Como comer fora sem prejudicar a dieta?
Olha só… hoje eu trouxe um tema simples que acredito vai ajudar bastante. O que comer em um restaurante japonês, italiano, brasileiro, sem prejudicar a balança e a dieta?
Comer fora – japonês
Evite o rodizio! É aquela coisa né gente, quando escolhemos o rodízio, a comida vai chegando, chegando, e uma estratégia muito utilizada por este tipo de restaurante, é servir primeiro os pratos mais pesados, ou seja, aqueles que vão saciar mais rápido a sua fome. Nesse caso, virão primeiro, as frituras como guioza, pasteizinhos primavera, tempurá, aquele shimeji carregado na manteiga, o hot roll frito… Tente se segurar, pegue o cardápio e mire no “a la carte”. Dê preferência a uma porção de sashimi (peixe cru fatiado), acompanhado de alguns sushis (bolinhos de arroz com ou sem algas).
Eu amo sushi, mas para quem está com restrição alimentar, os bolinhos de arroz temperados com açúcar, podem fazer um bom estrago no fim das contas, então seja consciente da quantidade que vai consumir. Incremente com wasabi e gengibre para dar aquela turbinada no metabolismo, e peça chá de ervas para ajudar na digestão!
Preste atenção também no consumo de shoyo. Por ter muito sódio (opte pela versão light), leva a retenção de líquido, além do fato de que a grande maioria das marcas utiliza glutamato monossódico. Um ingrediente que ainda é cercado de muita polêmica (na dúvida, é melhor evitar). Minha dica: misturar um pouco de suco de limão para diluir).
Comer fora: No restaurante italiano
Se for possível, escolha massa a base de sêmola (grano duro), pois a massa fresca, na grande maioria dos casos, é feita com farinha de trigo, portanto, de baixo valor nutricional e alto índice glicêmico. Atenção redobrada aos molhos. Fuja dos molhos brancos a base de creme de leite, ou gratinados. Uma bomba calórica. De preferência ao molho de tomate fresco (ao sugo) ou mesmo molho pesto (a base de nozes e ervas). Se for possível, peça uma proteína como acompanhamento para trazer mais equilíbrio a refeição, como por exemplo, um filé de peixe grelhado. Bon appetit!
Comer fora: No restaurante brasileiro
Sem rodeios e direto ao ponto: arroz, feijão, salada e uma proteína. Não tem erro, essa combinação é simplesmente perfeita e agrada a todos os paladares. Fuja da versão acompanhada de batata frita e farofa e tudo certo!
Nessa minha onda #semcarne (não gosto de rótulos, por isso não sou vegetariana, apenas cortei drasticamente meu consumo de carne, consumindo apenas peixe e frutos do mar esporadicamente), arroz, feijão, ovo e salada tornou-se minha combinação favorita.
Uma outra opção bem equilibrada é o picadinho, refeição completa com carne, arroz, um ovo e couve. Dispense a banana a milanesa ou a farofa, e terá um prato super saúdavel (se você ama banana, faça como eu, prefira in natura).
Comer fora: No restaurante árabe
Eu amo comida árabe, mas alguns cuidados precisam ser tomados, pois muita coisa leva farinha branca. Por conta disso, é preciso ser fazer algumas escolhas, pois não dá para comer esfihas a torto e a direito, aberta, fechada, de queijo, de carne, de verdura. Aí vem o pão torradinho, o beirute. Fuja também das frituras e dos doces, que em sua maioria levam massa de macarrão (cabelo de anjo), muita manteiga e caramelo de açúcar.
Minhas escolhas: falafel com salada fatuche, sem os croutons. Desta forma, garanto uma boa dose de proteínas e fibras, numa refeição balanceada, e escolho uma esfiha para acompanhar. Se puder optar pelo falafel assado, melhor ainda! De sobremesa, coalhada com mel.
