A reforma trabalhista passou, e agora?!

Recentemente o presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei da reforma trabalhista, que modifica em vários pontos a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) de 1943, causando uma profunda mudança na legislação. Após a sanção, as normas estão previstas para entrar em vigor em Novembro de 2017 (120 dias corridos).

Mas e aí, o que isso impacta no meu trabalho, Fon?

Dentre os mais de 100 pontos modificados, destaquei 8 pontos que considero mais polêmicos:

  • Jornada de trabalho

Na lei anterior, o trabalhador poderia ficar 8 horas por dia no trabalho, totalizando 44 horas por semana e/ou 220 horas por mês, com até 2 horas extras por dia. Com a mudança, o trabalhador pode ficar até 12 horas por dia na empresa, mas com um descanso de 36 horas após essas 12 horas, valendo a mesma regra semanal/mensal da legislação antiga.

  • Terceirizados

Com relação aos terceirizados, já aconteceram algumas mudanças meses atrás. O que entra de novo nessa reforma trabalhista é que na legislação anterior, os benefícios dos funcionários da empresa poderiam ser estendidos ao terceirizados caso a empresa optasse. Com a nova legislação, a empresa é obrigada a transferir para os terceirizados os mesmos benefícios dos funcionários da empresa.

  • Trabalho intermitente

O trabalho intermitente é caracterizado pelo trabalho de uma pessoa por um dia para uma empresa. Por exemplo, algumas pizzarias que vendem mais pizzas durante a sexta feira, precisa contratar uma pessoa apenas para atender essa demanda durante esse dia. Na legislação antiga não havia nada que discriminasse esse trabalho e o acordo era feito entre patrão e empregado no `boca a boca`.  Com a nova legislação, o trabalhador intermitente passa a ter as mesmas regras que um funcionário da empresa no dia trabalhado.

  • Home Office (Trabalho em casa)

Para o Home Office, não existia nenhum tipo de regra. Com a mudança, há a necessidade de ser acordado entre funcionário e empresa  através de um contrato todos os gastos que o funcionário utilizar em sua casa, como: água, luz, internet etc.

  • Férias

Antigamente, as férias podiam ser dívidas apenas em 2 blocos, sendo que até 10 dias poderiam ser vendidos. Com as novas regras, as férias podem ser dividas em 3 blocos, sendo que um bloco deve ter pelo menos 15 dias e os outros dois blocos podem ser divididos da maneira que o empregador preferir (exemplo: 10 dias e depois 5 dias).

  • Demissão

A pessoa que pedia demissão ou era mandada por justa causa não poderia resgatar o Fundo Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) imediatamente e nem teria direito aos 40% da multa sob o valor do FGTS. Devido a mudança, o empregado e a empresa podem realizar um acordo de demissão que possibilita que o empregado receba 80% do FGTS e que a empresa pague metade dos 40% da multa sob o FGTS. Além disso, quem fizer o comum acordo, não terá direito ao seguro desemprego.

Para mim, esse é um dos pontos mais polêmicos, pois será que as empresas não vão começar a pressionar os funcionários para realizar esses acordos, tendo em vista que o percentual da multa é menor para a empresa?

  • Gravidez

A regra anterior dizia que quando a mulher estava grávida, não poderia trabalhar em ambientes insalubres (ambientes que podem colocar de alguma forma a gravidez em risco). Aprovada a nova legislação, a mulher pode trabalhar em locais de insalubridade baixa ou média desde que possua um atestado médico permitindo a realização do trabalho.

  • Fim da obrigatoriedade da contribuição sindical

Na antiga CLT, o funcionário dedicava um dia do seu trabalho para contribuir com o sindicato. Com a nova regra, o funcionário só contribuirá com o sindicato da sua categoria caso ele tenha interesse.

É importante ressaltar que alguns desses e demais pontos ainda podem ser modificados através de medidas provisórias que o governo poderá colocar em pauta.

Mas e ai Fon, essas reformas são boas ou ruins para os trabalhadores? Caro leitor, expus as mudanças que ocorreram e cabe a você julgar se é bom ou ruim para você, com base em informações e não no que os outros dizem.

Qualquer dúvida, comenta aqui embaixo!

Um forte abraço,

Fon.

Crédito da imagem de capa.

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Destaques
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

Redes Sociais
EXPEDIÇÃO PARAÍBA DE 9 A 18 DE OUTUBRO DE 2024

Que tal viajar conosco pela Paraíba? Preparamos um roteiro completinho e recheado de experiências imersivas para você curtir o melhor do estado entre os dias 9 e 18 de outubro de 2024. 

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?