[gtranslate]

Aula de Yoga para todos os gostos!

Para a surpresa de muitos, há vários tipos de aula de Yoga. Ou seja, tem para todos os gostos!

O Yoga foi criada há mais de 5 mil anos e, cada vez mais, vem sendo praticada mundo afora. Como consequência, ao longo de anos, o Yoga foi se espalhando e se adaptando aos costumes de cada época, suas necessidades, bem como com a cultura de cada região, o que ocasionou a criação de vários métodos diferentes. Por ser uma amante dessa prática milenar, resolvi falar hoje sobre tipos de aula de Yoga bastante comuns aqui no Brasil. Vamos a eles?

Tipos de aula de yoga para escolher a melhor pra você!

Hatha

É considerado o Yoga clássico, o Yoga raiz. O nome significa ha = sol, tha = lua, ou seja, representa os opostos, como mulher/homem, quente/frio e dia/noite. Há também uma outra interpretação que liga o nome ao despertar das nossas forças internas, como a disciplina, o domínio e o auto controle. É uma aula mais lenta, com movimentos suaves e com permanência, dividida em asanas (posturas) clássicos, exercícios de respiração (pranayama) e exercícios de concentração e relaxamento (dharana e dhyana).

Ashtanga

O termo em sânscrito significa ashta = oito, anga = limbo, representando as oito disciplinas cobertas pela prática. A aula é uma sequência de asanas (posturas) interligadas, sem pausas como num balé, sincronizada com a respiração. Possui seis séries fixas de asanas, divididas de acordo com a complexidade e evolução. As aulas geralmente são baseadas na séries 1 e 2 em que a Saudação ao Sol (Sun Saluation) pode ser repetida várias vezes. Por ser uma aula bem fluída, exige um bom condicionamento.

Vinyasa

É uma prática mais contemporânea e ocidentalizada, divulgada no último século e tendo como princípio o desenvolvimento do trabalho físico como meio para atingir o condicionamento mental. Deriva principalmente do Hatha Yoga, mas a estrutura da aula varia de professor para professor, que tem liberdade para montar a sequência de asanas, mas sempre crescendo a cada movimento. É a prática mais intensa, já que o tempo de permanência em cada asana é mais curto. Ideal para quem prefere uma aula de Yoga mais vigorosa.

Power Yoga

Às vezes chamado também de Power Vinyasa ou Core Power Yoga é inspirada no Ashtanga, mas sem seguir uma sequência de asanas pré determinada. Além disso, é uma aula dinâmica e vigorosa, agradando quem prefere uma aula com foco mais nos aspectos físicos do Yoga do que nos aspectos espirituais.

Hot Yoga

Também chamada de  Bikram é basicamente uma aula de Power Yoga realizada em salas especiais com controle de temperatura variando entre 30  e 42º graus. Sim, você leu certo, 42 graus! O motivo para essa quentura é manter a musculatura aquecida e auxiliar o alongamento e flexibilidade, evitando assim lesões. Além disso, outro benefício associado é o suor e seu efeito desintoxicante. Entretanto, tal aula de Yoga requer nível intermediário de prática, assim como um bom condicionamento físico.

Acro Yoga

É uma mistura de exercícios clássicos de Yoga com acrobacias de circo e massagem thailandesa, sendo praticado geralmente em duplas e trios. Bastante popular ultimamente, é uma modalidade bem divertida. No Acro Yoga, basicamente uma pessoa será a base, ficando embaixo e dando suporte com os pés e as mãos ao voador, que é a pessoa que ficará suspensa. Ou seja, a que efetua os movimentos executados em sequência.

Experimentei todas as aulas de Yoga, faltando apenas o Hot Yoga, que está na minha lista de To Do deste ano. Com isso, posso dizer que dependendo do dia, assim como do momento, uma prática é mais apropriada que a outra, mas todas são muito prazerosas. Além disso, é muuuuuito bom pra pessoas ansiosas e agitadas como eu…rs!

Superioga

Foi desenvolvido no Brasil um novo método, o Superioga. Me tornei tão fã que acabei virando instrutora. Ministro aulas em São Paulo conciliando com minha agenda de executiva, o que me deixa bem balanceada em termos de mente.

Como são muitos os detalhes e técnicas sobre esta prática, escrevi um texto somente para falar sobre este tipo de modalidade. Para saber mais, clique aqui. Além disso, conheça também as asanas para iniciantes no Superioga neste texto. Para se inscrever nas aulas on line, você tem acesso gratuito por sete dias, clique aqui 

Vídeos de Yoga

 Termino deixando dois links de vídeos. O primeiro é uma apresentação da Dani Sá, uma das professoras mais populares da prática de Ashtanga no Brasil, executando a segunda série de Ashtanga. É lindo de viver! Olha só:

O outro, é uma reportagem que mostra a Fernanda Lima e a Dani Sá num retiro de Yoga na Índia, em que a Fernanda tentará, depois de mais de dez anos praticando, concluir a série 2 na frente de uma das principais mestras do mundo! Será que ela conseguiu?

Uma curiosidade é que no mundo até hoje não tem registro de ninguém que tenha conseguido executar a sexta série. Acreditem! Bom, para fechar, euzinha praticando um pouco de meditação nesse lugar maravilhoso, Pedra Redonda – Monte Verde.

IMG 20161231 110421161
Foto: Acervo Pessoal

Tem post de meditação do aqui agora – Mindufulness, já viu?

OBS: Gostou do post e das dicas? Eu gostaria muito de saber a sua opinião! Se você gostou, por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais!

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos da Foto de capa: http://www.gaiahealthblog.com

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?