Vitaminas e suplementos

Vitaminas e Suplementos Essenciais após os 40

Após os 40 anos, é fundamental priorizar a saúde e o bem-estar, e isso inclui garantir a ingestão adequada de vitaminas e minerais essenciais. Além disso, para as mulheres, a menopausa pode trazer desafios únicos. Neste post, apresentamos uma lista de vitaminas e suplementos essenciais após os 40 anos, com destaque para aqueles que podem auxiliar no manejo dos sintomas da menopausa. Cuide-se e sinta-se no auge da sua vitalidade! E n final deste post, pra facilitar sua vida, montamos uma lista de produtos para garantir todos os suplementos:  Clique aqui para nossa lista de sugestões. 

1. Vitamina D:

A vitamina D é crucial para a saúde óssea, ajudando, também, na resistência dos dentes, músculos e nervos. Também desempenha um papel importante no sistema imunológico, na saúde cardiovascular e na produção de insulina. A exposição solar é uma fonte natural de vitamina D, mas suplementos podem ser necessários, especialmente para pessoas com menor exposição ao sol. Você encontra vitamina D em peixes como atum, salmão e sardinha. A dose diária recomendada varia de 50 a 100 ng/dia (ou 600 a 2000 ui/dia). Neste suplemento da |Pura Vida, você encontra vitamina K2 e Vitamina D, juntos: Em Uma Dose (5 Gotas): 2000 Uis De Vitamina D, E 30 Mcg De Vitamina K2 (Menaquinona).

2. Cálcio:

Após os 40, a saúde óssea requer atenção especial, e o cálcio é essencial nesse aspecto. Consuma alimentos ricos em cálcio, como laticínios, folhas verdes escuras e peixes com ossos comestíveis, e considere suplementos de cálcio, se necessário. Um fator muito importante é evitar consumir alimentos ricos em cálcio, junto com alimentos ricos em ferro, pois ambos acabam “brigando” por serem anti nutrientes, e o corpo acaba não absorvendo corretamente.

3. Vitamina B12:

A vitamina B12 é importante para o sistema nervoso e a produção de glóbulos vermelhos. À medida que envelhecemos, a absorção dessa vitamina pode diminuir, tornando necessário incluir suplementos. Seu consumo abaixo do necessário pode ocasionar anemia, fraqueza, fadiga, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e até demência. Encontrado no atum, salmão, leite e derivados, fígado, carne vermelha e nas ostras. Consumo médio diário recomendado é de 2,4 microgramas (mcg), por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12.

4. Ômega-3:

Nessa lista de vitaminas e suplementos após os 40, este não pode faltar. O Ômega 3 ajuda a controlar a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e triglicerídeos, evita inflamações nos vasos sanguíneos e previne a aterosclerose. Seus efeitos anti-inflamatórios e benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral, faz bem para os olhos e para o cérebro (foco e concentração). Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em peixes de água fria e sementes de linhaça. Um bom suplemento é o que tem altas concentrações de DHA e EPA (sendo EPA em maior quantidade), além de verificar os certificados de qualidade.

5. Vitamina K2

A vitamina K2 faz bem para o fígado, coração e ossos. Este nutriente evita a formação de aterosclerose nas artérias, reduzindo, assim, as chances de você ter complicações cardíacas. A vitamina K também previne a osteoporose e melhora a coagulação sanguínea. Você pode encontrar a vitamina K2 na couve, acelga, espinafre, couve-flor, brócolis, alface e repolho. Neste suplemento da |Pura Vida, você encontra vitamina K2 e Vitamina D, juntos: Em Uma Dose (5 Gotas): 2000 Uis De Vitamina D, E 30 Mcg De Vitamina K2 (Menaquinona).

6. Magnésio:

É um dos meus suplementos favoritos. O magnésio é importante para a saúde em várias frentes: muscular, nervosa e cardiovascular.  Vou citar apenas alguns: Melhora do desempenho físico – Recuperação muscular – Diminui a incidência de caibras – Participa da formação óssea junto com o cálcio – Combate a fadiga neuromuscular – Melhora a glicemia – Auxilia o sistema cardiovascular – Diminui o estresse físico e mental – Melhora concentração e foco – Ajuda na memória – Ajuda a dormir melhor. A dose diária recomendada varia de 300 a 450 mg/dia.

Na sua forma quelada, o magnésio possui uma biodisponibilidade muito maior comparada a outras formas químicas, dessa forma consegue atingir em maior quantidade na corrente sanguínea, diminuindo a porcentagem de perdas pela passagem do intestino até a corrente sanguínea. Tanto o Magnésio quelato quanto o Magnésio Dimato possuem essa quelação para proteger o magnésio e melhorar sua biodisponibilidade. Fonte: Qual o melhor magnésio, quelato ou Dimalato?  Alimentos como nozes, sementes e legumes são boas fontes. Veja nossa sugestão de suplemento aqui.

