Berinjela à parmegiana lembra a minha infância, mais especificamente, das férias na casa da minha avó. Ainda consigo sentir o cheirinho do molho de tomate preparado um dia antes com os tomates escolhidos a dedo na feira.
Hoje em dia, o molho pode ser mais prático e rápido, mas os aromas dessa cozinha afetiva estão sempre presentes na minha memória. Uma vez ou outra, entretanto, ainda faço esse molho que fica cozinhando por seis horas em fogo bem baixinho.
A receita de berinjela à parmegiana que trago hoje é bem fácil e não demora nem dez minutos para preparar. Enquanto estiver no forno, você pode adiantar a salada, o preparo suco verde, assim como, colocar a conversa em dia com a família.
Uma saída deliciosa para salvar o jantar em uma semana corrida. Além disso, pode ser um bom pretexto para usar aquela berinjela esquecida na gaveta da geladeira. Que tal?
BERINJELA À PARMEGIANA PASSO A PASSO
INGREDIENTES
- 1 berinjela grande
- 1 dente de alho picadinho
- 2 tomates, mas dos maduros, cortados em rodelas
- 2 xícaras de molho de tomate
- Muçarela em fatias mais grossas a vontade (usei de búfala)
- ½ xícara de farinha Panko ou rosca
- ½ xícara de parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Azeite o suficiente para regar a berinjela
MODO DE PREPARO
Cubra o fundo de uma travessa refratária com o molho de tomate. Corte a berinjela em fatias no sentido do comprimento, mas sem tirar a ponta da berinjela, formando um leque. Coloque na travessa e tempere com sal e pimenta.
Coloque a mussarela entre as fatias da berinjela. Na sequência, os tomates em rodelas, assim como, as folhas de manjericão e o alho picado.
Regue com azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar em forno alto pré aquecido por aproximadamente 35/40 minutos.
Retire o papel alumínio e polvilhe a farinha panko, assim como, o parmesão ralado. Volte para o forno sem o papel alumínio e asse por mais alguns minutos até gratinar.
VOCÊ SABIA?
- Integrante da família das solanáceas, assim como o tomate, a pimenta e a batata, a berinjela pode ser preta, roxa, branca e verde. E, não importa cor, é um fruto, não um legume.
- O termo parmegiana significa “cozinhar à maneira de Parma”, ou seja, quer dizer como os habitantes da cidade de Parma faziam. Preparavam os legumes em camadas. Na Sicília, a palavra deriva de “parmiciana”, que refere-se à janelas com tiras de madeira em camadas, semelhantes às persianas.
- As berinjelas asiáticas ou japonesas, são compridas e estreitas. Têm menos sementes e são menos amargas que as de formato mais arredondado.
QUER MAIS RECEITAS DELICIOSAS COM BERINJELA?
https://naopiradesopila.com/2017/06/sopa-de-berinjela-crosta-massa-folhada.html
https://naopiradesopila.com/2018/09/receita-de-cheesecake-salgado.html
https://naopiradesopila.com/2017/01/crumble-de-legumes.html
Produção culinária e fotos: Mariane Rogatto ♥