[gtranslate]

Melhor chá de saquinho, pronto ou a granel? Qual é a escolha certa?

Melhor chá de saquinho, pronto ou a granel? Qual é a escolha certa? 

Você sabia que há grandes diferenças entre o chá de saquinho e o chá a granel? Pois é, elas são tantas que dedicaremos este texto para falar sobre o assunto. Já adianto que a principal diferença entre os dois é que os chás de saquinho e os prontos, desses que provavelmente você tem na sua cozinha, são industrializados, passando por um processo de fabricação.

Vamos revisar um a um para saber qual é a melhor escolha entre o chá de saquinho, pronto e a granel?

CHÁ DE SAQUINHO E SUAS IMPLICAÇÕES

Sinto lhe informar, mas se está procurando qual é o melhor chá de saquinho esta opção NÃO é legal! Isso porque a grande maioria dos que compramos no supermercado passam por um método chamado CTC, que rasga e tritura as folhas para acelerar o processo de oxidação e secagem. Quando as folhas são quebradas, elas perdem grande parte de seus óleos essenciais e aroma, o que prejudica o sabor do chá, além de eliminar muitas das propriedades das folhas.

Outro fator importantíssimo é que o chá de saquinho em 99% dos casos vem embalado em saquinhos de papel, em sua maioria bem branquinhos. Aqui, mais um problema. A maioria dos chás de saquinhos são feitos de papel a partir de fibras vegetais, as quais, para ficarem branquinhas são tratadas com substâncias como a epicloridrina ou a dioxina. A epicloridrina, em contato com a água, é transformada em um agente comprovadamente cancerígeno. Já a Dioxina, é absorvida pelas células do nosso corpo, causando problemas no sistema hormonal e imunológico. Um estudo divulgado em 2003 pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostrou que não existem níveis seguros para o consumo de dioxina.

Conclusão? Fujo dos chás de saquinho, mas claro que há exceções. Têm muitas marcas importadas que utilizam materiais orgânicos na fabricação e até saquinhos feitos de nylon livres de agentes químicos.

CHÁ PRONTO PRA BEBER VS CHÁ DE SAQUINHO

Em geral, os chás prontos para beber são cheios de açúcar, o que já é um problemão.. Outros fatores que me fazem fugir também dessa opção é o fato de serem feitos com folhas que não passam por uma seleção mais afinada, já que em uma produção de grande porte fica impossível escolher e controlar a qualidade das folhas utilizadas, além de não garantir que galhos e outros detritos estejam no bolo.

Para vocês entenderem melhor, um chá de qualidade superior utiliza apenas de folhas mais jovens. Folhas mais velhas possuem menos sabor, sendo descartadas e repassadas para a indústria de massa, ou seja, para a produção dos chás prontos.

Além de tudo isso, tais chás muitas vezes contém também aromatizantes naturais e artificiais que servem para dar ou intensificar o aroma e o sabor dos alimentos, tendo alguns deles seu uso ligado à causa de doenças sérias como câncer, por exemplo. Então, fiquem ligados no rótulo dos produtos! (Não sabe ler os rótulos? Tem post aqui)

CHÁ A GRANEL VS CHÁ DE SAQUINHO

Chá de saquinho
chá de hibisco não é chá de saquinho! Foto: nacaoverde.com.br

Aqui a situação é completamente diferente, já que é possível ver as folhas, escolher entre as mais jovens e ainda separar galhos e outros detritos quando estiver no empório comprando as especiárias. Só neste processo, você já se dá conta das grandes diferenças quando compara os chás a granel aos demais, já que garante a qualidade das folhas, proporcionando um chá cheio de nutrientes, polifenóis e antioxidantes.

O chá industrializado, seja de garrafinha, latinha ou até o chá de saquinho, segundo uma pesquisa discutida na 240° Reunião Nacional da American Chemical Society, apresentam uma quantidade praticamente nula de antioxidantes. Em outra análise, os pesquisadores fizeram um teste com seis marcas diferentes e constataram que a quantidade de polifenóis variava entre 3 e 81 mg por frasco de 500 ml, o que é praticamente nada se comparado aos 50 a 150 mg dessas substâncias encontradas nas ervas e folhas naturais. Sabe como percebe a diferença? Muito fácil! Como os polifenóis têm sabor amargo, os fabricantes dos chás prontos pra beber utilizam menos chá e capricham no açúcar ou no adoçante, por exemplo.

Voltando ao ponto dos detritos, galhos etc, recentemente a Anvisa (órgão de vigilância sanitária brasileira) aprovou uma norma regulamentando os limites máximos de matérias estranhas, como partes de insetos e pelos de rato, na fabricação de produtos como geleia, achocolatados, farinhas e chás!! Sim, é isso mesmo que você, amigo leitor está lendo: podemos comer pelo de rato e tomar chá de pata de inseto! Ecaaaa…

ENTÃO A MELHOR OPÇÃO DE CHÁ DE SAQUINHO É…

Chá a granel, se possível orgânico e, feito com utensílio de ferro ou alumínio ou com uma embalagem de papel orgânico. Na imagem de capa, tem um exemplo de filtro de papel descartável e orgânico. Também como já expliquei, existem saquinhos de nylon em diversos formatos e em tamanhos maiores, que permitem usar mais folhas durante o preparo.

ACESSÓRIOS BACANAS PARA QUEM NÃO USA CHÁ DE SAQUINHO!

Uso esses infusores de metal, que podem facilmente ser encontrados nas casas de chá (tem uns lindos na Talchá ), pra quem mora em São Paulo, a Liberdade tem centenas de apetrechos, vale a visita. Outras opções podem ser encontradas em lojas de decoração como a Spicy ou a Camicado.

Esses difusores além de serem um charme, são muito práticos. Basta colocar as folhas ou as ervas, mergulhar na água quente, e pronto! Depois é só enxaguar e guardar para o próximo uso.

chá de saquinho
Foto: SantaDieta

Alguns chás podem ser feitos apenas com uma peneira, como é o caso do chá de hibisco e de hortelã, por exemplo. Mais fácil ainda, né? Então, a dica é simples. Na hora de escolher, faça a escolha certa e opte pelo chá a granel, se possível orgânico, e que esteja armazenado de forma que você possa ver o que tem dentro dele. Evite o tradicional chá de saquinho e os industrializados prontos para tomar.

Obs: Divida saúde! Se você gostou desse artigo, por favor, curta e compartilhe em suas redes sociais! ? Tem algum comentário? Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião!

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Foto de capa: viverbem.com.br

GOSTOU DO POST SOBRE CHÁ DE SAQUINHO?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

RESPIRAÇÃO CONSCIENTE PASSA A SER EXIGIDA NOS ESTADOS UNIDOS
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?
COMO ANDA SUA SAÚDE MENTAL?
COMO A MENTE INFLUENCIA O CORPO

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos! Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.
  • AMAZON: Entrando no site da Amazon pelo nosso link, você encontra ótimas ofertas, nossas indicações e listas e ainda nos ajuda monetizando nosso conteúdo! Clique aqui 

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?