[gtranslate]
Melhores azeites

Guia do azeite: como escolher os melhores

Melhores azeites
Teste dos melhores azeites

Guia do azeite: como escolher os melhores:
especialista explica como escolher os melhores

Faz tempo que não atualizamos a nossa série “Escolha certa” não é mesmo? Pois hoje voltamos com um assunto que é sempre alvo de muitas dúvidas. Ainda mais em tempos em que vemos notícias falando sobre falsos azeites, como estas, envolvendo produtos adulterados:

A máfia dos azeites

Azeites recolhidos por suspeita de fraude

Utilizado na elaboração dos mais diversos pratos, das entradas às sobremesas mais sofisticadas, o azeite pode fazer muita diferença na harmonização dos ingredientes, tanto por seu sabor e aroma, quanto por se tratar de uma opção mais saudável quando comparado a outros óleos vegetais. No entanto, na hora de escolher um bom produto, algumas dúvidas podem surgir. Para esclarecer essas questões, a Josapar, dona da marca Azeite Nova Oliva, consultou Chania Chagas, expert internacional e sommelier em azeites de oliva.

“É muito importante que o consumidor saiba escolher um azeite que seja agradável ao paladar, o que vai depender de cada pessoa, e que esteja de acordo com fatores importantes que incidem na qualidade do produto, como a data de fabricação e envase, sua conservação e origem”, destaca a especialista.

Rotulagem

De acordo com Chania, as palavras “extra virgem” ou “virgem” nos rótulos indicam o tipo de azeite que está comprando. Os azeites extra virgem são os que mais trazem benefícios à saúde devido à sua composição (gorduras monoinsaturadas e antioxidantes), e realçam o sabor dos alimentos, pelos seus diferentes padrões sensoriais. “Você também pode procurar pela palavra ‘orgânico’, que aponta para um produto cultivado e processado com matérias-primas que não fazem o uso de pesticidas e agrotóxicos”, como é o caso do Azeite Extra Virgem Orgânico Nova Oliva.

 

Intensidade

Ao preferir um óleo mais intenso ou suave, três características presentes em um bom azeite extra virgem devem ser levadas em conta: frutado, amargo e picante; portanto, é importante provar os azeites para saber qual se adequa melhor ao seu paladar. “Lembrando que um bom azeite, feito de frutos saudáveis, traz frescor e um sabor que devemos reconhecer e valorizar. Um azeite com sabor de azeitona em conserva geralmente está fermentado e não deveria ser classificado como extra virgem”, explica a sommelier.

 

Conservação

O azeite tem os mesmos inimigos do vinho: a luz, o ar e as altas temperaturas; por isso, é recomendável armazená-lo em local fresco e seco, que evite a exposição à luz e ao calor. Uma garrafa escura ajuda a manter melhor as propriedades do azeite, reduzindo a sua oxidação e deterioração. Garrafas transparentes devem ser sempre armazenadas e nunca expostas à luz.

images
Credito da foto: Gazeta do Povo

Data de fabricação ou envase

De acordo com a especialista, é importante procurar a data de fabricação de um azeite, bem como a sua data de envase. Ao contrário dos vinhos, o azeite, quanto mais novo melhor. Esse prazo vai depender da variedade da azeitona utilizada para saber a estabilidade que o óleo terá em garrafa, portanto, o ideal é sempre consumir azeites mais frescos.

 

Origem

É muito importante buscar informações sobre o produtor do azeite e sua origem. Um bom óleo é produzido e embalado no local de origem e esta informação deve constar no rótulo. “Lembre-se sempre que um autêntico azeite de oliva extra virgem não apresenta ‘defeitos sensoriais’ em seu aroma e/ou sabor. Quando provar um azeite, certifique-se de que tem uma consistência fluida e um sabor agradável de fruta fresca”, explica Chania.

 

Harmonização de pratos

Na harmonização do azeite de oliva extra virgem é preciso combinar a sua intensidade com a do prato. Azeites mais intensos, amargos e picantes, combinam melhor com pratos mais condimentados, carnes vermelhas, risotos, pizzas e molhos de sabor acentuado.

ecbf580a43b9826b3a0a0df6df7e2a61 medium

Pratos de intensidade média, como saladas compostas por ingredientes além de folhas verdes, pães, queijos, carnes brancas e frutos do mar, combinam com azeites como o Nova Oliva Clássico, que possui aroma frutado, notas de amêndoas e alcachofra, com sabor herbáceo levemente picante.

“Já os azeites mais suaves são ideais para saladas verdes, pratos mais leves, legumes grelhados, frutos do mar, e até mesmo sobremesas, quando a proposta for acrescentar um bom toque de sofisticação em termos de sabor, aroma e apresentação”, conclui a sommelier.

O azeite Nova Oliva Clássico da Josapar foi um dos azeites testados e aprovados em um teste da Paladar, com 20 marcas – com valor nas prateleiras do supermercado de até 50 reais.

Captura de tela 2023 07 25 155355
As 20 marcas testadas pela Paladar (foto: Tiago Queiroz)

O teste, como de praxe, foi realizado às cegas em uma área reservada na Le Blé, em São Paulo. Fábio Pasquale, chef padeiro da casa, avaliou a experiência como positiva principalmente para entender melhor as diferenças entre as marcas. Durante o teste, os jurados receberam amostras dos 20 azeites de uma só vez. Para ler a matéria completa do Estadão, e conhecer as demais marcas testadas e aprovadas, clique aqui !

 

Sobre Chania Chagas

Chania Chagas é sócia proprietária da Importadora, Distribuidora e Boutique Empório do Azeite, maior portal de vendas online de azeites no Brasil. Expert Internacional pela Universidad de Jaén, na Espanha, e Sommelier em Azeites de Oliva pela Universidad de La Republica de Montevideo, no Uruguai. Jurada de concursos internacionais de azeite de oliva, participa de cursos de degustação de azeites no exterior. Empresária, com mais de 10 anos de atuação no mercado de azeites no Brasil. Convidada entrevistada de programas de rádio e TV para falar sobre o mercado de azeites.

Créditos da foto de capa: Tiago Queiroz

GOSTOU DO TEXTO ?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

ESCOLHA CERTA: CHÁ DE SAQUINHO

OLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

ESCOLHA CERTA: QUAL O MELHOR MOLHO DE TOMATE

SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 

ESCOLHA CERTA: QUAL A MELHOR GRANOLA

GOSTOU DAS DICAS?
SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E NOS PAGUE UM CAFÉ!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! No nosso clube de descontos, temos várias parcerias para reservas de hotéis, aluguéis de carros, chip internacional, passeios e ingressos de atividades turísticas, e até aula de yoga! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links acima, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso.

Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada 😉

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?