[gtranslate]

ASMR: surpreenda-se com essa técnica que viralizou nas redes sociais

ASMR

Você já ouviu falar de ASMR? Nem imagina o que seja? Pois então surpreenda-se com essa técnica que viralizou nas redes sociais e que pode lhe fazer muito bem!

ASMR em inglês significa “autonomous sensory meridian response”, o que em português traduz-se como resposta sensorial autônoma do meridiano. Nada mais é do que um efeito cerebral causado em resposta a um estímulo externo, visual ou sonoro.

O cérebro responde a esses estímulos gerando uma sensação agradável de prazer. Em muitas pessoas causa uma sensação de formigamento na região da cabeça, nuca, pescoço e ombros. O efeito é imediato!

Tem diferentes tipos de ASMR, pra todos os gostos!

Mas como ASMR, seja por meio de estimulo visual ou sonoro, pode causar sensação de prazer? Pense em vídeos ou sequências de imagens em que se ouve alguém sussurrando, barulhos de mastigação, fazendo movimentos repetitivos, estourando plástico bolha, ou cortando barras de sabonetes coloridos. Esses vídeos ou sequências tem duração variada, podem ser apenas alguns minutos ou podem passar os 60 minutos.

A técnica chamada ASMR viralizou nas redes nos últimos dois anos. Grande parte por causa dos efeitos da pandemia e do isolamento da quarentena sentido no mundo todo. Pelo fato das pessoas ficarem mais tempo sozinhas e em casa, foi automático procurar entretenimento nas redes sociais, até que esse tipo de vídeo, naturalmente viralizou por conta da sensação de prazer imediato que suas imagens causam.

Esse formigamento na cabeça, causdado pelo ASMR, vem sendo chamado de orgasmo cerebral, de tão satisfatória que é a sensação de prazer. Taylor ‘ASMR Darling’ é uma ASMRtist, como são chamados os produrotes de conteúdo dessa técnica, começou a fazer os vídeos em 2014 e hoje tem mais de 3 milhoes de assinantes em seu canal do YouTube. Ela usa a técnica de sussurros e sons como o de arranhar o microfone, ou leves batidas de dedo, que ajudam a relaxar e a dormir.

https://www.youtube.com/watch?v=DaXwnTk0hUE

Uma pesquisa da Universidade Swansea sobre ASMR classificou um ranking dos favoritos:

  1. Sussurros (75%)
  2. Atenção pessoal (69%)
  3. Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)
  4. Sons vagarosos (53%)
  5. Sons repetitivos (36%)
  6. Sorriso (13%)
  7. Barulho de avião (3%)
  8. Barulho de aspirador de pó (2%)
  9. Risada (2%)

ASMR e seus benefícios:

Estudos mostram que os vídeos de ASMR realmente ajudam a relaxar, pois estimulam a resposta cerebral imediatamente, e portanto, são muito úteis para reduzir os níveis de cortisol e estresse no corpo, melhoram a concentração e a qualidade do sono e diminuem a ansiedade. Isso acontece porque o cérebro relaxa com esses estímulos e assim, inicia-se um processo bioquímico de liberação de hormônios como a serotonina, que causa sensação de bem estar, alegria e satisfação.

E o melhor é que o ASMR, além de surpreendente, não tem contra indicações (um porém apenas para os vídeos que mostram pessoas comendo que tem efeito contrário para pessoas que tem misofinia, ou seja, tem aflição ao ouvir alguém mastigando).

Estudos também mostraram que os efeitos podem durar por até duas horas após a finalização dos estímulos. Pare e pense, você já não cruzou com nenhum desses vídeos nas suas redes sociais, e por alguns segundos ficou admirando as imagens? Se ainda não experimentou, tente! Essa técnica realmente pode te surpreender!

ASMR, Apenas Experimentem!

Finalizo deixando o link para um dos vídeos mais vistos de ASMR no YouTube, assista e sinta os efeitos do relaxamento! eu assisti e realmente fiquei hipnotizada por alguns minutos. Veja e nos conte nos comentários!

https://www.youtube.com/watch?v=re_dv4loDCw

Um grande beijo,

Luci Orkov

Créditos da foto de capa: GETTY IMAGES

GOSTOU DO POST SOBRE ASMR?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS 

Saiba mais sobre Superioga e respiração
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
poder da gratidão

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?