Outra opção muito boa é optar pelos charutinhos de folha de uva, que podem ser recheados de carne ou vegetarianos, acompanhados de uma porção de arroz com amêndoas. Leve e nutritivo. Hummmm
Comer fora: No restaurante chinês
Grande parte da maioria dos pratos é agridoce, ou seja, tem açúcar na composição. Então se escolher um desses, diminua o consumo de carboidratos, para dar uma compensada nas calorias. Outro ponto que precisamos ficar de olho é nas frituras, pois vários pratos são fritos e empanados (tem até arroz frito!). Prefira também as proteínas grelhadas.
Para garantir uma refeição mais leve e saudável, procure pelos pratos feitos a vapor, e que levam legumes e verduras em sua composição. Minha sugestão: bolinho primavera de legumes assado de entrada, como prato principal que tal, frango com molho de laranja e gengibre, que é grelhado, acompanhado de legumes.
Comer fora: No mexicano
Eu amo comida mexicana, mas tem um problema sério. Tudo é muito calórico! Tacos e nachos são deliciosos, mas são fritos! As carnes em geral são bem gordurosas. O chilli (feijão com carne apimentado) também é uma delícia, mas chega à mesa, coberto com queijo derretido, oque faz com que uma pequena porção tenha mais de 200 calorias.
Novamente é necessário fazer escolhas. Eu não abro mão de uma porção de guacamole, para acompanhar, abro mão do nacho frito, e opto pela versão assada, que é bem menos calórica. Se estiver com fome de comida mesmo, sugiro escolher entre uma quesadillha recheada de frango com chilli ou uma carne grelhada também acompanhada de chilli (sem o queijo por cima!). Uma fajita de carne (tiras de filé-mignon, cebola e pimentão coberto com queijo) pode ser uma boa opção também pois tem cerca de 200 calorias.
Comer fora: Na Hamburgueria
Para muita gente pode soar impossível, mas é possível sim fazer refeições leves e saudáveis a base de hambúrguer!
A Escolha começa pelo ingrediente básico, a carne. Escolher um hambúrguer que tenha como base uma carne magra é fundamental. Hoje em dia há centenas de lanchonetes que trabalham com hambúrgueres gourmet, aqueles preparados artesanalmente com ingredientes de qualidade. Então se puder optar, escolha por um hambúrguer de fraldinha, ou mesmo de frango. São bem mais leves.
Preste atenção também na escolha do queijo. Dê preferência aos queijos mais claros, que são menos gordurosos. A única exceção quanto à essa regra é a muçarela de búfala, que apesar da cor branca, é tão calórica e gordurosa como os outros. O cheddar, tão famoso, é um dos mais calóricos, chega a ter 130 calorias e 70% de gordura, portanto fuja! Opte pelo muçarela ou queijo prato (ambos têm cerca de 90 calorias cada). Verifique também o molho do sanduíche, se possível peça para vir à parte, assim você pode dosar a quantidade consumida. Eu peço sempre sem molho e fico somente com a mostarda e catchup. Para acompanhar, prefira as batatas assadas, mas se não resistir pelas fritas, opte por meia porção e claro, sem cobertura de queijo nem bacon né?
E aí, bora colocar essas dicas em prática na próxima refeição fora de casa?
GOSTOU DO POST COM DICAS SOBRE COMO COMER FORA SEM PREJUDICARA DIETA?
É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
RESPIRAÇÃO CONSCIENTE PASSA A SER EXIGIDA NOS ESTADOS UNIDOS
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?
COMO ANDA SUA SAÚDE MENTAL?
COMO A MENTE INFLUENCIA O CORPO
QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?
O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:
- HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
- SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
- ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
- CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
- PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos! Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.
- AMAZON: Entrando no site da Amazon pelo nosso link, você encontra ótimas ofertas, nossas indicações e listas e ainda nos ajuda monetizando nosso conteúdo! Clique aqui
Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂
Créditos da foto de capa: http://www.almenat.com.br