Procurando o que fazer em Alegrete? Até planejar com as meninas o Caminho da Rota Farroupilha, a única referência que tinha de Alegrete era a famosa canção gaúcha de Bagre e Nico Fagundes. Escutava um amigo paraense cantar toda vez que queria relembrar os tempos que morava no Rio Grande do Sul. O Canto Alegretense é praticamente um hino para os gaúchos iniciado com um despertar de curiosidade em seu primeiro verso: “Você sabe onde fica o Alegrete…”
Saber onde fica é algo que muitos cantam pelo Rio Grande, mas que nem todos tiveram a curiosidade ou oportunidade de conhecer. Para quem não sabe, a cidade foi a Terceira Capital Farroupilha e é terra de Mário Quintana, assim como de Oswaldo Aranha, além de ser terra natal dos irmãos Fagundes, que ecoam versos da famosa canção. Entre eles: “Ouve o canto gauchesco e brasileiro. Desta terra que eu amei desde guri”, pelo Rio Grande do Sul.
ALEGRETE E A REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A cidade do Alegrete foi escolhida como a Terceira (e última) Capital Farroupilha no ano de 1842, já na fase decadente da Revolução Farroupilha. Por lá, foi aprovada a Constituição da República Rio Grandense, que gerou uma série de discussões entre Bento Gonçalves e revolucionários da República Rio Grandense. Eles almejavam o exercício da constituição, gerando a perda de poder absoluto do general líder da revolução.
O QUE FAZER EM ALEGRETE?
CENTRO DE ALEGRETE
Passear ao redor da Praça Getúlio Vargas e fotografar seus antigos casarões, assim como as igrejas e a vida bucólica da praça, sem pressa. Além disso, leve consigo o olhar nos detalhes arquitetônicos de cada construção. É uma das coisas a se fazer quando em Alegrete.
MUSEU OSWALDO ARANHA
Com um senhor acervo de um dos alegretenses mais ilustres, o simples museu traz fatos, fotos e objetos pertencentes a Oswaldo Aranha. A personalidade foi Primeiro Secretário da ONU, assim como um dos responsáveis pela criação do Estado de Israel, Além disso, foi ministro no governo do também gaúcho Getúlio Vargas e diplomata.
Informações – Museu Oswaldo Aranha:
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 585
Telefone: (55) 3961 1132
Email: http://museuoswaldoaranha.org/sobre
MUSEU DO GAÚCHO
Pequenino, mas cheio de história é assim que resumo o Museu do Gaúcho em Alegrete. Vale uma rápida visita para ver a pequena exposição, as maquetes, assim como as roupas de época e demais acessórios que remetem a cultura e costumes do povo gaúcho. Além disso, não deixe de tirar uma foto com o simpático gaúcho logo na entrada do museu. Uma obra de arte do alegretense artista Chapéu Preto.
Informações – Museu do Gaúcho:
Endereço: Avenida República Rio Grandense, 216
Telefone: (55) 3961 1667
Email: museudogaucho@alegrete.rs.gov.br
DÊ UMA PASSADA NA CASA DO CHAPÉU PRETO
Famoso e icônico artista alegretense, só a entrada da casa de Chapéu Preto é uma atração a parte. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de encontrá-lo ou conhecer a parte interna de sua casa, mas vale a passagem.
MAIS COISAS O QUE FAZER EM ALEGRETE
Como nosso tempo na cidade era escasso, algumas atrações não pudemos visitar, mas fica como sugestão visitar os seguintes pontos. A Ponte do Ibirapuitá, a Estação Ferroviária, a Praça dos Patinhos, assim como a Ponte de Pedra e as estâncias. Entretanto, se for um apaixonado por pores do sol, não deixe de conferir este espetáculo da natureza nas mais diferentes nuances.
Procure visitar a cidade na Semana Farroupilha (20 de setembro), pois cerca de oito mil cavalheiros de várias partes do Rio Grande do Sul partem em comboio rumo a Alegrete. É a maior frota do mundo neste quesito.
ONDE COMER EM ALEGRETE?
Tivemos pouco tempo na cidade e em plena segunda feira, fomos conhecer a animada Primeira Opção Pastelaria. O local tem música ao vivo, pasteis e panquecas de todos os tipos, assim como tamanhos (Jr., P, M ou G) e gostos. Por lá, tem até pastel chamado de Vento Minuano, que não possui recheio algum, só a massa. Além disso, tem outro chamado de Charque, que obviamente é recheado de charque, mas com molho de requeijão.
Claro que as gurias não fugiram as suas origens e pediram pastel recheado pastel de ovelha. Eu, mais contida com meu paladar, fui no tradicional pastel de camarão. Entretanto, ambos eram bem recheados e com muito sabor.
Para finalizar a comilança e o “pé na jaca” dividimos um crepe de chocolate e um pastel com recheio de doce de leite.
Informações – Primeira Opção Pastelaria:
Endereço: Rua Visconde Tamandaré, 549
Telefone: (55) 3422 3084
Website: http://www.primeiraopcaopastelaria.com.br/
ONDE FICAR EM ALEGRETE?
HOTEL ALEGRETE
Apesar de sua parte externa ser bem simples, não imaginava que encontraria um quarto com uma cama confortável, cheio de tomadas e forte sinal de WiFi. Além disso, um bom e farto café da manhã no Hotel Alegrete é servido. Foi sem dúvida alguma uma surpresa boa.
Os banheiros ainda são muito simples, mas o restante da estrutura e a simpatia dos funcionários compensam este fato. Por isso, o recomendo a quem se hospedar em Alegrete. O hotel ainda conta com o Bistrô Alegrete em seu anexo que serve pratos a la carte. O local é o mesmo onde é servido o café da manhã aos hóspedes.
Informações – Hotel Alegrete:
Endereço: Avenida Liberdade, 268
Telefone: (55) 3422 6366
Caso prefira fazer a reserva pelo Booking: http://www.booking.com/
GOSTOU DA DICA SOBRE O QUE FAZER EM ALEGRETE? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI!
- Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
- Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
- Se for para o exterior, que tal já levar seu chip internacional e com internet ilimitada? Quer comprar o seu com desconto, clique aqui.
- Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.
Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.
Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!
OUTROS TEXTOS SOBRE A ROTA FARROUPILHA, COM FOCO EM ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
NO RIO GRANDE DO SUL
Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará
NO URUGUAI
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinteOnde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?
Rivera Casino & Resort – jogatina, gastronomia e hospedagem em um único lugar na fronteira
Agradecimento ao apoio no Alegrete:
– A Secretaria de Turismo do Alegrete que tão bem nos recebeu com tantas informações. Além disso, o Sebrae Costa Doce que deu todo suporte ao nosso projeto;
– Ao Hotel Alegrete, assim como a Primeira Opção Pastelaria que nos forneceram cortesias na hospedagem e jantar, respectivamente.
Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:
O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry. Além disso, tivemos o suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.
O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:
O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo, assim como da jornalista Criz Azevedo.