[gtranslate]

Litoral Norte de São Paulo: roteiro de carro

O litoral norte de São Paulo é um dos roteiros de carro que mais faço e que mais gosto de fazer. Inúmeros são os motivos, que vão desde sua beleza até a infraestrutura das cidades. É certamente uma costa litorânea que muitas pessoas fora do Estado não conhecem muito a fundo, mas que se apaixonam de primeira.

Para quem quer realmente explorar as praias do litoral norte de São Paulo, assim como suas cachoeiras e trilhas, tem que fazer esta viagem de carro. O trecho de mar é praticamente todo feito pela estrada Rio Santos, o que inviabiliza e muito a locomoção em outro tipo de transporte. Claro que se for a Ubatuba e ficar em uma determinada região dá pra ir de ônibus, por exemplo. Mas ficará muito limitado com as logísticas, horários etc. 

Se você não tem carro e quer economizar, deixo aqui uma recomendação. Fora de São Paulo, utilizo muito o site da Rentcars, que mostra um comparativo de preços de várias locadoras. Nele, há a possibilidade de reservar online e ainda parcelar. Faça sua cotação e veja se é viável pra você!

Embora as cidades do litoral norte norte de São Paulo serem cinco, o roteiro de carro que gosto de fazer cobre somente as cidades de São Sebastião e Ubatuba. Nada contra as demais, mas além da costa litorânea ser composta por centenas de praias, nestas duas é que estão as paisagens que mais gosto.

NA VERDADE…

minha rota normalmente ultrapassa esta região. Quase todos os anos saio de São Paulo direto para o Rio de Janeiro. De lá ou vou para Búzios e desço para Niterói ou fico mais dias no Rio de Janeiro e Niterói e sigo passando por Angra dos Reis, Paraty até chegar em Ubatuba, São Sebastião e terminar no Guarujá.

Este roteiro são de aproximadamente 15 dias porque já conheço cada um dos cantos e suas particularidades, mas bora focar! Depois escrevo um texto com esta rota completa, que recomendo muito. 

litoral norte de São Paulo

QUAIS SÃO AS CIDADES DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO?

As cidades do litoral norte de São Paulo são Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. É nesta costa que estão lugares badalados como Riviera de São Lourenço (Bertioga) e a Praia de Maresias (São Sebastião), por exemplo. 

QUAIS SÃO AS PRAIAS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO?

Há uma infinidade de praias em cada uma das cidades desta costa. Por isso, não dá citar cada uma das praias do litoral norte de São Paulo. Fiz um texto individual que cita as de São Sebastião, assim como de Ubatuba e todas as particulares de cada uma destas cidades. Mas claro que deixo aqui dica de ao menos uma praia em cada um das outras.

Em Bertioga, visite a Riviera de São Lourenço. Já em Caraguatatuba não deixe de ir a Praia de Tabatinga e da Cocanha. Para Ilhabela, gosto de muitas, principalmente, da Praia do Bonete, mas se prepare com antecedência para os borrachudos (não adianta levar off porque os maledetos são profissionais rs). Se quiser saber qual são as melhores praias do litoral de São Paulo na minha opinião, clique aqui

LITORAL NORTE DE SÃO PAULO: ROTEIRO EM SI

Bom, depois de explicar o que normalmente faço, assim como explicar porque São Sebastião e Ubatuba são minhas cidades queridinhas neste lado praieiro de São Paulo, bora para sugestão de roteiro? Se morar em São Paulo, pode fazer esta rota em finais de semana ou feriados diversos, por exemplo.

Entretanto, uma atenção deve ser tomada. O trânsito em tempos de verão e feriado é absurdo. Por isso, a escolha da hospedagem e dos destinos em que vai é crucial para não ficar mais tempo no carro que curtindo as belezas da região, ok?

