Como anda sua saúde mental?

Hoje vamos falar de um tema muito importante em tempos onde palavras como Covid, máscara, home office, novo normal não saem de nossas bocas: como anda sua saúde mental?

Verdade seja dita: vivemos tempos únicos. até certo ponto é completamente normal e esperado sentir-se ansioso, com raiva, insatisfeito, desesperançoso, ou triste, mas infelizmente também é verdade que muitas pessoas estão à beira de um colapso nervoso.

Um exemplo simples, uma pesquisa realizada pela Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) com 402 municípios gaúchos apontou aumento de 78% no número de atendimentos relacionados á saúde mental nos postos de saúde e nos serviços da atenção especializada desde o início da pandemia de corona vírus.

Portanto, nada mais sensato do que ouvir o que nos diz a biologia: o estresse é nossa ferramenta para lidar com tudo o que interpretamos como ameaça. Ao identificar a ameaça, o cérebro ordena a produção do cortisol, o hormônio do estresse. Esse hormonio tem como objetivo nos preparar e nos proteger, faz o coração disparar para levar mais sangue para os músculos, nossa respiração se acelera para termos mais oxigênio. O problema, é que estamos o tempo todo em estado de alerta. Quem aguenta?

Alguns cuidados pra você melhorar sua saúde mental

1) Alimentação saud´ável

Para ter boa saúde mental não tem como fugir deste tema… Ter uma alimentação saudável é um pilar fundamental. Sei que nas crises de ansiedade é normal descontar na comida. Aprenda a identificar a diferença entre fome e vontade de comer (tem post aqui com dicas);

Quem aqui já ouviu dizer que o intestino é nosso “segundo cérebro”. Pode parecer estranho num primeiro momento, mas se você parar pra pensar, vai lembrar que quando ficamos com medo ou estamos muito nervosos, sentimos um frio na barriga.

Em inglês, na hora de tomar uma decisão importante, é comum usar uma expressão sobre levar em conta o que a intuição manda: “go with your gut”. O que ingerimos tem efeito direto nas nossas emoções, pois o cérebro e o intestino estão física e bioquimicamente ligados por uma rede de transmissores conectando os centros emocionais e cognitivos do cérebro às funções intestinais. Por isso é importante escolher o que ingerimos.

  • Escolha alimentos saudáveis que ajudem no controle do estresse: evitar alimentos cheios de cafeína, doces, alimentos super processados e cheios de aditivos químicos.
  • Inclua chás funcionais como o de polpa de maracujá, chás de ervas calmantes como camomila e erva doce.
  • A combinação de café com chocolate 70% é perfeita: combinação da cafeína e do cacau se mostrar perfeita. Quando consumidos juntos, essas substâncias garantem o que cada uma tem de melhor, a cafeína sozinha provoca sensação de ansiedade, mas é equilibrada com o cacau, que age neutralizando essa consequência, deixando você absorver a parte boa que é a melhora do foco e concentração, além da energia.

    O chocolate tem teobromina, que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor que nos traz sensação de prazer e bem-estar, além de também ser rico em complexo B, que aceleram as transmissões do sistema nervoso, melhorando a atenção e a concentração. Eu amo essa dupla!
  • Incluir nozes e castanhas também dá um boost, a castanha do pará, por exemplo, é rica em selênio, nutriente que melhora o humor e ajuda. Nozes em geral, possuem propriedades antioxidantes, benéficas para o tratamento da ansiedade, e controle da depressão.
  • Segundo especialistas, alimentos ricos em potássio ajudam a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. A banana é uma ótima fonte desse nutriente, assim como sementes de abobóra (ótimas como snack no meio da tarde ou para dar uma turbinada na salada ou na sopa).
  • Ômega 3, presente nos peixes como salmão e na sardinha atua diretamente na função cognitiva, melhorando a saúde mental. De acordo com algumas pesquisas o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA) regulam os neurotransmissores e reduzem a inflamação.
  • Ovos: Os ovos contêm triptofano, aminoácido que ajuda a produzir serotonina, um neurotransmissor que ajuda na regulação do humor, do sono, e da memória.
  • Garanta sua Vitamina C, consumindo frutas cítricas. A vitamina C diminui a secreção de cortisol.

2) Exercite-se:

Para manter sua saúde mental, exercitar-se diariamente é importante para garantir suas doses diárias de serotonina, endorfina, dopamina, e ocitocina. Esses hormônios quando se desequilibram, geram insônia, estresse, ganho de peso, ansiedade e mau humor. Tudo o que queremos distância. A prática de yoga vai além da questão física, trabalhando corpo, a mente e a alma, tratando o ser humano de forma holística. Durante a pandemia, foi uma das modalidades fitness mais procuradas no mundo inteiro justamente pelos ganhos na saúde mental. Venha fazer uma aula comigo

3) Durma bem:

Ter uma boa noite de sono é um dos pilares para a boa saúde mental. Procure manter uma rotina fixa de horário. Indo para a cama sempre no mesmo horário. Deixar o celular de lado e abaixar as luzes para ir preparando sua mente e corpo para dormir ajudam muito.

4) Tenha bons relacionamentos:

Cultive bons relacionamentos e a empatia pelo próximo. Cuidar dos outros faz bem para nossa saúde mental. Brinco de dizer que fazer o bem pode ser um ato egoísta, pois parte do benefício será próprio. A solidariedade faz bem para quem a recebe, mas é capaz de promover grande sensação de bem estar, ajudando diretamente na saúde mental de quem a praticou.

5) Respire de verdade:

Aprenda a respirar de verdade e reserve uns minutos do seu dia para simplesmente respirar. Você já parou pra pensar que este é o movimento mais importante para a sua vida e para a sua saúde mental e física? Respiração é o único ato vital em que você pode assumir o controle, alterando o ritmo, e fazendo retenções com ou sem ar, e ao alterarmos o ritmo da respiração, alteramos o funcionamento dos nossos sistemas nervosos simpatico (alerta) e parassimpático (relaxamento) alterando também nosso estado mental.

A respiração é capaz de alterar seus batimentos cardíacos e sua pressão arterial, os benefícios para a saúde mental são cientificamente comprovados. De todos os conselhos acima, este é um dos mais importantes. Respire! Não sabe como, quer aprender como usar as técnicas de respiração no seu dia a dia? agende uma aula comigo. Algumas sessões de 15 min e você terá ensinamentos para a vida toda.

6) Medite.

Não me alongarei neste item, vou me limitar a apenas uma frase: meditar é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua saúde mental. Não sabe por onde começar? tem vários posts aqui no blog !

7) Inclua algumas das 45 dicas de pequenas coisas que você pode fazer para ter uma rotina mais feliz. Inserir pequenos momentos de desopila no seu dia podem ter efeitos poderosos, experimente! Perdeu o post? clica aqui!

8) E por último, faça um esforço, comprometa-se com você mesmo, e com sua saúde mental, e enxergue tudo pelo lado positivo, sempre lembrando que tudo é passageiro. Afinal tudo passa, e isso também ficará no passado. Pensamento positivo assim como a prática da gratidão são ferramentas que todos podemos acessar e que mudam nossa visão de mundo!

Compartilhem com a gente como anda sua saúde mental. Estamos aqui para trocar experiências!

GOSTOU DO POST SOBRE OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS 

Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
poder da gratidão

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?