para um rapaz do lixo. Ele me explicou tudo em um inglês para lá de perfeito.

Grego 1 1

ALGUNS CUIDADOS EM ATENAS – 

A capital grega é coberta de história e templos e, sem dúvida um dos lugares que mais me fez sentir em casa, pela simpatia do povo e pela forma que os gregos aproveitam a vida, entretanto, devido a forte crise que o país passa há muitos anos, há alguns pequenos infratores andando pelas suas ruas.

Procure passar longe de escolas e universidades, pois muitos aproveitam os arredores destes locais para praticarem pequenos furtos em troca de comida e outras coisas. Eles ficam estrategicamente próximos a escolas e universidades, pois há uma lei grega que não permite policiais adentrarem tais recintos, ficando tais infratores seguros com os seus furtos.

Universidade 1 1

Desta forma, recomendo uma precaução maior nas ruas próximas ao parlamento grego e nos arredores dos principais pontos turísticos. Não é nada absurdo e assustador, mas todo cuidado é pouco.

SERÁ QUE VALE A PENA ALUGAR CARRO EM ATENAS?

Já digo enfaticamente que NÃO! Na verdade, não faz o menor sentido, já que fará tudo a pé e será dinheiro gasto a toa. Fora isso, o trânsito em Atenas, na parte do burburinho é caótico depois de um certo horário e não é nada legal levar um xingo de um grego…rs – Lembre-se! Ele estará falando grego contigo e você não entenderá nada, muito provavelmente. Agora, se você for aquele ser de luz que quer ficar com um carro por lá e que quer jogar dinheiro fora, economize pesquisando o aluguel através deste link. Por aqui, é possível alugar o carro sem IOF e ainda parcelar. Olha só que belezura! – Pra mim, esta dica do aluguel de carro, quando falamos em Grécia, é mandatória nas ilhas gregas, como poderá ler em meus posts de cada uma delas.

CONTATOS DE GUIA TURÍSTICO EM ATENAS?

Para não ficar ainda mais longo este texto, fiz um apartado só com as minhas indicações e experiências que você pode ler se clicar neste link daqui.

Mariza 1
Guia Mariza e eu falando grego no hall do hotel…rs

RECADOS IMPORTANTES

1 – Assim como em Santiago do Chile, em Atenas há muitos cachorros pelas ruas. Todos muito bem cuidados pelo povo grego;

2 – Há um passe que te dará direito a vários pontos turísticos e locais históricos. Com um único passe, poderá ir a Acrópole e o Templo de Zeus, por exemplo;

Cachorros 1 1

3 – Os preços mencionados neste post podem ter sofrido alterações, pois fui a Atenas há um certo tempo;

4 – Caso queira que eu faça um roteiro personalizado de Atenas, Mykonos, Santorini e Paros, mande um email para contato@naopiradesopila.com/sitenaopira que acertamos condições e valores;

5 – Se tiverem a curiosidade de ler os meus diários de bordo em Atenas e nas ilhas gregas enquanto não escrevo todos os posts, aqui vão dois dias que passei na capital grega:

Primeiro dia de Grécia
Segundo dia de Grécia

Onde ficar em Atenas?

Escrevi um texto longo, mas com todo carinho, pois sou uma completa apaixonada pela Grécia e pelo seu povo 😉

Arquitetura 1 1

QUER DICAS DE QUAIS PRAIAS IR NAS ILHAS GREGAS DE MYKONOS, SANTORINI E PAROS TAMBÉM?

Escrevi recentemente sobre nestes posts do blog:

Praias de Mykonos
Praias de Santorini
Praias de Paros

Além destes textos, tem outros mais sobre a Grécia neste link aqui ó -> Post da Grécia e diário de bordo

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE POR AQUI SUA VIAGEM! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem! 

Capa post 1 1

Antes de finalizar o texto, uma última dica para falar sobre a OBRIGATORIEDADE E IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM SEGURO DE VIAGEM PARA EUROPA

Uma viagem à Europa não pode ser feita de forma alguma desprotegido. Além de ser obrigatório, há diferenças de costumes, alimentares etc. Uma comida não bem aceita ou qualquer outra eventualidade pode acontecer. O blog tem parceira com a Next Seguro Viagem, que tem sido muito bem avaliada e elogiada pelos leitores e amigos não somente pelo atendimento, mas também pelo preço imbatível.

Leitores do blog tem de 20 a 50% de desconto na contratação do seguro viagem, mesmo que o site já esteja com promoção. Nesta ocasião, o desconto é cumulativo. Clique aqui e entenda como funciona. Mas não se esqueça que para ter o benefício tem que colocar o cupom de desconto DESCNPD no primeiro campo da tela de pagamento.

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?