Escolha Certa – Qual é o melhor óleo?
Uau.. Que vamos falar hoje de um assunto meio polêmico! Qual é o melhor óleo? Tanto já se falou, mas muita gente ainda tem dúvidas!
As gorduras já foram muito crucificadas no passado, mas com o acesso a tecnologia e a novos estudos, hoje já se sabe que a gordura tem papel fundamental na nutrição do ser humano, representando papéis importantíssimos na saúde e bem estar. Entre outras coisas, fornece energia, auxilia na absorção de diversas vitaminas pelo intestino, afetando o funcionamento do corpo como um todo, desde a modulação hormonal, até o brilho dos nossos cabelos. Desta forma, o acesso à “gordura” vem sendo oferecido de diversas formas e é aí que temos que tomar cuidado, afinal, já sabemos que existem gorduras do bem e gorduras do mal. Podemos dizer que há 3 tipos de gorduras:
Saturadas: pode ser bastante prejudicial a saúde, tendo seu consumo recomendado ao limite de 7% das ingestão de calorias diárias. Provém de alimentos de origem animal como banha, bacon, toucinho, carnes, leites e derivados integrais, além de estar presente nos óleos vegetais, como o óleo de coco. Seu consumo elevado está ligado a doenças cardíacas.
Mono-insaturadas: seu consumo reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na prevenção das doenças do coração. De maneira geral, sua ingestão recomendada é de 20% das calorias diárias, podendo ser encontrada nos óleos vegetais, azeitona, abacate e oleaginosas.
Poli-Insaturadas: representadas pelos Ômega 3 e Ômega 6, são essenciais a saúde geral, pois além de controlar o colesterol e triglicérides, ajuda no combate as doenças cardíacas. São as gorduras encontradas nos peixes e nos óleos vegetais. Seu consumo deve ser de até 10% da ingestão de calorias diárias.
Bom agora que já entendemos um pouco dos tipos de gordura, vamos ao que interessa? Óleos! Qual é o melhor óleo para nossa alimentação e dieta?
Óleo de Soja: é o óleo mais popular e é fonte de Ômegas 3 e 6 e baixo teor de gordura saturada. Assim como o azeite de oliva, ele aumenta o nível do bom colesterol (HDL) e ajuda a reduzir o ruim (LDL), atuando na prevenção das doenças do coração. É razoavelmente resistente às altas temperaturas, por isso pode ser usado para fritar.
Óleo de Milho: assim como o óleo de soja é rico em Ômega 6 (mas tem menos Ômega 3), ajuda no controle do colesterol, mas é sensível a altas temperaturas, portanto, deve ser aquecido até 180°C no máximo, caso contrário, perde suas propriedades.
Óleo de Canola: é o que contém menor teor de gorduras saturadas (somente 6%). Entretanto, seu consumo não deve ser estimulado. pois diversos estudos apontam efeitos negativos para a saúde por ser originário de uma planta geneticamente modificada. Aquela florzinha da embalagem na verdade mascara a modificação genética efetuada pelos canadenses para adaptar para a cozinha. É um óleo que antigamente só podia ser usado industrialmente. Clique aqui para saber mais!
Melhor óleo também depende de como será usado
Óleo de Girassol: possui baixa quantidade de gordura saturada e boas quantidades de Ômegas 3 e 6. Pode ser aquecido até 200°C sem perder suas propriedades e nutrientes.
Óleo de Palma: Muito bom para a saúde (melhor ainda se não for refinado), bastante resistente ao calor, pode ser usado amplamente na cozinha. Só um adendo… é importante saber a procedência do produto, pois a colheita tem causado forte impacto ambiental em diversas regiões do planeta.
Azeite de Oliva: uma das opções mais saudáveis para a cozinha, apesar de ter custo mais elevado. É muito rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis de LDL e aumentar o colesterol bom (HDL). É por isso que é um dos óleos mais indicados para prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, é sensível a altas temperaturas, perdendo suas substâncias antioxidantes. Pode ser usado para refogar, assar, cozinhar, mas não para fritar alimentos. E melhor ainda se for o extra virgem!
Óleo de Coco: queridinho do mundo fitness, o óleo de coco tem muitas vantagens, a principal é que diversos estudos apontam que ele aumenta significativamente os níveis de colesterol bom, além de fornecer muita energia e ajudar a queimar calorias por ser um termogênico natural.
Manteiga: a manteiga também já teve muita má fama, mas hoje em dia também vem sendo inocentada, assim como o ovo, por ser uma gordura natural, de fonte animal, tendo vários estudos atuais comprovado que não há ligação com doenças cardíacas desde que consumida com moderação.
Mas e aí Luci, qual o melhor óleo?
Eu não disse por uma razão muito simples! Com tantas opções, porquê escolher um só? Equilíbrio (lá vem ela..) é uma das coisas mais importantes a serem levadas em consideração… Para ter uma dieta saudável e garantir todas as necessidades nutricionais do dia, o que eu sugiro é o uso alternado dos óleos vegetais, levando em consideração, principalmente, sua sensibilidade ao calor. Além da questão de saúde, também é preciso considerar a questão financeira.
Não dá pra usar óleo de coco na cozinha o tempo todo, já que tem custo super elevado. Na minha casa, utilizo 4 tipos de óleo e vou alternando seu uso de acordo com a situação: óleo de coco para fazer meus ovinhos matinais ou dar um up no pré treino (Alô, bullet coffee!), azeite extra virgem para rápidos aquecimento e sempre na salada, óleo de milho para refogar verduras ou manteiga, que também uso para alguns bolos de caneca (em pouca quantidade). O único óleo que realmente não utilizo é o óleo de canola.
Se você quiser saber um pouco mais sobre os problemas ligados ao óleo de canola, assista ao vídeo abaixo e faça sua pesquisa. Também deixo outro link para leitura e saber mais sobre o tema.
https://flaviopassos.com/2016/04/10/oleo-de-canola-sera-que-e-saudavel-mesmo/
Créditos da foto de capa: https://biosom.com.br
Créditos do GIF: https://giphy.com
GOSTOU DO POST SOBRE O MELHOR ÓLEO?
É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
RESPIRAÇÃO CONSCIENTE PASSA A SER EXIGIDA NOS ESTADOS UNIDOS
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?
COMO ANDA SUA SAÚDE MENTAL?
COMO A MENTE INFLUENCIA O CORPO
QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?
O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:
- HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
- SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
- ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
- CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
- PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos! Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.
- AMAZON: Entrando no site da Amazon pelo nosso link, você encontra ótimas ofertas, nossas indicações e listas e ainda nos ajuda monetizando nosso conteúdo! Clique aqui
Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