Antes de começar, uma pergunta: Será que vocês também trocaram o Fique Bem pelo Continue Bem?
Apesar de muitos usarem como expressão de alento ainda o Fique Bem, acredito que já passamos da fase de ficar e estamos há algum tempo na fase de continuar da melhor forma possível. Por isso, tenho usado muito a expressão Continue Bem no final de cada conversa.
Ainda que muitos sigam em home office, outros tenham retornado vagarosamente a rotina de escritório part time e outros muitos estejam na linha de frente dos serviços essenciais, o tal do “novo normal integral” para todos nós é inevitável, mesmo que em momentos diferentes. Por isso, é preciso caminhar com serenidade, empatia e sabedoria para lidar com o cenário de incertezas que temos e teremos pela frente.
Já são mais de três meses ou 110 dias em isolamento social (como preferir), onde tivemos tempo para fazermos n reflexões e tomarmos (e/ou amadurecermos) n decisões. O momento agora é de seguir com uma rotina adaptada à nova realidade e preparar-se, juntamente com a família de sangue e corporativa, para o movimento de retomada, mas sem pânico.
Não é, não está e não será fácil para ninguém seguir, mas a corrente de apoio mútuo por meio de um gesto de carinho virtual daqui e vários outros gestos acolá tem que continuar com a mesma intensidade. São eles que dão e darão forças para que cada um de nós continue bem, inclusive nos dias mais difíceis.
Além disso, é necessário estar com nossas válvulas de escape diárias a todo vapor para que este período tão sensível seja o mais leve, respeitoso e harmônico possível. Como sempre digo em minhas mentorias de descompressão, além de estarmos com nossa sanidade mental em dia, cada um de nós terá papel determinante na retomada de todos. Por isso, a exemplo do que fiz nos textos de início da quarentena, listo abaixo algumas dicas para terem rotinas mais leves.
DICAS DO FIQUE BEM PARA O CONTINUE BEM
- Leia bons livros
- Pinte, desenhe, borde, cozinhe
- Que tal montar um quebra cabeças?
- Elogie amigos e colegas do trabalho, mostre que se importa com cada um deles
- Faça o bem e apoie os que precisam
- Escreva sobre boas recordações ou situações inusitadas, sem compromisso de publicação
- Resgate foto antigas, de momentos diversos e compartilhe com as pessoas que estão contigo
- Dance de qualquer jeito suas músicas prediletas
- Se não gosta de dançar, coloque fones de ouvido e ouça sua playlist favorita
- Dê pausas, olhando para o horizonte ou para o céu, sem pensar em absolutamente nada. Deixe a mente fluir…
- Cuide ou comece a plantar uma mini horta em casa e tenha várias plantas. Dar nome às plantas e acompanhar sua evolução é engraçado e interessante.
- Fuja ao máximo de redes sociais como o Instagram. Procure assistir banalidades no YouTube ou na TV
- Não atrele o conceito de home office ao isolamento social, assim como a um conceito restritivo como uma dieta, por exemplo. Pense nas boas coisas que já produziu e o que de melhor levará deste processo.
Incorporar alguns destes hábitos em suas rotinas podem ajudar a terem maior equilíbrio emocional não só durante o isolamento social.
Lembre-se: não é uma fase fácil para ninguém, mas é necessário de alguma forma praticarmos algumas válvulas de escape para termos cada vez mais bem-estar em nossas vidas.
Continue bem cada um de vocês! Se precisarem, só chamar 🙂
Vamos juntos!