Celulite! Dieta e exercícios realmente acabam com ela?

Celulite! Dieta e exercícios realmente acabam com ela?

Celulite! Dieta e exercícios realmente acabam com ela?

Peço licença rapidinho aos leitores do sexo masculino, mas o post de hoje é dedicado a mulherada! Afinal, fomos agraciadas com estrógeno, o hormônio feminino que traz com ele esse mimo chamado celulite…

Levante a mão a mulher que não sofre desse mal! estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica demonstram que esse mal acomete 9 a cada 10 mulheres, portanto, se você não tem, considere-se muito sortuda.

Vamos começar entendendo o problema. A celulite nada mais é do que uma inflamação celular

Como o verão já está aí, trouxe para discussão os tratamentos mais comuns para saber se realmente eles funcionam, começando pela dupla dieta-exercícios.

Dieta e exercícios

A gente ouve o tempo todo que a celulite é facilmente aniquilada desde que tenhamos uma alimentação equilibrada junto com uma rotina de exercícios. Mas estudos recentes mostram que não é bem assim. Infelizmente a adoção de uma dieta equilibrada junto com uma rotina saudável de exercícios não se mostrou eficiente no combate da celulite. Um estudo feito recentemente pela Unifesp, submeteu um grupo de 32 mulheres, com idades entre 25 a 40 anos, todas com diferentes graus de celulite, a acompanhamento nutricional e esportivo por 90 dias. Foi adotada dieta com comida de verdade, sem industrializados e processados, alcool, e baixíssima em açucar. Calorias super controladas e exercícios monitorados. O resultado? Perda de peso, melhora da composição corporal com aumento da massa muscular e diminuição de massa gorda, diminuição das medidas, melhora cardiovascular, mas… a celulite continuava lá! igualzinha! e pior.. em alguns casos, houve até piora. Como pode? Em alguns casos o emagrecimento leva a flacidez da pele, fazendo com que os maleditos furinhos da celulite apareçam ainda mais!

E agora José? se essa dupla não funciona o que fazer?

Partir para os nutracêuticos?

Nutracêuticos é o nome dos suplementos alimentares geralmente utilizados para fins estéticos. Outra má notícia, o mesmo estudo também incluiu como suplemento alimentar o silício orgânico em base de colágeno marinho. E os resultados do estudo também não mostraram nenhuma modificação ou melhora na celulite das mulheres. Outro estudo feito na Alemanha, com 105 mulheres fez uso de vários outros suplementos, incluindo colágeno hidrolisado, mas este estudo também não provou a eficácia.

Um parenteses para o uso do colágeno hidrolisado, envolvido em grande polêmica dentre os nutricionistas. O que acontece é que não adianta você tomar colágeno hidrolisado se não estiver mantendo uma dieta equilibrada, em que o aporte de proteína esteja adequado. Isso porque o corpo não distingue o tipo de proteína (colágeno é um tipo de aminoácido) e portanto, nada garante que o colágeno realmente será utilizado para garantir unhas, cabelos e pele fortes e saudáveis. Por outro lado, há estudos que demonstram que quando suplementado em uma dieta adequada, o colágeno incentivou o organismo a produzir mais colágeno, o que diminui a flacidez e traz elasticidade para a pele, consequentemente melhorando a aparência geral e dando a impressão de melhora da celulite! Aqui tem um post bem completinho sobre colágeno

E os cremes?

Existe uma variedade de cremes e cosméticos que prometem lutar contra a celulite. Pode ser a base de cafeína, chá verde… os preços também variam muito, você encontra cremes desde R$50, passando dos R$ 1.000,00.

Mas acontece que como a celulite é uma inflamação celular localizada nas camadas mais profundas da pele, novamene temos a sensação de que tratamos a celulite, mas não! o creme melhora a flacidez e a elasticidade, dando a impressão de melhora na celulite, mas na verdade é uma consequência temporária. As células continuarão lá, e os furinhos também!

Tratamentos estéticos como massagem e laser

Massagem ajuda a desinchar o que dá a impressão de melhora, mas basta passar alguns dias e lá estará ela de volta. Os tratamentos a laser aplicados na pele não funcionam, pois a inflamação ocorre nas camadas mais profundas. Por outro lado, os tratamentos a laser para varizes e vasinhos podem ter um efeito indireto na celulite, pois ajudam na circulação, evitando o acumulo de líquidos, mas também não é um tratamento diretamente contra a celulite. Basta os vasinhos voltarem, que os furinhos aparecerão de volta.

O que funciona?

Na minha opinião, é o ataque em conjunto ! Um tratamento global atacando todas as frentes, começando claro, com uma dieta saudável e uma rotina periódica de exercícios. No meu caso, essa é a minha tática:

  • Exercícios no mínimo 5 vezes na semana, intercalando atividades aeróbicas com treinos de força;
  • Dieta balanceada e livre de industrializados (#comidadeverdade);
  • Hábitos saudáveis de vida, como dormir no mínimo 7 horas por dia, e beber muita água;
  • Suplementação com colágeno hidrolisado (aliado a dieta protéica adequada;
  • Drenagem linfática;
  • Creme anti celulite depois do banho ou antes de treinar para garantir melhor absorção;

E você, como lida com o assunto? Se tem alguma dica pra compartilhar, deixa nos comentários! Vou adorar saber.

Um beijo

Referencias: estudo Unifesp

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)