O que fazer em Piratini, primeira capital farroupilha?

Procurando o que fazer em Piratini no Rio Grande do Sul? Depois da chuva ter dado uma leve trégua em nossa vida farroupilha quando em Pelotas, a manhã de partida nos brindou com um tempo fechado e uma leve garoa. Era tudo que nós não queríamos naquele dia, pois teríamos uma série de atividades ao ar livre em Piratini, mas como era o tempo que tínhamos naquele dia, o jeito foi nos adaptarmos.

Cancelamos alguns compromissos em uma das cidades históricas mais importantes do Rio Grande do Sul, que é Piratini. Para referência, a primeira capital farroupilha está localizada a 344 quilômetros de Porto Alegre.

Capa

Piratini e a Revolução Farroupilha

Por sua posição estratégia, Piratini foi eleita a primeira Capital Farroupilha em 10 de novembro de 1836. Muito de seus prédios, atualmente tombados, foram casa ou abrigo de grandes líderes da revolução, tais como Bento Gonçalves (hoje a Secretaria de Turismo) e Giuseppe Garibaldi.

Linha%2BFarroupilha%2B%252816%2529

O que fazer em Piratini?

Linha Farroupilha

Lembrei imediatamente de Boston quando percebi que existia uma espécie de The Freedom Trail em Piratini. Para quem não conhece é uma rota, mas  que você faz tranquilamente a pé. Entretanto, sem necessariamente precisar de um guia, cujas demarcações no chão determinam o caminho e cada parada da rota.

Linha%2BFarroupilha%2B%25282%2529
Linha%2BFarroupilha%2B%252818%2529

No caso de Piratini, há uma sinalização no começo e no término da rota com as suas indicações de onde nós estamos. mas claro a la gauchês..

Linha%2BFarroupilha%2B%25284%2529

Apesar das demarcações no chão e placas, até mesmo para se guiar, pegue o mapa da rota na Secretaria de Turismo de Piratini. Digo isto para checar se não perdeu nenhuma das paradas.

Linha%2BFarroupilha%2B%252813%2529
Linha%2BFarroupilha%2B%252812%2529
Linha%2BFarroupilha%2B%252814%2529

Para quem já fez a The Freedom Trail de Boston, não se preocupe com a distância e tempo, pois são bem menores. O caminho, com parada para fotos e afins, dura uma hora no máximo do máximo. Pela rota passará por 25 de seus 33  prédios tombados em 880 metros de rota.

Museu Barbosa Lessa

Localizado no mesmo prédio da Secretaria de Turismo, o Museu Barbosa Lessa traz fatos da história de Piratini que vão desde as influências indígenas, a importância dos escravos na cidade, a Revolução Farroupilha até a própria história do notável piratiniense.

Museu Barbosa%2BLessa%2B%25281%2529

O museu é bem pequenino, mas cheio de histórias bacanas, tristes e objetos antigos. O que mais me marcou foi ver um certificado de aquisição de escravos (que valiam na época entre R$ 30 e 40 mil), além de trajes da revolução.

Museu Barbosa%2BLessa%2B%25282%2529

Tour temático com o Grupo de Artes Encenação  

Formado por atrizes e atores amadores, o Grupo de Artes Encenação realiza tours temáticos e customizados cujas histórias da Revolução Farroupilha, assim como da própria Piratini, são contadas através de seus principais personagens. Tal tour é feito pelas ruas da cidade.

Devido as péssimas condições climáticas no dia em que estávamos em Piratini, não pudemos assistir a apresentação feita neste molde, mas o grupo de teatro gentilmente customizou parte do que é feito no tour. Foi uma apresentação sucinta e em local coberto para termos uma ideia.

Grupo%2BEncenacao%2B%25284%2529

É bem bacana ver os atores devidamente trajados com as roupas de época. Certamente, os visitantes sentem um pouco do que foi uma das mais sangrentas e importantes guerras ocorridas no Brasil. Destaque na foto para o General Bento Gonçalves e sua esposa Dona Caetana. Caracterização para a época em que Piratini era a capital da República Rio Grandense.

Maiores informações sobre o tour:

É necessário planejamento para assistir este tour, pois é possível fazê-lo em grupo acima de vinte pessoas ao valor individual de R$ 7 reais. Caso a quantidade de pessoas que estiver contigo seja menor, consulte-os, pois até é possível realizá-lo, mas o valor por pessoa será maior.

Grupo%2BEncenacao%2B%25282%2529

O grupo também customiza a encenação com personagens específicos. Entretanto, isto acontece muito quando descendentes dos reais personagens da história vêm assistir.

Reservas – Telefone: (053) 3257 3278
Email: grupodeartesencenacao@hotmail.com
Fanpage: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009652151040&fref=ts

Infelizmente não pudemos explorar adequadamente a cidade, mas tanto a Linha Farroupilha quanto o tour encenado são atrações que não podem ficar de fora de seu roteiro.

Onde comer e onde ficar?

Como nosso tempo era escasso e tínhamos que dar um pulinho ainda em Pinheiro Machado e Candiota, comemos rapidamente em uma padaria de esquina, simples, com preço bem bom, mas com coisas deliciosas. O local fica a duas quadras da Secretaria de Turismo de Piratini, na esquina oposta (espero ter sido entendida porque vale a pena para um belisco…rs).

Petisco

Como amanhecemos em Pelotas e dormimos em Bagé, não há relato de onde ficar na cidade, mas recomendo o Hotel Pousada Leitzke. É uma opção bem simples, mas aconchegante e com preço honesto.

Caso não fique em Piratini, no blog tem recomendação de hospedagem em Pelotas, assim como em Bagé. Leia mais em:

Pelotas -> O que fazer, onde ficar, comer e fazer compras?
Bagé -> Onde ficar em Bagé?

                                                        ********************

Leia outros posts de nossa Rota Farroupilha, com foco nas atrações turísticas:

Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?

Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?

São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul

Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar

São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101

Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce

Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha

Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha

Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz

20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos

Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira

Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará

Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera

Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte

Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?

Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?

GOSTOU DA DICA SOBRE O QUE FAZER EM PIRATINI? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp, assim como pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Agradecimento ao apoio em Piratini

– A Eliane Peroba da Secretaria de Turismo de Piratini que tão bem nos recebeu com tantas informações e ao Sebrae Costa Doce que deu todo suporte ao nosso projeto;

– Ao Grupo de Artes Encenação por ter se desdobrado para montar algo de improviso para nós naquele dia chuvoso em Piratini.

Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha

O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.

O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:

O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.

Apoio Rota%2BFarroupilha
Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?