Por que ir à Alemanha ao menos uma vez na vida? Será que consegue responder de bate pronto esta pergunta? Se já foi, morou ou mora no país, certamente concordará comigo. O país tem que estar na lista de todos os viajantes, principalmente, aqueles que são antenados em arte e cultura.
Tive oportunidade de ficar um mês inteirinho na Alemanha, em pleno verão europeu, e a experiência não poderia ter sido melhor. Não só pelo fato de estar com grandes amigas que moram no país, mas também pelas verdadeiras aulas de história ao ar livre.
A melhor mensagem que trouxe foi a espetacular reviravolta que o país deu em sua imagem pós guerra. Os sentimentos de culpa e vergonha presentes na memória do povo alemão são revertidos a todo momento em ações humanitárias e de desenvolvimento coletivo.
Quem imaginaria um dia que o país cujo líder perseguia freneticamente judeus seria um dos países que mais acolhe refugiados na atualidade? Quem diria que a Alemanha seria um dos principais motores econômicos de desenvolvimento não só da União Européia? Pois é! Estes e outros feitos fazem com que o país tenha a força que tem no cenário mundial.
+ Contrate seu seguro viagem com desconto exclusivo para leitores
Por isso, sairei hoje do clássico o que fazer, em que cidades ir etc para falar sobre o porquê esta nem tão nova Alemanha deve ser vista por você também.
POR QUE IR À ALEMANHA AO MENOS UMA VEZ NA VIDA?
O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU?
A Alemanha é um país fascinante não somente pelas suas belezas naturais e arquitetônicas, mas também pela sua história e capacidade de se reinventar. O que mais me impressionou, em todos os lugares em que estive, é o sentimento e as demonstrações indiretas de culpa que o povo carrega em relação às atrocidades acontecidas. É como se eles tivessem a obrigação de compensar de todas as formas o que aconteceu em um passado não tão distante.
Guerras, divisões perseguições e genocídio fazem parte desta triste história, que qualquer país esconderia depois de anos de reconstrução de imagem. Entretanto, a Alemanha optou por não esconder tal passado. Muito pelo contrário. Visitei muitas cidades neste um mês e o que mais vi foram lembranças do período pós guerra.
As tristes histórias estão estampadas em museus, monumentos, igrejas etc para mostrar não só ao povo alemão, mas também ao resto da humanidade o que não fazer. As igrejas que foram bombardeadas durante a 2. Guerra Mundial, por exemplo, foram reconstruídas com a evidência do motivo para tal reconstrução e/ou restauração. Tal evidência é nítida quer seja na arquitetura, quer seja em fotos expostas em um espaço reservado.
Se perambular por Berlim, verá no chão de algumas ruas, traçados que representam a divisão do Muro de Berlim. Já em outros locais, verá o muro propriamente dito. Nestes lugares em que o Muro de Berlim não fora totalmente derrubado, terá mensagens ou exposições sobre o passado da Guerra Fria.
ENFIM…
tudo muito bem pensado para avisar que a Alemanha não é mais tolerante com este tipo de comportamento humano. Por lá, o intolerante é intolerável.
Não esquecer do passado provocado e vivido é uma reflexão muito presente nas mentes alemãs, bem como, nas mentes dos visitantes que entendem tal mensagem. Esta empoderada e corajosa reflexão constante é o fator mais forte de admiração que possuo perante os alemães.
O QUE VER NA ALEMANHA? POR QUE IR À ALEMANHA?
É claro que nos dias atuais o passado está muito presente nas ruas e na arquitetura das cidades alemãs, entretanto, não podemos resumir e/ou focar a visita ao país em monumentos, museus e igrejas com histórias da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. É fundamental que haja uma mescla entre o presente e o passado.
O país tem cidades que são verdadeiros museus de arte a céu aberto como a impressionante Dresden, assim como tem cidades em que a modernidade está cada vez mais presente. Um exemplo disso são as apaixonantes Dusseldorf e Berlim.
Há espaço também para os milhares de apaixonados que fazem a Rota Romântica, cuja parada obrigatória é a fofíssima e medieval Rotenburg ob der Tauber.
Mas não é só isso. Assim como outros países da Europa, a Alemanha fascina os olhos dos brasileiros com seus inúmeros castelos. Bem pertinho de Munique, por exemplo, está o emblemático Castelo de Neuschwanstein, que dizem ter servido de inspiração para construção do Castelo da Cinderela do Magic Kingdom.
Claro que quando o assunto é castelo, não podemos esquecer também do Castelo de Heidelberg, que é um verdadeiro símbolo do renascentismo, às margens do Rio Reno.
