Flutuação: Benefícios de flutuar em um tanque de privação sensorial

Eu e Gardens fomos conhecer e claro, experimentar uma sessão de flutuação na Flutuar Float Center, que fica numa casa espaçosa no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Antes de contar nossa experiência, vamos falar um pouco sobre os benefícios. Flutuar em um tanque de privação sensorial é uma experiência única que oferece inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Essa prática, também conhecida como terapia de isolamento, proporciona um ambiente tranquilo e livre de estímulos externos, permitindo que você se desconecte do mundo exterior e mergulhe em um estado profundo de relaxamento. Além disso, a adição de sal amargo, também chamado de sal de Epsom, à agua dos tanques de flutuação, possibilitam a flutuação do corpo sem nenhum esforço, proporcionando uma sensação de relaxamento e um conforto muito diferente, potencializando ainda mais os efeitos terapêuticos.

Principais benefícios de flutuar em um tanque de privação sensorial

Melhora da saúde mental e emocional

A flutuação em um tanque de privação sensorial é muito conhecida por seus benefícios na redução do estresse e da ansiedade. O magnésio presente no sal de Epsom atua como um relaxante natural, ajudando a equilibrar os níveis de neurotransmissores responsáveis pelo humor, como a serotonina. A privação do sentidos, por sua vez, promove aquietamento da mente, que entra em estado de meditação Dessa forma, a flutuação é uma opção eficaz para quem busca aliviar os sintomas da depressão, ansiedade e estresse.

Relaxamento muscular aprofundado

O sal amargo ou sal de Epsom tem propriedades relaxantes que aliviam a tensão muscular, promovendo um relaxamento profundo durante a sessão de flutuação. O magnésio do sal é absorvido pela pele, auxiliando na redução da inflamação e no relaxamento dos músculos. Isso é especialmente benéfico para atletas, pessoas com dores crônicas ou aqueles que desejam aliviar o estresse físico acumulado.

Desintoxicação e circulação sanguínea

O sal amargo também é conhecido por suas propriedades desintoxicantes. Durante a flutuação em um tanque de privação sensorial os poros da pele se abrem, permitindo que o magnésio e o sulfato sejam absorvidos, auxiliando na remoção de toxinas do corpo. Essa desintoxicação pode ajudar a melhorar a função renal e hepática, estimulando a eliminação de substâncias indesejadas e promovendo uma sensação de bem-estar geral. Além disso, o relaxamento profundo da flutuação conduz à dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial.

Melhora da qualidade do sono

Quem sofre com problemas de sono, como insônia e dificuldade em relaxar antes de dormir deve experimentar a privação sensorial e o relaxamento da flutuação. O magnésio do sal de Epsom auxilia na regulação dos ritmos circadianos e na produção de melatonina, o hormônio do sono. Além disso, o relaxamento profundo alcançado durante a sessão de flutuação prepara o corpo e a mente para uma noite de sono tranquila e reparadora.

Como foi flutuar no tanque de privação?

É recomendável chegar 15 minutos antes do horário agendado, para poder se trocar sem pressa ou já ir preparando a mente e o corpo pra sessão, tomando um chazinho no espaço confortável da recepção. A sessão é individual, e cada tanque ocupa uma sala diferente. Cada sala conta com box de banho, shampoo, sabonete, toalha, e tudo o que é necessário para a sessão. Você pode flutuar com roupa de banho ou como veio ao mundo (sua escolha).

Flutuação e privação sensorial
A câmara de flutuação é linda, parece saída de um filme de ficção científica (Foto: Flutuar FC)

O tanque é muito bonito esteticamente, parece uma nave espacial dessas que vemos em filmes futurísticos. A água é aquecida, são fornecidos protetores auriculares e uma boia para apoio da cabeça. Logo de cara você já percebe a densidade da água, uma leve viscosidade. A sensação é muito interessante, pois é como se a água te empurrasse para cima. Parece realmente que você está deitado em um colchão muito macio. Recomenda-se fechar a porta totalmente para isolar todos os sons externos. E no meu caso, funcionou, ainda mais com os protetores auriculares. Dentro do tanque de privação, também por recomendação, desliguei as luzes internas (há a opção de cromoterapia, em que uma luz suave vai alternando de cor). Então mergulhada na escuridão e no silêncio, a primeira coisa que notei foi o som do meu coração e da minha respiração. Imediatamente comecei a prestar atenção na minha respiração. Fiz alguns minutos de pranayama (técnicas de respiração).

