[gtranslate]
Marrocos

Marrocos: Dicas de Viagem para Cinco Destinos Imperdíveis

 

Se você está buscando uma experiência única e enriquecedora, o Marrocos é o destino perfeito para uma viagem memorável, repleta de riquezas culturais e curiosidades fascinantes. Eu tive o privilégio de conhecer este país e amei cada minuto. Estávamos na Espanha, atravessamos de ferry o estreito de Gibraltar para Tanger, no Marrocos, onde nosso motorista estava nos esperando. Ele ficou com a gente por toda a viagem, fazendo todos os transfer de 4×4, pois as estradas nem sempre tem boas condições, além do trânsito ser um pouco confuso nas cidades grandes. Então hoje eu finalmente sentei para reunir e trazer algumas dicas do meu roteiro nas cidades de Fes, Merzouga Desert, Boumalne Dades, Kasbah Didis e Marrakech.

1. Fes: O Labirinto Cultural
Fes é um caldeirão de tradições e história. No Marrocos, tudo acontece em volta da Medina (medina é o centro histórico, geralmente protegido pelas muralhas e onde estão concentrados o comércio tradicional e antigo – foto abaixo), Escolhemos nos hospedar por lá para ficar no meio do burburinho. É uma experiência única! Atente-se às oficinas de artesãos com suas técnicas tradicionais, com trabalhos em couro e cerâmica. Não deixe de experimentar a culinária local, especialmente o prato nacional, o cuscuz, em restaurantes autênticos.

Marrocos

**Curiosidade Cultural:** Fes é conhecida por sua produção de artigos em couro. Visite o Curtume Chouara, a mais antiga do mundo, para entender o processo de tingimento e curtimento tradicional. Apenas um ponto: dependendo do clima e da etapa do processo, o cheiro pode não ser muito agradável, nesse caso, use e abuse dos ramos de hortelã que lhe entregarão.  Outra curiosidade: foi nesse curtume onde foram feitas as gravações da novela O Clone.

 

**Curiosidade Cultural:** Caso queira mergulhar na cultura do Marrocos, inclusive na hospedagem, opte por um “riad”. Riad é uma casa tradicional com um pátio central, localizada centro da medina. Não se assuste com sua aparência externa (eu quase morri do coração, chegando a noite!).

São construções centenárias, com mais de um andar, e seus antigos donos – famílias ricas e nobres – investiram uma fortuna para fazer sua casa parecer um palácio por dentro, com jardins com fontes e pavilhões, luxuosos salões para receber convidados. Várias gerações da família moravam nesses palacetes. Hoje, algumas ainda pertencem à famílias ricas e tradicionais, algumas estão em ruínas e outras foram restauradas e transformadas em hotéis. Os riads mais famosos do Marrocos são os de Marrakech e Fez.

Marrocos

2. Merzouga Desert Glamping Camp: Uma Noite Sob as Estrelas do Marrocos
A cultura berbere é central no deserto. Se puder, escolha passar 1 ou 2 noites no deserto, ao invés de fazer um passeio bate e volta. Aproveite para compartilhar uma refeição com os locais, e conhecer as tradições nômades, ouvindo suas histórias e sua música em torno de uma fogueira. Entregaram um instrumento diferente para o Ariel tocar e foi muito divertido! Erg Chebbi tem as dunas mais altas de North Africa, ou seja, é quase que obrigatório o passeio de quadriciclo pelas dunas do deserto, acabando com um por do sol maravilhoso! Experimente o chá de menta, uma cortesia berbere e madrugue, para acordar cedo e ver o nascer do sol, antes de partir para o próximo destino.

**Curiosidade Cultural:** Os berberes são povos que vivem na região norte da África, principalmente no atual Marrocos e Argélia e possuem uma rica tradição oral. Aproveite a oportunidade para aprender sobre mitos e lendas locais durante suas conversas. Eles são muito simpáticos e orgulhosos de sua história.

Marrocos
Nossa tenda no Saara era simplesmente maravilhosa!

 

3. Boumalne Dades: As Gargantas do Dades
No trajeto faz parte cruzar o Vale de Dades, ou como é chamado Gargantas do Dades, trata-se de uma série de desfiladeiros de wadi escarpados escavados pelo rio Dadès. É muito bonito! Explore também a arquitetura das kasbahs (fortalezas parecidas com castelos protegidas por muros) que pontilham a região. Muitos têm séculos de idade e são testemunhas da história do Marrocos. Faça uma visita guiada para entender um pouco sobre a vida cotidiana e os costumes locais.

