câncer de próstata

7 dicas para prevenir o câncer de próstata

giro pelo turismo - edição agosto de 2023câncer de próstata
Crédito da foto: Visit Portugal e Madeira

7 DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Assim como acontece com a menopausa, falar de câncer de próstata e medidas para prevenção ainda são tabus, principalmente, para o principal interessado: o público masculino. Os homens têm receio para realizar os exames preventivos e tratamento e, com isso, a prevenção ou ação a ser tomada pode ser tarde demais. Não à toa, o desconhecimento sobre a patologia é um dos fatores que distancia o homem dos cuidados com a própria saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença deve atingir, ao longo desse ano, 71.730 novos casos, sendo o tipo mais frequente em homens brasileiros, depois do câncer de pele. O surgimento pode acontecer por diversos fatores, como idade, histórico familiar, sobrepeso e o estilo de vida como um todo.

A fim de esclarecer o tema, que ganha destaque com a campanha Novembro Azul, e contribuir para a saúde e qualidade de vida do público consumidor, a Jasmine Alimentos preparou uma pauta em que explica o diagnóstico da doença e traz recomendações eficazes para incluir na rotina alimentar. 

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA 

Muitas vezes, o câncer de próstata surge de forma silenciosa, sem qualquer sinal de ameaça à saúde do homem, o que impacta na eficácia do tratamento, já que, muitas vezes, o diagnóstico acontece apenas quando a patologia já atingiu níveis avançados.

Em casos de indícios como: presença de sangue na urina, incômodo ao urinar, jato urinário mais fraco do que o normal, dor durante a ejaculação ou necessidade de urinar com mais frequência, principalmente à noite, é imprescindível buscar a avaliação médica.

De qualquer modo, a partir dos 40 anos, alguns exames específicos são importantes para a identificação da doença. No exame de toque retal, por exemplo, o médico avalia tamanho, forma e textura do órgão, enquanto o exame de PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, denominada Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando essa proteína atinge níveis elevados, pode surgir o câncer, que nem sempre é maligno. Caso seja encontrada alguma alteração, é necessário fazer a biopsia.

Atualmente, existem tratamentos eficazes disponíveis, mas vale lembrar que quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. Por isso, mantenha suas consultas médicas em dia.

AS CHAVES PARA A PREVENÇÃO DA DOENÇA

Além da visita ao médico para a realização dos exames preventivos, é importante evitar o consumo de álcool e tabagismo, além de praticar atividades físicas por, pelo menos, 30 minutos diariamente. Isso se justifica porque o sobrepeso também é um dos fatores de risco. Mas, além do exercício, investir em uma alimentação saudável é um passo importante para a manutenção da saúde.

“O estilo de vida como um todo conta muito para o desenvolvimento e desfecho da doença. Nesse sentido, boas escolhas alimentares exercem papel primordial para o bom funcionamento do sistema imunológico, que, quando fortalecido, terá maiores chances de combater o que for preciso, protegendo o organismo”, destaca a nutricionista e consultora de Jasmine, Adriana Zanardo.

câncer de próstata

7 DICAS PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA NO DIA A DIA 

Para melhorar as respostas do sistema imunológico, prevenir a doença e manter a eficácia durante o tratamento, aplique essas 7 dicas de Jasmine em seu dia a dia:

    • Opte por incluir mais alimentos nutritivos e menos alimentos processados em suas refeições – As verduras, legumes, frutas e grãos integrais são excelentes opções, além de castanhas, sementes, azeite e peixes;
    • Reduza o consumo de carne vermelha – A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo de 300g por semana. Vale também limitar ao máximo a ingestão de carnes processadas (curadas, salgadas, fermentadas e defumadas);
    • Invista em alimentos ricos em ômega 3 – O nutriente possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que pode auxiliar na diminuição do risco da patologia. Essa gordura benéfica está presente na linhaça e na chia;
    • Acrescente fibras à sua dieta – Uma microbiota intestinal saudável contribui para a defesa do organismo. As fibras estão presentes em verduras, legumes, frutas, sementes e grãos integrais diversos como aveia e quinoa;
    • Valorize mais a vitamina E – O nutriente tem sido eficaz na inibição do crescimento de células cancerígenas da próstata. Esse tipo de vitamina está presente no gergelim e linhaça, bem como nos vegetais folhosos verdes escuros (espinafre, couve e agrião), entre outros;
    • Na dúvida, inclua tomate em suas refeições – Os estudos científicos mostram que a ingestão de licopeno (presente no tomate) ao longo da vida pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata, pois o composto bioativo possui atividade anticancerígena, prejudicando a formação e a multiplicação das células afetadas. O alimento contribui, ainda, durante a fase de tratamento da doença;
    • Evite o excesso de gordura – O consumo limitado de gordura saturada pode auxiliar na prevenção do câncer e de outras doenças. Assim, é importante fazer a troca de frituras, empanados e produtos ultraprocessados por opções mais saudáveis.

E aí, gostou das dicas? Se cuidar é o caminho para termos bem-estar, uma vida saudável e mais leve.

Um super beijo, Gardens

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?