+ Contrate seu seguro viagem com desconto exclusivo para leitores

LITORAL NORTE DE SÃO PAULO: SÃO SEBASTIÃO – 4 NOITES E 5 DIAS 

Para chegar em São Sebastião partindo de São Paulo você pode pegar diversas estradas. O ideal é checar no GPS qual está com o trânsito melhor. Sinceramente, gosto de ir pela Rodovia dos Imigrantes e depois pegar a Piaçaguera com a Rio Santos. Uma especial atenção aos limites de velocidade espalhados, principalmente, na Rio Santos. Se não conhecer a estrada, recomendo que a pegue de dia.

Como expliquei no texto que fiz sobre as praias de São Sebastião, para conhecer com calma as belezas desta cidade o ideal é reservar duas noites em uma região e outras duas noites em outra. Assim, evitará os congestionamentos, além das subidas e descidas da estrada. Não é legal ficar parada em um rampa da Rio Santos…rs. Não falo por mim, mas nunca se sabe quem está na sua frente ou traseira. 

litoral norte de São Paulo

+ 2 DAS NOITES EM SÃO SEBASTIÃO

Se começará o roteiro até Ubatuba em São Sebastião, reserve duas noites em Juquehy (Juqueí) ou Barra do Sahy. Em Juquehy terá muito mais opções de pousadas, assim como de hotéis e restaurantes, certamente. Entretanto, aos finais de semana, fica tudo muito cheio.

Caso prefira paz no litoral norte de São Paulo, se renda a Barra do Sahy, que é a minha praia predileta em São Sebastião. O local respira arte e tem um caminho recheado de grafites. Durante estas duas noites e três dias visite as praias de Cambury (Camburi), Camburizinho, Juquehy, Baleia e a Praia da Barra do Sahy. Mas reserve o melhor dia de sol para estar no final da tarde na Barra do Sahy e ver o por do sol de lá, é inesquecível!

ONDE FICAR?

Entre as opções de hotéis e pousadas em Juquehy (Juqueí), recomendo: Chez Louise et LouisJuquehy La Plage HotelPousada Moryba, assim como Juquehy Hotel e Pousada Tô na Praia.  

+ Outras opções em Juquehy no Booking para evitar perrengue! 

+ Confira também opções de casas e apartamentos 

Já na Barra do Sahy, estão Pousada AroeiraPousada Refúgio Port SahyHotel Aldeia de Sahy Pé na Areia.

+ Outras opções na Barra do Sahy com boa pontuação no Booking! 

+ Confira também opções de casas e apartamentos 

Para jantar ou badalar, prefira Juquehy e Camburi (Cambury), que é onde estão as melhores estruturas. Infraestruturas de praia há boas opções em todas. Lembrando, caso não seja de São Paulo, por aqui dificilmente te cobrarão cadeiras e guarda sol (ou barraca). Normalmente, vejo cobrar nos beach clubs ou estruturas com mais frescura.

VOLTANDO…

Você pode até perguntar: nossa, mas 5 praias em 3 dias? Sim, todas elas merecem pelo menos meio dia para conhecer e aproveitar. Além disso, há belas surpresas pelo caminho. No último dia, já se prepare para partir no começo da tarde rumo a badalada Praia de Maresias.

OUTRAS 2 NOITES EM SÃO SEBASTIÃO

Aqui você pode se dividir ficando uma noite em Maresias e outra em Toque Toque ou duas noites em Maresias, por exemplo. Como a distância entre um ponto e outro é de no máximo 15 quilômetros, vai depender muito da sua vontade de trocar de hospedagem e da época que vai. Se for passar só um final de semana, vale a pena escolher um local só. Agora, se fizer o roteiro de praias e depois partir para Ubatuba, é lógico dormir cada dia em um lugar pra não ter que voltar.

Passe a primeira tarde em Maresias, curta a badalação, tente descobrir onde está a casa do Gabriel Medina (rs) e durma por lá. Há ótimas opções de bares, restaurantes e baladas por aqui. É a tribo dos mais engomadinhos e abastados, mas também dos que curtem praia e surf, com certeza. 

NOS OUTROS DIAS…

se delicie da bela Paúba, vá a tarde para a Praia de Santiago. No dia seguinte, curta as praias de Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande.