Não me demorei na respiração, pois logo passei a perceber as sensações do corpo. A privação sensorial me fez ficar um pouco confusa, tendo que me esforçar para tentar entender se meu corpo estava flutuando ou se estava submerso. Tentei permanecer imóvel durante toda a sessão e consegui, houve vários momentos em que a sensação era de estar flutuando no ar (e não na água), de tão leve e relaxada que eu estava. Realmente uma sensação que lembra alguns estados de meditação, em que nosso cérebro consegue reproduzir mentalmente a sensação de leveza. Eu realmente relaxei a ponto de não pensar em nada, em nenhum compromisso, nenhum problema, nada. Perdi totalmente a noção de tempo. Cheguei a adormecer profundamente e sonhar por alguns minutos.

Ao pesquisar um pouco antes sobre a experiência, vi o termo “volta ao ventre”, e realmente
é essa sensação que, ao se permitir realmente relaxar, te traz. Você se sente completamente envolto, protegido, aquecido e consequentemente relaxado.

Flutuação com privação sensorial
A Flutuar oferece estrutura completa para a sessão de flutuação, mas seja sustentável e traga sua própria toalha (fotos: Acervo NPD e Flutuar FC)

Acordei com a música de fundo, e tive de fazer um grande esforço para entender se a música era da minha cabeça ou se era real. Infelizmente era! hora de voltar a realidade, tomar uma ducha e encarar a vida, mas a parte boa é enfrentar tudo isso, com o corpo e a mente relaxados e energizados. Eu, super recomento essa experiência, de verdade!

Quem pode, quem não pode

A boa notícia é que quase todos podem, até gestantes se beneficiam da flutuação! a prática só não é recomendada para pessoas com algum transtorno mental como esquizofrenia, ou também para aqueles com algum problema de pele (o sal amargo pode arder, apesar de ser muito cicatrizante).

Depoimento Gardens

“Foi a minha primeira vez na Flutuar e gostei muito. No pós flutuação, senti uma melhora na qualidade do sono, na pele, humor e também no intestino. Não dormi como a Luci, mas durante a minha uma hora dentro do tanque de privação, aproveitei para relaxar e aproveitar o momento. Para uma pessoa ansiosa como eu é uma baita evolução. Quero voltar em breve e repetir a experiência, mas com a dobradinha com a massagem pós flutuação.

Luci, obrigada por apresentar a Flutuar a todos nós! E, muito obrigada ao Tobias por ter nos recebido tão bem!”

Por fim:

A flutuação em um tanque de privação sensorial já é uma prática terapêutica amplamente reconhecida pelos seus benefícios de relaxamento e bem-estar. O relaxamento muscular aprofundado, a desintoxicação e purificação, a melhora da saúde mental e emocional, e a promoção de uma melhor qualidade do sono são apenas alguns dos benefícios que podem ser alcançados com a flutuação. Portanto, se você está em busca de uma terapia holística para cuidar do seu corpo e da sua mente, flutuar em um tanque de privação sensorial com sal amargo é uma excelente opção, além de ser uma experiência muito interessante. Agende um horário e permita-se desfrutar de todos esses benefícios.

Quanto custa?

A sessão de 60 minutos tem valor de R$ 200,00.
Agora em Julho, por conta das férias, a Flutuar oferecerá alguns pacotes com desconto:
Segundas, terças e quartas, 50% de desconto no combo que inclui 1 sessão de massagem
Quinta e sexta: combos com desconto para casal
Vale Flutuação para presente: R$ $180 (utilização em até 4 meses da data da compra)

Flutuar Float Center
Site: https://loja.flutuar.me/
Contato e agendamento: reservas@flutuar.me
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1803 Pinheiros, São Paulo

GOSTOU DO TEXTO SOBRE A FLUTUAÇÃO EM TANQUE DE PRIVAÇÃO?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

MINDFULNESS: A MEDITAÇÃO QUE VAI TE SURPREENDER

PROBLEMAS PARA DORMIR

10 SINAIS DE QUE VOCÊ SE SABOTA NOS TREINOS

MELHORES APLICATIVOS FITNESS PARA TURBINAR SEU TREINO E DIETA

 

Crédito da foto de capa:

Cápsula de flutuação do Flutuar Float Center (Flutuar Float Center/Divulgação)

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?