[gtranslate]

Efeito do coronavirus nos investimentos. O que faço?

Você já parou para pensar no efeito do coronavirus nos investimentos? Esta pergunta tem causado verdadeiros calafrios em meio a esta pandemia. Muitos investidores estão pirando literalmente ao ver seus ativos, construídos com tanto suor, tendo picos constantes de queda. Mas, calma! Muita calma nessa hora.

É preciso analisar com muita prudência o cenário antes de tomar qualquer ação. Definitivamente, não é o momento para fazer revoluções em sua carteira de investimentos, caso seja diversificada. O cenário de incertezas diversas para os próximos meses pede muita inteligência emocional e raciocínio a longo prazo. Não é hora de se descabelar, é hora de aguardar pacientemente que as coisas voltem ao eixo possível pós toda crise impactada pelo coronavirus.

Caso esteja em seus planos fazer análises mirabolantes e correlacionadas entre investimentos e coronavirus, reflita. Não é porque as ações de uma empresa sólida despencaram que você terá lucratividade futura na compra de papéis dela neste momento. Não sabemos quais empresas continuarão saudáveis a curto e a médio prazo. Além disso, apostar a cobertura do risco em uma eventual garantia dos até R$ 250 mil previstos no FGC – Fundo Garantidor de Crédito pode não ser uma boa ideia. 

MAS E O EFEITO DO CORONAVIRUS NOS INVESTIMENTOS?

O QUE FAZER COM MINHA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS?

Antes de mais nada é necessário avaliar sua carteira de investimentos. Se você acompanha o blog há alguns anos, sabe que aconselhamos nossos leitores a ter uma carteira diversificada. É importante e prudente ter uma boa parcela de seus ativos entre aplicações de renda fixa e ouro, deixando uma parcela menor em multimercados e ações, caso não tenha estômago para correr risco. Além disso, dentro dos investimentos em renda fixa, é recomendável que parte deste valor esteja em títulos de liquidez imediata, justamente para cobrir qualquer emergência.  

Não mexer em absolutamente nada enquanto a situação não normalizar é uma atitude prudente, mesmo que esteja tendo devaneios com as fortes quedas dos últimos dias. Não é hora de mexer ou de “realizar o prejuízo”. O momento pede paciência, a não ser que tenha uma carteira totalmente composta por fundos multimercados e de ações (o que é um tiro no pé, caso não seja especialista no assunto). 

Se for resgatar algo a curtíssimo prazo, mexa no dinheiro que está em seus investimentos de renda fixa (exceto crédito privado).

ONDE APLICO MEU DINHEIRO NESTA CRISE?

Se puder aplicar em ouro e fundos de renda fixa que não tenham crédito privado na composição (há alguns fundos com rentabilidade negativa), faça. Lembre-se, o melhor investimento em qualquer cenário é e sempre será sem dúvida alguma o ouro. 

E SE NÃO TIVER DINHEIRO?

Se não tiver dinheiro aplicado ou estiver com a grana curta, é hora de avaliar seus gastos. Onde tem colocado o seu dinheiro? Não dá para poupar ao menos uns R$ 200, por mês? É hora de avaliar o que é essencial e supérfluo, de verdade. 

QUEM ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO CONFORTÁVEL NESTE MOMENTO?

Apesar de estar surtando por dentro, quem tem a carteira diversificada, títulos com liquidez imediata e tem uma renda mensal está certamente em uma situação confortável. Não é momento para histeria, tem que esperar e segurar os nervos. 

Além disso, muitos estão ganhando bem com fundos atrelados ao câmbio ou a certos multimercados, mas será que este cenário se alongará por muito tempo? Claro que esta modalidade está rendendo frutos há muito tempo, mas é necessário monitorar a todo momento. 

RECADO AOS ESCLARECIDOS NO ASSUNTO

Se você é um investidor assíduo, que vive intensamente e acompanha na vírgula o mercado de ações e outras opções de investimentos, claro que não serei eu que falarei para você não fazer isso ou aquilo. Você já tem o perfil de certo risco no sangue. Este texto é voltado às pessoas que não se enquadram neste perfil).

Quer ler mais conteúdo sobre Investimentos aqui no blog, leia aqui.

Saiba quais são os 100 fundos que se deram bem neste cenário, clique aqui.  

QUER MAIS DICAS PARA ENFRENTAR A QUARENTENA?

O QUE FAZER NA QUARENTENA PRA NÃO PIRAR?

RECEITAS PARA COZINHAR NA QUARENTENA?

COMO USAR O ADESIVO EM CASA DO INSTAGRAM?

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?