Benefícios da meditação na saúde física e mental

Você sabe quais são os benefícios da meditação na saúde física e mental? Como parte da minha caminhada no Yoga, tenho meditado cada vez mais. Aqui no blog, escrevi uma séries de textos sobre meditação, mindfullnes etc. Entretanto, hoje quero dividir minha experiência com a prática, mas que também te ajudará com toda certeza.

No meu caso em específico, coloquei com uma das minhas metas meditar com frequência mínima de quatro dias na semana, mas confessarei a vocês. Nestes dias de confinamento, tenho excedido a meta de forma permanente. Há dias que medito 2 vezes. O motivo do aumento não é só pelo fato de adorar praticar atividades físicas, mas também pela importância para o desenvolvimento mental. Afinal, o universo diariamente nos desafia a ter ter cada vez mais equilíbrio, assim como para enfrentar os obstáculos e as surpresas do dia a dia.

A meditação é uma das ferramentas mais importantes nesse aspecto, já que te estimula a ganhar controle dos seus pensamentos e emoções. Além disso, espanta a ansiedade e a depressão, assim como promove auto-conhecimento e aprimora sua consciência e sua união com o universo. Para iniciar a prática, porém é necessário somente poucos minutos diários, mas com muitos benefícios.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

1 – BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: MELHORA DO SONO

Vou começar logo por um que acredito interessa a você, a melhora do sono. Quando meditamos, aquietamos a mente e controlamos o fluxo dos nossos pensamentos. Além disso, desaceleramos física e mentalmente, nossos batimentos cardíacos ficam mais lentos. Conclusão: noite de sono garantida! Por isso, quando estou com dificuldade para dormir, sento e medito por alguns minutos. É tiro e queda.

Saiba como domesticar seus pensamentos saltitantes, o Monkey Mind

2 – CONTROLE DA ANSIEDADE: DIGA TCHAU A DEPRESSÃO E AO STRESS

Novamente, controle e aquietamento da mente ajudam a espantar pensamentos negativos . “Diversos estudos já mostraram que a prática fortalece o cérebro, tonalizando-o e preparando para receber melhor as dificuldades do dia a dia”, explica Sedamar Marques, especialista em inteligência emocional (fonte terra.com.br). Além disso, a meditação tem efeito direto na produção dos hormônios relacionados ao bem estar e prazer. Entre eles endorfina, dopamina e serotonina. Com essa tríade equilibrada, não tem mau humor nem tristeza!

3 – BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: CORAÇÃO EM FORMA

Um dos benefícios da meditação comprovado cientificamente é a redução dos problemas cardíacos. Estudos mostram que aqueles que aderiram a técnica tiveram 47% menos ataques cardíacos, derrames cerebrais e mortes, quando comparados aos demais que não meditavam (fonte terra.com.br).

4 – GANHO DE CONCENTRAÇÃO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Costumo dizer que os minutos dedicados a meditação, te renderão o dobro. E não estou sozinha. Já se sabe que nosso cérebro se transforma com as práticas meditativas. Existem estudos científicos que demonstram que o cérebro de pessoas que meditam são mais saudáveis e tem maior agilidade de raciocínio. Além disso, a meditação é capaz de ativar determinadas áreas do cérebro, criando novas conexões neurais. Quando estou com dificuldades de concentração e sinto que minha mente está muito dispersa, paro, desligo, fecho os olhos e medito. Sinto a diferença imediatamente. Uma mente tranquila é uma mente mais focada e produtiva.

5 – BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: MELHORA DA IMUNIDADE

Em tempos de pandemia, é importante estarmos com a imunidade em dia. E uma das formas de melhorar a sua, é meditando. O estudo “Alterações no cérebro e função imunológica produzidos pela Meditação Mindfulness” avaliou os efeitos da meditação em um programa de 8 semanas, mas aplicado em profissionais saudáveis. O resultado? Aumento significativo na imunidade dos participantes que meditavam em comparação ao grupo dos não meditadores.

6 – BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: ESTIMULA A CRIATIVIDADE

Ser criativo significa ouvir a voz interior, assim como ouvir seu coração e  ouvir a sua intuição. Entretanto, uma cabeça com uma avalanche de pensamentos não te permite isso. Você precisa de auto-conhecimento e aquietamento da mente. E isso é possível através da meditação. Treine a sua mente e ouça sua voz interior. Hoje em dia, sou uma pessoa mais centrada, mais confiante, mais feliz e, sim mais criativa. Tenho desenvolvido outras capacidades, estando aberta a novidades, mas sempre tentando dar meu toque pessoal. As aulas online de Superioga são prova.

7 – REGULAGEM DOS HORMÔNIOS E GARANTIA DA SAÚDE FÍSICA

Diversos estudos já comprovaram que um dos benefícios da meditação é o equilíbrio emocional por meio da regulação dos níveis hormonais de cortisol. Além disso, este hormônio é um dos responsáveis pela produção de gordura abdominal. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou o efeito positivo da meditação relacionado às alterações hormonais. Mexem tanto com a metabolização de gorduras quanto com a regulação do apetite, tanto na questão fisiológica como psicológica (controle da ansiedade). Fonte: Careplus 

Você tinha ideia destes benefícios da meditação? Pense nisso e comece a praticar! Cinco minutos por dia já lhe trarão muitos benefícios. Experimente!

Namastê!

GOSTOU DO POST SOBRE OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS 

Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Superioga – força e concentração para a vida
Queda de hormonios
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
O poder da gratidão

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?