Benefícios do ioga em asanas fáceis
Quer saber quais são os benefícios do ioga? Antes disso, sabe o que é yoga e o método Superioga (que é o que leciono)? E o que são asanas fáceis? Quem nos acompanha por aqui ou pelo Instagram, sabe que me formei instrutora de neste método incrível pelo qual me apaixonei na 1a. aula. Tipo amor a primeira vista!
Contei tudo em detalhes sobre o método nesse post aqui, mas hoje falarei sobre os benefícios do yoga e também trago cinco asanas fáceis (poses) para você praticar yoga. Alías, yoga com i ou com y? tanto faz! Estas 5 posturas (asanas) além de serem acessíveis a todo mundo, trazem muitos benefícios do ioga para sua saúde. Muita gente torce o nariz para o ioga, pois acredita que a prática exige contorcionismos e uma flexibilidade fora do padrão. Mas isso não é verdade. Uma das grandes vantagens e diferenciais do método é que a escolha dos asanas foi baseada na segurança e facilidade de execução. Ou seja, as asanas tornam-se fáceis e acessíveis à todo mundo.
Mas não pensem que pelo fato da prática ser baseada em asanas fáceis, ela é tranquila. Muito pelo contrário, a fluidez dos movimentos, assim como as repetições, fazem com que o exercício seja vigoroso. Além disso, conjuga trabalho cardiovascular com muscular, o foco e concentração, por meio da respiração presente.
Bom, antes um aviso que sempre é bom lembrar. São asanas bastante simples, mas só devem ser realizados por pessoas saudáveis. Portanto, se tem hipertensão, pressão arterial, problemas de coluna como hérnia ou ciático, inflamações nas articulações, nem pense em tentar sozinho. Antes de qualquer coisa é sempre bom procurar um médico. Dito isso, agora sim, vamos ao assunto. Abaixo listo cinco asanas básicas, acessíveis a todo mundo e que pode praticar em casa, na praia, mas também em qualquer lugar. Com a prática recorrente, poderá ver a evolução dos movimentos e aproveitar plenamente todos os benefícios do Superioga. Caso nunca tenha praticado, experimente fazer uma aula online.
Benefícios do ioga em asanas fáceis
Tadasana (postura da montanha)
Execução: de pés unidos, firmes no solo, coluna ereta, peito aberto, ombros afastados, cabeça alinhada. Imagine uma linha que vai desde o solo, até o topo de sua cabeça, dividindo seu corpo em dois, e te puxando para cima, totalmente alinhado. Junte a palma das mãos em frente ao peito. Mantenha a postura e, se possível feche os olhos. Preste atenção em sua respiração. Tente manter por cinco ciclos completos de respiração (inspira e expira).
Benefícios : ajuda na correção da postura por meio do alinhamento da coluna. Além disso, acalma e nos deixa concentrados e conscientes no aqui e agora. Mentalmente, faz a conexão da terra para o céu, ao mesmo tempo que nos remete a força e estabilidade como uma montanha.
Adho Mukha (cachorro olhando para baixo)
Execução: Comece sentado no chão, com os quadris sobre seus pés e os braços esticados acima da cabeça, testa no chão. Suba o quadril, com os pés afastados na largura do quadril, as mãos devem manter a posição que estavam enquanto sentado. Imagine que você é uma letra A, onde o quadril te puxa para cima. Leve seus pesos para seus pés, que se possível devem estar inteiros no chão (calcanhares também). Entretanto, se for muito desconfortável, flexione levemente os joelhos. Mantenha por cinco respirações e volte a posição inicial.
Benefícios: Alongamento total das pernas (músculos femorais posteriores, gastrocnêmios, e fibulares), glúteos. Fortalece quadríceps, ombros, braços e musculos das costas e abdomen. Melhora a circulação do sangue para a cabeça. Além disso, mentalmente, reduz o cansaço e traz energia (pela ativação do chakra Manipura~na base da coluna), assim como desenvolve equilíbrio e consciência corporal.
Curiosidade: Pode não parecer, mas é um asana de inversão. Ou seja, pose em que o coração está acima da nossa cabeça.
