respire 2
Respiração consciente: basta alguns minutos por dia!

Respiração consciente passa a ser exigida nos Estados Unidos

Técnicas de respiração consciente  #breathwork para melhora da atenção plena (Mindfulness) passarão a ser exigidas no ano que vem nas escolas de Nova Iorque.

Há alguns dias atrás saíram várias notícias sobre uma nova determinação do prefeito de Nova Iorque quanto à inclusão da respiração consciente na grade das escolas a partir de 2024. Quem nos acompanha por aqui sabe que técnicas de respiração (#breathwork) é um tema recorrente por trazer inúmeros, inúmeros benefícios a saúde, tanto física, como mental. Leia a notícia completa aqui

Eric Adams, atual prefeito de Nova Iorque, anunciou que a prática da respiração consciente será exigida em todas as escolas da cidade por ser uma maneira simples de melhorar o bem-estar dos estudantes.

Por que a respiração forma consciente é tão importante?

Eu sempre pergunto aos meus alunos: Você já respirou de forma consciente hoje?

A respiração consciente implica simplesmente em observar o ato da respiração com atenção, apenas percebendo o ar entrando e o ar saindo, e os movimentos do seu corpo, fortalecendo a conexão de mente e corpo, e ancorando sua atenção no momento presente. Desta forma, saímos do “piloto automático”.

Quando paramos tudo e prestamos atenção apenas à respiração, atingimos um estado de consciência numa prática também conhecida como Mindfulness, e dessa forma, controlamos melhor nossas emoções, diminuímos o estresse, a ansiedade, identificamos e lidamos melhor com as emoções e, consequentemente, melhoramos nosso foco e concentração.

Bastam alguns poucos minutos de respiração consciente, algumas vezes por dia, para obter os benefícios. Então se você tem uma vida corrida, essa é uma prática que você encaixa facilmente na agenda. Bastam 3 a 5 min!

Mas como fazer?

Coloque-se em uma posição confortável, sentada, com os pés apoiados, ou até deitada(o), com os braços e ombros soltos e relaxados. Mantenha os olhos fechados. Permaneça imóvel e em silêncio. Apenas congele o tempo e passe a prestar atenção na sua respiração.

Respiração consciente

Perceba o ar entrando, imagine o caminho percorrido até chegar aos seus pulmões, imagine cada alvéolo (bolsas de ar) se esvaziando, e o ar saindo pelas suas narinas. Perceba a temperatura do ar ao sair, levemente aquecida pela sua temperatura corporal. Perceba os sons da sua respiração. Perceba os movimentos do seu corpo, abdômen e peito.

 

Perceba sua mente se acalmando, seus pensamentos começam a pipocar mais devagar. O famoso  pensamento saltitante chamado em inglês de #monkeymind, começa realmente a se dissipar, e aos poucos sua mente fica focada em você e na sua respiração.

Outro exercício respiratório que todos podem fazer, é a técnica das narinas alternadas #nadishodana também chamada de#anulomaviloma. Ela é ótima para limpar nossos canais respiratórios e energéticos. Acesse o vídeo explicativo neste link para meu canal no YouTube.

 

Experimente a respiração consciente por alguns minutos, e deixe seus comentários no final desse artigo!

GOSTOU DO TEXTO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE?

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

MINDFULNESS A MEDITAÇÃO QUE VAI TE SURPREENDER

OLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 

GOSTOU DAS DICAS?
SEJA MAIS UM LEITOR PARCEIRO E NOS PAGUE UM CAFÉ!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! No nosso clube de descontos, temos várias parcerias para reservas de hotéis, aluguéis de carros, chip internacional, passeios e ingressos de atividades turísticas, e até aula de yoga! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links acima, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso.Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada 😉

Namastê

 

Crédito das Fotos: Acervo Luci Orkov

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?