7. Vitamina Q10:

A Coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é produzida pelo próprio corpo e também pode ser obtida através do consumo de carne, peixes, soja, nozes, cereais, espinafre e brócolis. Traz benefícios ao coração, melhora a geração de energia, tem ação antioxidante (reduzir o estresse oxidativo, anti envelhecimento celular), fortalece o sistema imunológico, promove maior recuperação muscular, reduz a fadiga e melhora a força muscular, a resistência física e a performance esportiva, além de ter papel importante na prevenção de doenças degenerativas. Por ultimo, ajuda a reduzir o dano causado pelos raios UV, protegendo contra o envelhecimento precoce da pele e reduzindo o risco de câncer.

A dose usual é de 50mg 1x/dia, porém há estudos que estudos que defendem a utilização de 100mg ou até 200mg diários.

8. Vitamina E:

Com propriedades antioxidantes, a vitamina E auxilia na proteção contra danos celulares e é muito benéfica para a pele e saúde cardiovascular: Alguns benefícios: retarda o envelhecimento, previne o câncer da pele e a diabete, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, fortalece as paredes capilares, diminuindo os danos dos fios de cabelo, protege o corpo da ação dos radicais livres (prevenção do envelhecimento celular — reduz o risco de doenças como câncer e Alzheimer).

É encontrada especialmente em óleos e gorduras, e tem como principais fontes os vegetais verde-escuros como espinafre, couve, rúcula, agrião; sementes e oleaginosas; óleos vegetais; gérmen de trigo, fígado e ovos. Consumo diário recomendado varia de 300 a 400 ui/dia.

9. Fitoestrogênios como Isoflavonas de soja:

Para as mulheres que estão entrando ou passando pela menopausa (geralmente após os 40 anos), os fitoestrogênios são compostos que não podem faltar na lista de vitaminas e suplementos após os 40. São semelhantes aos estrogênios humanos e que, por isso, podem ajudar a aliviar sintomas como ondas de calor e desconforto hormonal. Os fitoestrogênios podem ser encontrados em alimentos como a soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim e feijão. Além disso, os fitoestrógenos também podem ser encontrados na forma de suplementos, como lecitina de soja. Conheça alguns alimentos fontes de estrogênio.

Vitaminas e suplementos após os 40
Vitaminas e suplementos após os 40: é necessário ter atenção (Foto: https://culturelle.com.br/)

10. Creatina

Este também é um dos meus favoritos. Para todo mundo, principalmente se tem uma vida ativa e pratica esportes, pois ajuda na execução (força e resistência) e atua também na recuperação muscular. É o suplemento esportivo mais testado e 100% aprovado pelos médicos. Consumo recomendado de 3 a 5 mg/dia, sem necessidade de pausas ou ciclos. Alguns de seus benefícios: Fornecer mais energia para as células musculares; melhora a performance nos treinos; combate a fadiga e acelerar a recuperação muscular; colabora no ganho de massa magra; aumenta a força e potência durante o treino.

Especificamente para mulheres após 40 anos, que estão experimentando os efeitos da pré ou pós menopausa, evidências clínicas indicam efeitos positivos no humor e na cognição, possivelmente restaurando os níveis de energia cerebral e a homeostase. Na menopausa há diminuição dos níveis de estrógenos, e consequentemente, alteração da homeostase energética (equilíbrio metabólico) acarretando aumento da deposição de gordura abdominal. O suplemento de creatina ajuda no equilíbrio do metabolismo.

Conclusão:
Após os 40 anos, é importante garantir a ingestão de vitaminas e suplementos essenciais e cuidar da saúde para manter uma vida vibrante e equilibrada. Além de uma alimentação balanceada, a ingestão de vitaminas e suplementos é uma forma de garantir que seu corpo receba os nutrientes necessários para funcionar adequadamente. Para as mulheres em fase de menopausa, suplementos específicos, como as isoflavonas de soja podem ajudar a amenizar os sintomas característicos dessa fase.

Mas antes de partir para montar sua farmácia saudável de vitaminas e suplementos, lembre-se de consultar um profissional de saúde para orientação personalizada de acordo com suas necessidades. Invista em você e desfrute da maturidade com vitalidade e bem-estar!

E para facilitar a sua vida, montamos uma listinha com as vitaminas e suplementos essenciais após os 40 anos com todas as nossas sugestões. Além de garantir suas vitaminas e suplementos você ainda ajuda a manter o nosso blog. Clique aqui para nossa lista de sugestões. 

 

GOSTOU DO TEXTO SOBRE VITAMINAS E SUPLEMENTOS APÓS OS 40?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

O QUE COMER ANTES DO TREINO?

10 SINAIS DE QUE VOCÊ SE SABOTA NOS TREINOS

TREINO UMA VEZ POR SEMANA SEMANA DÁ RESULTADO?

MELHORES APLICATIVOS FITNESS PARA TURBINAR SEU TREINO E DIETA

Crédito da foto de capa:  Foto Shutterstock/ Reprodução)

GOSTOU DAS DICAS? SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E NOS PAGUE UM CAFÉ!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! No nosso clube de descontos, temos várias parcerias para reservas de hotéis, aluguéis de carros, chip internacional, e até aula de yoga! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso.

Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada 😉

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?