[gtranslate]
nao pira desopila

Respiração consciente passa a ser exigida nos Estados Unidos

respire 2
Respiração consciente: basta alguns minutos por dia!

Respiração consciente passa a ser exigida nos Estados Unidos

Técnicas de respiração consciente  #breathwork para melhora da atenção plena (Mindfulness) passarão a ser exigidas no ano que vem nas escolas de Nova Iorque.

Há alguns dias atrás saíram várias notícias sobre uma nova determinação do prefeito de Nova Iorque quanto à inclusão da respiração consciente na grade das escolas a partir de 2024. Quem nos acompanha por aqui sabe que técnicas de respiração (#breathwork) é um tema recorrente por trazer inúmeros, inúmeros benefícios a saúde, tanto física, como mental. Leia a notícia completa aqui

Eric Adams, atual prefeito de Nova Iorque, anunciou que a prática da respiração consciente será exigida em todas as escolas da cidade por ser uma maneira simples de melhorar o bem-estar dos estudantes.

Por que a respiração forma consciente é tão importante?

Eu sempre pergunto aos meus alunos: Você já respirou de forma consciente hoje?

A respiração consciente implica simplesmente em observar o ato da respiração com atenção, apenas percebendo o ar entrando e o ar saindo, e os movimentos do seu corpo, fortalecendo a conexão de mente e corpo, e ancorando sua atenção no momento presente. Desta forma, saímos do “piloto automático”.

Quando paramos tudo e prestamos atenção apenas à respiração, atingimos um estado de consciência numa prática também conhecida como Mindfulness, e dessa forma, controlamos melhor nossas emoções, diminuímos o estresse, a ansiedade, identificamos e lidamos melhor com as emoções e, consequentemente, melhoramos nosso foco e concentração.

Bastam alguns poucos minutos de respiração consciente, algumas vezes por dia, para obter os benefícios. Então se você tem uma vida corrida, essa é uma prática que você encaixa facilmente na agenda. Bastam 3 a 5 min!

Mas como fazer?

Coloque-se em uma posição confortável, sentada, com os pés apoiados, ou até deitada(o), com os braços e ombros soltos e relaxados. Mantenha os olhos fechados. Permaneça imóvel e em silêncio. Apenas congele o tempo e passe a prestar atenção na sua respiração.

Respiração consciente

Perceba o ar entrando, imagine o caminho percorrido até chegar aos seus pulmões, imagine cada alvéolo (bolsas de ar) se esvaziando, e o ar saindo pelas suas narinas. Perceba a temperatura do ar ao sair, levemente aquecida pela sua temperatura corporal. Perceba os sons da sua respiração. Perceba os movimentos do seu corpo, abdômen e peito.

 

Perceba sua mente se acalmando, seus pensamentos começam a pipocar mais devagar. O famoso  pensamento saltitante chamado em inglês de #monkeymind, começa realmente a se dissipar, e aos poucos sua mente fica focada em você e na sua respiração.

Outro exercício respiratório que todos podem fazer, é a técnica das narinas alternadas #nadishodana também chamada de#anulomaviloma. Ela é ótima para limpar nossos canais respiratórios e energéticos. Acesse o vídeo explicativo neste link para meu canal no YouTube.

 

Experimente a respiração consciente por alguns minutos, e deixe seus comentários no final desse artigo!

GOSTOU DO TEXTO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

MINDFULNESS A MEDITAÇÃO QUE VAI TE SURPREENDER

OLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 

GOSTOU DAS DICAS?
SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E NOS PAGUE UM CAFÉ!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! No nosso clube de descontos, temos várias parcerias para reservas de hotéis, aluguéis de carros, chip internacional, passeios e ingressos de atividades turísticas, e até aula de yoga! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links acima, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso.Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada 😉

Namastê

 

Crédito das Fotos: Acervo Luci Orkov

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?