Nesta região, reserve um dia para contemplar o por do sol da Praia de Santiago. Entre elas, é uma das mais tranquilas no quesito pessoas, além de ter uma extensa faixa de areia. Durante a temporada, a turma do camping deixa uma parte reservada para estacionamento (caro), mas se der sorte, dá pra achar uma boa vaga em um de suas poucas ruas. Por falar em estacionar, Pauba é chata pra isso, se prepare. 

ONDE FICAR?

Os hotéis que recomendo em Maresias são: Residencial Maresias Suítes e ChalésCasa KaBeach Hotel MaresiasCanto do Mar Maresias, assim como Pousada Azul Banana Trip Maresias Suítes.  

+ Outras opções em Maresias com boa pontuação no Booking! 

+ Confira também opções de casas e apartamentos 

Em relação a hospedagem, há um outro local nesta região que as pessoas procuram por conta da relação custo x benefício que é Barraqueçaba. Fica entre Maresias e Toque Toque e pode ser uma melhor opção pra você, principalmente, se a grana estiver curta. Entre as opções estão: Baraqueçaba Praia HotelValentina Praia HotelPousada Estrela Mare, assim como Pris Hotel e Pousada Vila Baraqueçaba.

+ Outras opções em Baraqueçada com boa pontuação no Booking! 

+ Confira também opções de casas e apartamentos 

VOLTANDO…

No meu roteiro, de Toque Toque seguiria direto para Ubatuba, mas como o trecho é longo , principalmente, por conta dos radares de velocidade de 40 e 50 km/hora ao longo do caminho, pararia em alguns pontos. Na verdade, reservaria este dia para paradas até chegar em Ubatuba. 

O centrinho de São Sebastião é uma graça e vale a visita. Por lá, tome o sorvete de massa do Rocha, que é o sorvete raiz da cidade e do litoral norte de São Paulo. Tem também o Rochinha, mas o Rocha encontrará provavelmente somente na cidade.

Siga estrada sem pressa, até porque não conseguirá correr e aproveite para parar nas praias de Caraguatatuba que indiquei acima. Atenção especial às áreas de estacionamento com Zona Azul (como chamamos em São Paulo) para não levar multa a toa. 

litoral norte de São Paulo

LITORAL NORTE DE SÃO PAULO: UBATUBA

PRAIA DA LAGOINHA: 1 NOITE

Se seguir minha rota, provavelmente chegará mais para o final do dia em Ubatuba. Por isso, se hospede em alguma localização no meio termo entre o início e centro da cidade. Nesta região, recomendo ficar em uma pousada na Praia da Lagoinha, por exemplo. Além de ser tranquila e uma delícia ficar por lá, estará na boca do caminho da Praia do Bonete, uma das minhas preferidas na cidade. 

Como disse no texto sobre as praias de Ubatuba, a Praia do Bonete merece sua visita. Esta curta faixa de areia tem uma paz de causar inveja e uma comunidade que cuida muito bem do local. Pra chegar, é preciso pegar trilha ou fazer a travessia de barco, mas vale e muito a pena. Reserve este dia para relaxar entre o Bonete e a Praia da Lagoinha. 

No outro dia cedo siga estrada e dê um pulo na Praia Vermelhinha do Sul, que é bem tranquila (exceto finais de semana e feriado). Depois passe pelo trio Sununga, Lázaro e Domingas Dias. Entre elas, gosto mais da Praia do Lázaro, que também é super agitada durante finais de semana de verão e feriados. Recomendo que depois que conhecer estas praias se hospede em algum local próximo ao centro ou a Praia do Itaguá.

+ Alugue o carro desta road trip com parcelamento e o menor preço

PRAIAS NO CENTRO: 1 NOITE

Apesar de eu não gostar muito das praias do centro de Ubatuba, a infraestrutura é ótima, além de ser um dos pontos de partida em que tem mais embarcações para um dos paraísos mais requisitados da cidade, a Ilha das Couves. Já adianto que é um dia de passeio partindo ou da Praia de Picinguaba, do Centro ou da Praia da Almada. 