Virabhadrasana I (Pose do Guerreiro I)
Execução: De Tadasana (lá em cima), dê um passo a frente, flexionando esta perna em um ângula de até 90 graus do chão, e virando levemente o pé da perna de trás, para fora, em 45 graus, mantendo-a esticada. O joelho da perna da frente não deve ultrapassar a ponta do pé. Levante os dois braços e una as mãos em cima da cabeça, olhando para a ponta de seus dedos. Mantenha por 3 respirações, e repita trocando o lado das pernas.
Benefícios: Alongamento da perna de trás (adutor, quadríceps, fibulares), fortalece o glúteo máximo mantido contráido todo o tempo. A perna da frente exige reto femoral, quadríceps e sartóreo. Dá resistência aos músculos do quadril e estabilidade aos joelhos. Trabalha abdomen, costas, os ombros e os braços. Além disso, mentalmente desperta os sentimentos de força interior, confiança e beleza, assim como nos ajuda a encontrar coragem para enfrentar os desafios da vida.
Urdhva Mukha (postura do cachorro olhando para cima)
Execução: Deitado de barriga no chão, pés unidos, posicione suas mãos embaixo na altura dos ombros. Inspirando, levante o tórax, desdobrando vértebra por vértebra, até que seus braçõs estejam estendidos. Se possível suba o queixo, olhando para cima. O correto é não encostar pernas e púbis no solo, concentrando o peso nas mãos e nos pés. Contraia os glúteos e as coxas para manter o asana durante duas respirações. Descanse e repita mais por mais dois ciclos de respiração.
Benefícios: Tonifica, alonga, assim como flexibiliza a coluna vertebral, trabalha toda a musculatura das costas, pernas, glúteos, ombros e braços. Alonga cervical, abre o torax, estimulando a digestão e as funções renais. Além disso, mentalmente harmoniza os três planos do ser humano: físico, psíquico e espiritual, proporcionando confiança e estabilidade emocional, vitalidade e força.
Utkatasana (postura da cadeira) advanced
Execução: Comece em Tadasana, abra as pernas mantendo uma distância de aproximadamente cinco palmos entre os pés, ligeiramente voltados para fora. Com uma inspiração, suba os braços na altura do peito e una as mãos em frente ao coração. Expire e flexione dos joelhos, se possível, mantendo um ângulo de 90 graus em relação ao chão. Pressione os calcanhares contra o chão. Abra o peito, alinhe a coluna, mas mantendo-a ereta e sem inclinar para a frente. A cada inspiração, abra o peito e desça mais. Mantenha por dois ciclos de respiração, inspire e descanse. Repita.
Benefícios: Fortalece toda a musculatura das pernas (musculos femorais, quadríceps e adutores), glúteos, reto abdominal forte para proteger a lombar, abre o peito e o diafragma. Corrige problemas posturais e incentiva atividade dos órgãos abdominais e a circulação sanguínea das pernas. Mentalmente, traz firmeza, confiança, estabilidade mental. Enraiza-nos no chão e nos eleva ao céu, permitindo que a energia da Terra flua por todo nosso corpo.
Termino com uma dica muito legal. Praticar yoga ao ar livre proporciona ainda mais benefícios. Quando estamos em contato com a natureza, tudo frui melhor, a troca é muito maior, conseguimos nos concentrar melhor, entrando no verdadeiro estado meditativo através da prática do estar presente (#mindfulness) e assim, absorvemos prana, a energia vital.
Pratiquem e me contem. Caso o tempo esteja curto ou não tenha studio perto de você, pratique online. Para detalhes e aulas, clique neste link.
Namastê!
Fonte: Anatomia completa do Yoga – física energética ( Editora Sport Book )
Créditos das fotos: Acervo pessoal
GOSTOU DO POST SOBRE BENEFÍCIOS DO IOGA EM ASANAS FÁCEIS?
Gostou do post e das dicas? É muito importante para nós, sabermos sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
Agende uma aula experimental comigo!
Superioga: Força e concentração para a vida
Tendências fitness
Como alcançar suas metas de vida saudável?
Mindufulness: a meditação do aqui agora
Cinco tipos de aulas de Yoga para todos os gostos
10 perfis fitness no instagram para você seguir motivado
Comidas e bebidas que minam sua saúde