A maioria das pessoas que vão ao litoral norte da Bahia reservam ao menos uma manhã ou uma tarde para visitar o Projeto Tamar Praia do Forte. O motivo que leva tantas pessoas ao local normalmente é ver bem de pertinho as tartarugas gigantes que ali habitam, que realmente são uma atração a parte.

Mas…o Projeto Tamar na Praia do Forte é muito mais que isso, é um projeto de preservação respeitado e levado muito a sério, sem qualquer sombra de dúvida. Já tive a oportunidade de visitar vários pontos em várias cidades brasileiras e o cuidado é  sempre o mesmo.

Entrada Tamar

Com cerca de 10 mil km2 de área (considerando junto a base de pesquisa) e localizado depois da vila, bem na ponta esquerda do centrinho da Praia do Forte, o local têm diferentes atrações que fazem a alegria da criançada e o encantamento dos adultos. Logo na entrada, há algumas réplicas de tartarugas que você poderá usar e abusar da criatividade na hora de tirar suas fotos, além de placas do projeto e uma vista pra lá de fotogênica do faixa de areia.

Entrada Tamar 1

Seguindo…

terá o Espaço Cultural, onde ocasionalmente acontecem alguns shows. Do lado direito, vem a loja do projeto, mas siga em frente para mais um espaço de réplicas de tartarugas até chegar nas tão famosas piscinas e poços d’água. Por ali, verá tartarugas de vários tamanhos e tipos, além de tubarões, arraias e outras espécies. Claro que depois você pode dar uma passada na lojinha com artigos ligados ao tema (rs), assim como, no lounge que tem espaço para as crianças brincarem e os pais curtirem o local com um petisco e afins. – Esta última parte das mesinhas é mais nova e não tinha da primeira vez que fui ao local.

Vale a visita ao Projeto Tamar na Praia do Forte não somente para ver as tartarugas, mas também para conhecer mais sobre as espécies e o trabalho de preservação. Para vocês terem uma ideia de como movimenta todo aquele pedaço a causa, há poucos pontos de luz artificial noturna próxima a faixa de areia.

Palco

Lounge 2

Lounge 1

Me lembro…

que nos três resorts em que fiquei por lá (Iberostar Praia do Forte, no Bahia e no Tivoli) havia um vasto campo separando a luminosidade artificial da faixa de areia. O motivo? Na praia, há vários pontos de desova das tartarugas e a luz artificial pode ser muito perigosa para as tartarugas. As fêmeas, por exemplo, podem deixar de desovar, enquanto os filhotes, podem ser perder e serem guiados para o asfalto por conta da luminosidade artificial em invés de seguir seu caminho de ida para o mar, seu habitat natural. Em um dos hotéis do Iberostar tem inclusive um ponto do Projeto Tamar, dada a quantidade de desova que nas redondezas acontece.

Tartaruga filhote

Tartaruga replica

Tartarugas piscina

Por isso, caso vá a Praia do Forte e queira dar uma volta na praia a noite, não tenha a infeliz ideia de ativar a lanterna do seu celular na faixa de areia. Este simples (e falho) ato pode comprometer a vida de uma inofensiva tartaruga, ok?

Tamanho tartaruga

Informações – Projeto Tamar Praia do Forte

Endereço: Avenida Farol Garcia D’Avila, S/N

Valor: R$ 24, crianças e idosos pagam meia – assim que tiver o ingresso, eles carimbam o seu pulso, tendo direito a múltiplas entradas durante todo dia.

Há horários específicos para fazer visitas guiadas, mas você pode transitar sozinho pelas dependências do local, sem problemas. Além disso, também é possível acompanhar a desova, o caminho das tartarugas ainda filhotinhas indo para o mar entre outras atividades. Precisa de informar com antecedência sobre cada um destes eventos pelo site ou telefone.

Projeto Tamar 1

O preço dos produtos na loja são salgados, mas a boa notícia é que as vendas são integralmente convertidas para o projeto e que toda a confecção é feita pela população local, fomentando sua economia.

Lembre-se: a cada mil tartarugas, apenas uma sobrevive. Por isso, preserve e respeite-as.

Tartaruga na piscina 2

Veja mais sobre a região em:

Roteiro de 5 dias pelo Litoral Norte da Bahia

Hospedagem – Tivoli

Hospedagem – Sauípe Premium

Demais opções de hospedagem, com cancelamento gratuito e preços acessíveis

Alugue um carro para ter liberdade de andar pelo litoral, parcelando em até 12 vezes

Tartaruga na piscina 1

GOSTOU DA DICA SOBRE ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Estatistica

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?