Já ouviu falar em alimentos com calorias negativas? Para quem não sabe do que se trata, são aqueles liberados na dieta, pois matam a fome ao mesmo tempo que não pesam na contagem das calorias. Parece bom demais pra ser verdade não é mesmo? Mas é verdade, acredite! Esse tal milagre existe e pode te ajudar muito a se manter na dieta.

Tudo isto pelo fato de que tais alimentos ou tem pouquíssimas calorias ou demandam mais calorias durante seu processo de digestão. Por isso, vou dividi-los em duas partes. Primeiramente, nos que possuem praticamente zero caloria, pois são compostos de muita água, por exemplo. Depois nos que têm calorias , mas são geralmente cheios de fibras, demandando um maior esforço do organismo no processo de digestão. Em ambos os casos, a quantidade de energia gasta na digestão é superior ao número de calorias do próprio alimento. Por isso, diz-se que são alimentos com calorias negativas. Além disso, são super nutritivos e saborosos.

Entretanto, é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio metabolismo. Por isso, o gasto energético varia de pessoa para pessoa. Em relação aos alimentos negativos, não é possível dizer com precisão qual é o número exato da diferença entre ganho e queima de calorias. De qualquer forma, divido este tema com vocês porque acredito que podemos nos aproveitar e tirar muitas vantagens desse tipo de alimento.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS?

Basicamente, a lista de alimentos com calorias negativas é composta por legumes, assim como, folhas e frutas. De maneira geral, podem ser consumidos dentro da dieta diária, mas sem pesar na contagem das calorias.

alimentos negativos
Crédito: https://areademulher.r7.com

Do time de legumes e verduras, entre os meus preferidos estão aspargos, brócolis, couve-flor, assim como, repolho, espinafre, pepino, e abobrinha. Uso vários deles para dar aquela encorpada na salada ou no omelete, por exemplo. Sempre complemento meus jantares com um bom prato de pepino bem temperadinho, salpicado com gergelim preto. Amoooo!

Quanto ao time das frutas, a lista é maior. Frutas vermelhas sempre estão presentes no meu dia a dia. Não é maravilhoso pensar que podemos comer morangos, framboesas e cerejas sem ficar com a consciência pesada? Além disso, saber que são cheios de antioxidantes? Abacaxi e melancia também são bem vindos. Um ponto muito importante é sobre a laranja. Aqui é importante lembrar que não vale o suco. Falo do consumo da fruta mesmo. Afinal, esse raciocínio do gasto calórico na digestão só funciona se consumirmos as fibras junto.

Fiz um post há um tempinho atrás contando como é o meu carrinho de supermercado. Vamos relembrar?

DICAS PARA INCLUIR ESTES ALIMENTOS NO DIA A DIA – QUANDO E COMO?

Alimentos com calorias negativas podem ser incluídos em várias refeições, mas tente equilibrar o consumo de fibras para aumentar a saciedade. Desta forma, sugiro consumir frutas no lanche e na sobremesa. Isto já ajuda na pedida daquele docinho após as refeições.

Quanto aos legumes e verduras, devem ser consumidos durante as principais refeições, ou seja, almoço e jantar. Além disso, sempre que possível, use legumes como base da refeição. Quero dizer, no caso da abobrinha e da berinjela, utilize-as como massa da lasanha ou ainda fazer um espaguete de abobrinha ou cenoura, por exemplo. Fica uma delícia e com pouquíssimas calorias.

30 ALIMENTOS DE CALORIAS NEGATIVAS PARA JÁ INCLUIR NA DIETA

  1. Abacaxi: 50 kcal = 100 gr.
  2. Ameixa: 56 kcal = 100 gr.
  3. Framboesa: 53 kcal = 100 gr.
  4. Laranja: 62 kcal = 100 gr.
  5. Limão: 25 kcal = 100 gr.
  6. Maçã: 57 kcal = 125 gr.
  7. Manga: 60 kcal = 100 gr.
  8. Melancia: 30 kcal = 100 gr.
  9. Melão: 34 kcal = 100 gr.
  10. Morango: 33 kcal = 100 gr.
  11. Pêssego: 39 kcal = 100 gr.
  12. Amora: 43 kcal = 100 gr.
  13. Tangerina: 52 kcal = 100 gr.
  14. Aspargos: 20 kcal = 100 gr.
  15. Agrião: 11 kcal = 100 gr.
  16. Aipo: 16 kcal = 100 gr.
  17. Alface: 15 kcal = 100 gr.
  18. Alho: 5 kcal = 3gr.
  19. Berinjela: 25 kcal = 100 gr.
  20. Beterraba: 43 kcal = 100 gr.
  21. Brócolis: 34 kcal = 100 gr.
  22. Cebola: 50 kcal = 100 gr.
  23. Couve: 25 kcal = 100 gr.
  24. Couve-flor: 25 kcal = 100 gr.
  25. Rucula: 30 kcal – 100 gr
  26. Espinafre: 23 caloria = 100 gr.
  27. Pimentão: 31 kcal = 100 gr.
  28. Pepino: 16 kcal = 100 gr.
  29. Tomate: 18 kcal = 100 gr.
  30. Cenoura: 45 kcal = 100 gr.

Ficou com dúvida em algo? Procure seu nutricionista. Ele é a pessoa certa pra te ajudar a conquistar seus objetivos.

GOSTOU DO POST SOBRE ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS?

Gostou do post e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

LEIA TAMBÉM 

Crédito da foto de capa: pixabay.com.br

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?