Salada Caprese com tomate cereja, muçarela de búfala e manjericão

Salada Caprese com tomate cereja, muçarela de búfala e manjericão

Sabia que a salada caprese surgiu na Ilha de Capri, Costa Oeste da Itália? Muito conhecida pela sua simplicidade, bem como, praticidade, não tem salada mais fácil de preparar! A combinação de cores homenageia a bandeira italiana. O vermelho com tomates, o branco com muçarela de búfala e o verde com o manjericão. 

A Gardens já foi algumas vezes à Capri e comeu outras inúmeras a verdadeira salada caprese. De acordo com ela, é viciante, ainda mais durante o verão europeu. Como não é fácil encontrar o mesmo tipo de muçarela por aqui, não necessariamente o sabor da feita no Brasil será igual a feita na Itália.

Então, resolvi fazer uma receita diferente, usando tomate cereja e muçarela de búfala bolinha. Mas as possibilidades são infinitas. Além disso, o preparo muito fácil e o resultado é espetacular!

SALADA CAPRESE 

INGREDIENTES

  • 200 g de muçarela de búfala bolinha
  • 200 g de tomatinho cereja
  • 1 dente de alho espremido
  • 1 colher (café) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • ¾ de xícara de azeite
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO

Molho: Em um bowl, coloque vinagre balsâmico, mostarda, sal, alho picado e misture bem. Adicione azeite, mas aos poucos para emulsificar o molho. Reserve.

Em uma travessa, distribua as bolinhas de muçarela de búfala, os tomatinhos cereja cortados ao meio e regue com o molho. Misture delicadamente e adicione folhas de manjericão e pimenta do reino moída na hora.

Você também pode servir a salada caprese com molho pesto, receita aqui!

Além da salada, Capri nos brinda com deliciosas receitas à base de peixes, frutos do mar, tomates fresquíssimos e ervas perfumadas. Destaque para o manjericão, que também é uma das estrelas da salada caprese, bem como, a mozzarela de búfala, tomate e azeite.

Mais Receitas, dicas e curiosidades: aqui!

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)