OKTOBERFEST E WEINFEST NA ALEMANHA
A cerveja alemã e sua gastronomia estão muito bem representadas em um de seus principais eventos, a Oktoberfest de Munique. A festa de cerveja mais famosa do planeta resgata na essência a cultura alemã e seus costumes. O que muitos não sabem é que ela começou por conta de uma celebração de casamento que durou dias e dias. No passado negro, fora interrompida, mas voltou para ficar definitivamente no calendário de eventos mais desejados pelos turistas mundo afora.
Não tive ainda a oportunidade de participar de uma Oktoberfest, mas está na minha lista de desejos a curto prazo. Quem sabe em breve?
Pegando o gancho das festas alemãs, já ouviu falar da Weinfest? Se quer entrar no espírito alemão, mas não consegue ir no período da Oktoberfest, uma deliciosa alternativa é aproveitar uma Weinfest durante o final do verão e outono, por exemplo. As cidades se enfeitam e o espírito de descontração e celebração tomam conta das ruas e do povo.
+ Chip internacional com desconto para leitores e internet ilimitada
Como o nome diz, Weinfest significa Festa do Vinho. Uma excelente pedida é tomar o tradicionalíssimo schorle, que nada mais é que a mistura de vinho levemente gaseificado com água com gás, na proporção de meio a meio. Você pode até pensar que é algo aguado, mas não. É uma bebida deliciosa, principalmente, quando harmonizada com uma wurst (salsicha) alemã.
Ainda sobre o vinho, sabia que muitos castelos fabricam o seu próprio vinho? Tomei e trouxe para casa alguns destes, fabricados na região da Palatina. Entretanto, engana-se quem pensa que o preço é abusivo. Os vinhos alemães são de excelente qualidade e espetacular custo x benefício. Em uma promoção de supermercado na região da Palatina, por exemplo, é possível comprar um bom vinho entre EUR 3 e 12,.
POVO ALEMÃO
Se tem um povo que tem o que chamamos popularmente de papo reto é o alemão. Não tem jeitinho, mais ou menos ou meio termo. As coisas funcionam de acordo com o que está escrito ou programado. Creio que este seja o primeiro choque cultural real entre brasileiros e alemães.
Mesmo sendo tão diretos, ao mesmo tempo, os alemães são muito dóceis a sua maneira, solícitos e respeitosos. Dificilmente não te ajudarão, caso você peça auxílio. Dificilmente faltarão ao respeito contigo em diferentes tipos de situações.
IDIOMA X COMUNICAÇÃO NA ALEMANHA
Quando cheguei na Alemanha, falava duas ou três palavras de sobrevivência, entretanto, descobri que uma das mais importantes não estava em meio bloco de notas do celular. A palavra ou expressão é entschuldigung ou Entschuldigung, bitte! O significado é licença ou desculpa (pronúncia ênt-chúl-di-gung).
+ Alugue o carro para sua road trip sem IOF e com parcelamento
Pode em um primeiro momento não parecer importante, mas quando estiver no transporte público ou em algum lugar e precisar pedir licença para passar, vai lembrar de mim, com certeza!
O lado bom da história é que se é fluente ou tem um bom nível de inglês, não passará perrengue nas grandes cidades. Os alemães no geral falam bem a língua inglesa. Entretanto, é extremamente gentil aprender e utilizar algumas palavras em alemão.
TRANSPORTE PÚBLICO
Utilizei e muito o transporte público em toda Alemanha. Além de ser muito fácil, a linha ferroviária e metroviária é muito ampla. O único cuidado que precisa ter é em relação ao horários dos trens, ônibus e afins. Baixe o aplicativo chamado DB Navigator, que encontrará toda schedule de trens, assim como, os horários e valores.
Se utilizar por muitos dias o trem, avalie comprar o passe por um período de dias em vez de comprar o ticket individual. A economia pode ser bem razoável.
Está esperando o que para reservar um espaço na sua agenda e conhecer este país incrível?!
LEIA NO BLOG TAMBÉM:
OKTOBERFEST MUNIQUE – DATAS, ONDE FICAR ENTRE OUTRAS DICAS
COISAS PARA FAZER EM ROTHENBURG OB DER TAUBER?
Para outros textos da Alemanha, clique aqui.
GOSTOU DA DICA POR QUE IR À ALEMANHA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI!
- Veja todos os benefícios para leitores em nosso Clube de Descontos e Vantagens, clique aqui.
- Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
- Sabia que o seguro viagem para Europa é OBRIGATÓRIO? Clique neste link e garanta o melhor preço!
- Vai para o exterior? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Leitores do blog têm 5% de DESCONTO com o cupom: naopiradesopila, clique aqui
- Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.
Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.
Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!