Marrocos
Cenário original de Hollywood de filmes como a Múmia e Cleopatra.

4. Ouarzazate: Atlas Studios: Hollywood no Marrocos
Quarzazate é uma cidade pequena que faz parte do itinerário sentido Marrakech e uma de suas principais atrações é o Atlas Studios, considerado o maior estúdio de filmagens do mundo. Lá foram gravados filmes e séries como Game of Thrones, Aladin, Gladiator, A múmia, Vikings entre outros. Vale muito a pena sentar na cadeira do filme Cleopatra!

**Curiosidade Cultural:**  Quarzazate é a maior cidade do Saara Marroquino, sendo parada obrigatória para quem faz a Rota do Oasis e é conhecida como “Porta do Deserto”.

5. Marrakech: A Cidade Vermelha do Marrocos

Outro mergulho de cabeça em um universo paralelo, onde o antigo e o novo duelam numa dança sem vencedor. Esta cidade do Marrocos oferece muitas atrações interessantes, por isso vá além dos locais turísticos, interaja com os “contadores de histórias” na Praça Jemaa el-Fna. De novo, o povo marroquino é muito simpático, e adoram contar suas lendas e fábulas. Visite também as cooperativas de artesanato para comprar produtos autênticos diretamente dos produtores. Eu comprei produtos a base de rosa mosqueta e óleo de argan.

Sobre onde se hospedar, novamente optamos por ficar dentro da mesquita, e por isso, estávamos á alguns passos da praça Jemaa, mas há opções mais convencionais/tradicionais, fora da mesquita.

**Curiosidade Cultural:** A Praça Jemaa el-Fna se transforma à noite, tornando-se um local vibrante com artistas de rua, músicos e vendedores ambulantes. Essa dinâmica noturna é uma tradição única. Outra coisa, apesar da “bagunça” nos sentimos muito seguros o tempo todo!

Marrocos

Gastronomia no Marrocos

A gastronomia marroquina é uma festa para aqueles que gostam de experimentar novos sabores! uma mistura exuberante de aromas e texturas que refletem a rica herança cultural do país. Os pratos são uma verdadeira expressão da diversidade, combinando influências árabes, berberes e francesas. O couscous, iguaria nacional, é frequentemente servido com uma variedade de legumes, carne e condimentos, variando entre as regiões. Tajines, são cozidos lentamente em potes tradicionais, uma especialidade que resulta em uma fusão deliciosa de carne, frutas secas e especiarias aromáticas.

Os doces também são deliciosos, como os pastéis de amêndoas e tâmaras mergulhados em mel, e nas refrescantes saladas de laranja e azeitonas. A omnipresente menta, seja em chás perfumados ou em sobremesas, dá toque refrescante a cada refeição.

Foram sete dias de muita aventura e sobretudo, muita cultura. Acredito que a principal dica sobre Marrocos seja realmente estar bem acompanhado e assessorado o tempo todo, pois poucas pessoas falam inglês, e como cruzamos o país, pegamos estrada o tempo todo, ficamos muitas vezes em pequenos hotéis pelo caminho, então é fundamental estar acompanhado por um bom guia de confiança. Durante nossa viagem, contamos com o apoio da Morocco Vacation Travel (clique aqui)  Nosso contato lá é o Mohammed.

Eles tem vários itinerários prontos, desde day trips, até roteiros mais longos como o que fizemos, e atendem grupos de até 100 pessoas.

Uma coisa muito importante é a hospedagem no deserto do Saara, caso você escolha a experiência de pernoitar por lá. Eles trabalham com os melhores glampings (acampamentos de luxo) por lá, como por exemplo o Desert Luxury Camp (clique aqui).

Quer saber mais sobre o Marrocos, com informações direto da agência? clique aqui!

Lembre-se de respeitar as tradições locais, estar aberto a novas experiências e explorar além dos pontos turísticos para obter uma compreensão mais profunda da rica cultura marroquina.

 

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos!

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

POSTS RELACIONADOS

Espanha – rota dos pueblos blancos

Crédito das fotos: Acervo Luci Orkov

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?