Mindfulness, a meditação que vai te surpreender! Sabe o motivo pelo qual digo isso? Nada mais é que a meditação do “aqui agora”. A prática é focada no exato momento e é muito bem aceita até por aqueles que não gostam de meditar. A lista de benefícios é tão longa que vai ficar difícil falar tudo em um post só, mas vou tentar!

Neste mundo multitarefa, quem aí não tem diariamente a sensação de que não vai dar conta de todas as tarefas do dia? Que termina o dia cheio de ansiedade, estresse e desmotivação? Além disso, que acha natural se queixar da correria e do cansaço e, sempre termina o dia pensando em como dar um jeito nessa rotina de maluco? É aí que a prática se diferencia das demais.

Trata-se de uma técnica de meditação focada no agora, na atenção plena ou consciência plena. Desenvolvida especialmente para amenizar a correria do dia a dia, melhora os níveis de estresse, assim como ajuda no controle da ansiedade e depressão. Seus efeitos são percebidos em sessões que podem ser de um minuto apenas.

giphy 1

COMO É UTILIZADO O MINDFULNESS?

A Mindfulness tem sido utilizada nas pesquisas atuais sobre meditação, pois é uma técnica bem simples e que pode ser praticada sem viés religioso. Os benefícios para a saúde são amplos, pois a meditação ativa uma resposta de relaxamento no nosso corpo, fazendo com que ele funcione adequadamente. Essa resposta de relaxamento desarma a resposta de estresse, que nos dias tumultuados de hoje, está sempre ligada, trazendo enormes prejuízos para nossa saúde. Além disso, a meditação proporciona um estado fisiológico de menor consumo de oxigênio, ativa áreas cerebrais ligadas à atenção, assim como melhora o sono, otimiza a produção saudável de hormônios, o bom funcionamento do sistema cardio-respiratório e todo um cortejo de efeitos fisiológicos.” é o que explica o especialista na técnica, Salvador Hernandes. Fonte: Diário da Região 

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

Vamos ver alguns dos principais benefícios que vem sendo ligados ao Mindfulness:

Controle e consciência dos pensamentos: Você sabe que muitas vezes a gente se sabota? Praticando o Mindfulness você passa a ter consciência e controle dos seus pensamentos, evitando a auto-sabotagem!

Auto controle: ao desenvolver o foco e consciência dos seus pensamentos, o auto controle vem de brinde! E você consegue controlar suas emoções e raciocinar melhor.

Controle do stress: a prática ativa o modo “ser” da mente, que traz relaxamento, tirando-a do estado de “agir”, que está diretamente associado á ação e reação e também ao stress.

Auto conhecimento: durante as práticas você ganha consciência física e emocional, passando a se conhecer melhor e assim identificando seus pontos fortes e fracos.

ALÉM DISSO…

Ganha jogo de cintura: ao evoluir na prática é visível a melhora nos relacionamentos pessoais e de trabalho, o auto controle, o controle do stress e o auto conhecimento mudam seus relacionamentos interpessoais para melhor!

Foco: focar nas atividades vai ficar cada vez mais fácil, você vai ficar mais eficiente, tomar decisões mais certeiras, já que seus pensamentos fluirão naturalmente.

Tchau depressão: ao entrarmos no estado de meditação, ativamos processos químicos cerebrais e passamos a produzir os hormônios que evitam a depressão

Sono melhor: a meditação feita de manhã, acorda a mente e a prepara para o dia a dia, quando feita à noite, relaxa, e acalma os pensamentos, garantindo uma noite de sono tranquila.

MAS COMO PRATICAR O MINDFULNESS?

giphy 2

A prática é muito simples, e mesmo aqueles que nunca meditaram (ou tentaram meditar) podem realizar. É fácil encontrar diversos vídeos tutoriais na internet, assim como uma grande variedade de aplicativos de smartohone com áudios que te guiam durante todo o processo, que como eu falei, podem ser feitos em até um minuto!

Tenho praticado utilizando um aplicativo chamado Calm (dei detalhes aqui). Lá você pode escolher o tema da prática (bem estar, relaxamento, etc), o tempo (sessões de até 20 minutos) e também o tema (chuva, passarinhos, mar etc).

EXERCÍCIOS – MINDFULNESS

Alguns exercícios muito simples que eu sempre faço são estes aqui e podem ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora (no trânsito e até durante o xixi no banheiro..rs!). Você só precisa encontrar uma posição agradável. Pare por um instante e:

  • Respire! Durante encontre uma posição confortável e durante 1 ou 2 minutos feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Se puder, controle sua inspiração contando até 4, e expirando em outros 4. Aos poucos, vá aumentando a contagem para 6 ou 8 tempos.
  • Saboreie algo! Pode ser um quadradinho de chocolate. Sente-se numa posição confortável, dê uma mordida no chocolate, feche os olhos e concentre-se nas sensações que o chocolate provoca em você. Analise tudo… é amargo ou doce? Derrete? Tem pedaços de nozes?

ALÉM DISSO…

  • Ouça uma música! escolha uma música que você goste, feche os olhos e preste atenção somente na música. Concentre-se em cada um dos instrumentos, preste atenção na voz do vocalista, nas outras vozes, na letra da música e no que ela te provoca
  • Scaneie seu corpo! após respirar calmamente umas duas vezes, comece a prestar atenção no seu corpo. Comece pelos seus pés, perceba a sensação do toque do sapato, do peso do corpo, suba para as pernas, perceba o contato com a cadeira, o toque da roupa, suba para a barriga, perceba a respiração, subindo e descendo, vá escaneando cada parte do seu corpo, prestando atenção as sensações de cada região, até chegar na cabeça.

Se alguma distração, pensamento ou preocupação aparecer durante a prática, não tem problema, não desanime, é assim mesmo. Simplesmente perceba, e a deixe passar, sem se prender ou julgar, voltando a prática novamente.

Estas são apenas algumas idéias… Sinta-se livre para misturar ou encaixá-los em sua vida como quiser. A princípio, estes exercícios podem parecer muito simples, mas você vai se surpreender com os resultados. Ah descobriu porque está na moda, não é? Afinal, com a vida corrida de hoje em dia, muitas vezes é impossível pararmos tudo ao nosso redor, acharmos um canto tranquilo para podermos meditar. Tenta e me conta!

IMG 20160207 WA0007
Uma fugidinha para o Templo Zu Lai em Cotia

Namastê!

Créditos:
Gif: https://giphy.com
Foto de capa: http://www.generationo.rocks

TÁ NA MODA, NÉ?

Ah descobriu porque está na moda nao é? Afinal, com a vida corrida de hoje em dia, muitas vezes é impossível pararmos tudo ao nosso redor, acharmos um canto tranquilo para podermos meditar.

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?