Como disse, durma em alguma pousada de preferência na Praia do Itaguá e faça este passeio, que vale muito a pena. É um dos mais bonitos do litoral norte, certamente.

Perceberam que a minha rota é pra ir parando e seguindo e nada de voltar, né? Isto ajuda muito nesta rota por conta do trânsito, da distância entre as praias, além da agilidade. Claro que não é legal pular de pousada em pousada (ou hotel), mas pra mim é o melhor dos mundos pra aproveitar de verdade o caminho. 

litoral norte de São Paulo

NORTE DE UBATUBA: 2 A 3 NOITES 

Seguindo mais um pouco, vamos para a ala que eu gosto mais. No norte estão as minhas queridinhas Itamambuca, Praia do Félix, Prumirim (favorita junto com o Bonete), Puruba, assim como, a Praia do Engenho e da Almada. Chegando a noite por aqui, terá dois dias inteiros, caso retorne para São Paulo no último e final do dia. Caso tenha mais tempo, considere ficar mais uma noite. 

Por que digo isso? As praias de Itamambuca e do Félix são praias pra curtir pelo menos por meio período cada uma. Prumirim, se me deixar, fica o dia todo. Já Puruba, Engenho e Almada dão pra fazer em um único dia, tranquilamente. Caso tenha pouco tempo, considere ficar mais tempo em Prumirim e Itamambuca (se gostar de surf e agito) ou Prumirim e Engenho (se gostar de sossego). 

DE QUALQUER FORMA…

não deixe de comer um pedaço de bolo de cenoura com chocolate na entrada de Itamambuca e curtir o Jundu Bar em Prumirim, que tem a melhor infraestrutura na região. Para se hospedar, (finalmente) recomendo ter uma base, que pode ser em Itamambuca, já que terá mais opções pra tudo o que imaginar.  

+ Confira boas opções de hospedagem em Ubatuba com avaliações reais de hóspedes

CACHOEIRAS NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

No meio do caminho destas praias têm várias cachoeiras, mas recomendo perguntar antes para os locais onde aconselham ir. Isto por conta de fatores diversos. Por isso, não comento sobre nenhuma delas neste texto.

Outra coisas, tem a trilha das 7 praias que é muita famosa em Ubatuba. Recomendo que a faça com guia turístico para evitar qualquer problema. Na verdade, o melhor seria fazer esta trilha durante um final de semana isolado pra curtir tudo com a mais perfeita calma que o momento merece.

SE…

o tempo tiver acabado, volte para São Paulo pela Tamoios e muita atenção na estrada e nos radares. Entretanto, caso queira economizar algum tempo no percurso, tem a estrada que sobe a serra de Taubaté. Muito provavelmente alguns GPSs indicarão o caminho por ela, mas muito cuidado. Trata-se de uma estrada extremamente ingrime em muitos trechos, com muitos cotovelos acentuados e neblina. Se não for bom de direção ou caso queira evitar perrengue, fuja dela. A última vez que a peguei foi em 2016, mas confesso que não gosto porque é tenso, tenso de verdade, mesmo sendo experiente em estrada e volante. 

litoral norte de São Paulo

Caso tenha mais alguns dias, saiba que estará bem pertinho de Paraty. Não custa nada dar um pulinho neste outro paraíso, mão é mesmo? Tem um texto meu falando um pouco sobre a cidade, assim como sobre Angra, Búzios e Arraial do Cabo. Clique aqui para ler.

GOSTOU DO ROTEIRO NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Se for para o exterior, que tal já levar seu chip internacional e com internet ilimitada? Quer comprar o seu com desconto, clique aqui.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

QUER MAIS DICAS SOBRE O LITORAL NORTE DE SÃO PAULO? LEIA TAMBÉM: 

MELHORES PRAIAS DO LITORAL DE SÃO PAULO

PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO

UBATUBA E SUAS PRAIAS

MELHORES PRAIAS DO GUARUJÁ

LUGARES PRÓXIMOS DE SÃO PAULO PARA PASSAR FINAL DE SEMANA

OUTRAS PRAIAS E OUTROS TEXTOS

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?