Destralhe sua casa e ganhe saúde mental, criatividade, tempo e +

Destralhe sua casa e ganhe saúde mental, criatividade, tempo, produtividade, tranquilidade e muito mais!

Antes de falarmos sobre o tema “Destralhe sua casa”, vamos ver o que significa esse verbo? Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo destralhar significa: retirar ou desembaraçar-se de tralha ou de coisas inúteis de (ex.: vou destralhar o sótão; e doar tudo). Quando nos libertamos de coisas que não precisamos mais, abrimos espaço para o novo.

Tem uma frase que eu penso bastante, a qual aprendi quando estava lendo sobre a cultura do minimalismo, que diz mais ou menos isso:

“Você é responsável por todas as coisas que possui, pois cada uma dessas coisas, requerem sua energia”

E é exatamente isso, tudo o que compramos, tomará o nosso tempo de uma forma ou de outra. Se você realmente necessita de uma “coisa”, ela vai te trazer benefícios, lhe será util, te economizará tempo e recursos, mas se você compra algo e não usa, terá gasto seu tempo e dinheiro à toa, e se sentirá culpado.

O que ocorre atualmente, é que muitas vezes somos conquistados ou influenciados a adquirir coisas que não precisamos, mas que naquele momento, parecem imprescindíveis, até que… depois de alguns dias ou semanas, perdemos o interesse e bum, encostamos a “coisa” em algum lugar, e a esquecemos.

Por isso mesmo, a tendência do destralhe é uma das que mais crescem, impulsionada pela cultura do minimalismo, do desapego, da reflexão que a pandemia nos trouxe de que precisamos de muito pouco para viver e também da urgência de termos hábitos mais sustentáveis para o planeta.

Destralhe sua casa e ganhe saúde mental, criatividade, tempo e muito mais:

Produtividade, ganho de tempo, praticidade
Esses são os motivos que levam líderes mundiais como Steve Jobs ou  Mark Zuckerberg a usar sempre as mesmas roupas. Não gastar tempo nem energia para escolher as roupas pela manhã. Pode parecer pouco, mas ele não é o único. Podemos lembrar da teoria do armário cápsula, que mostra que precisamos de apenas 30 peças de roupa em nosso guarda-roupa.

Menos é mais. Então destralhe seu guarda-roupa! Quando temos menos itens, tudo fica mais fácil de organizar, você elimina o tempo perdido procurando algum item por não saber onde está.

Mais limpeza, ambiente mais clean e mais tranquilo, criatividade
Destralhe sua casa ou seu escritório e tenha um ambiente mais fácil de arrumar e limpar e assim, sobra tempo livre para se dedicar ao que realmente é importante. Menos coisas à vista, significa menos poluição visual, menos confusão, portanto mais foco, e menos distrações.

Quando você olha à sua volta, você sente que tem muita “coisa”? Você acha que demanda muito tempo arrumando ou procurando objetos? Você se sente bem quando chega em um lugar claro, com poucos itens e cada coisa parece estar no lugar certo?

Se respondeu sim a alguma pergunta, ou a todas as questões acima, recomendo fortemente e destralhe sua casa! Comece, mesmo que aos poucos, a destralhar sua casa ou seu escritório, e abaixo te trago algumas dicas!

Destralhe sua casa: um ambiente clean é acolhedor
Destralhe sua casa e colha os benefícios de um ambiente clean e acolhedor
Não dá uma satisfação ver uma casa organizada?
Foto Pexels de Tatiana Syrikova

Destralhe sua casa ou seu escritório, com essas dicas:

  1. Manuais de produtos: acredite, você nunca usará e hoje em dia você encontra tudo online.
  2. Papelada e documentos: guarde apenas os documentos legais que são exigidos por até 5 anos, além claro dos seus documentos de identificação. Contas de telefone, cartão de crédito, internet, transfira para a versão online.
  3. Livros: ajude a cultura da economia circular. Doe ou mesmo dê para algum amigo
  4. Eletrônicos: todo mundo tem em casa algum eletrônico que não usa. Dá até pra ganhar algum dinheiro vendendo como sucata. Cuide para jogar fora da forma correta, pois é lixo eletrônico
  5. Amostras de produtos: a gente vai acumulando e quando vê já tem mais de 50 mini shampoos. Coloque para usar imediatamente, ou então saia distribuindo. Esses produtos também tem validade.

Estas dicas também são importantes para seu DESTRALHE:

  1. Potes e panelas sem tampa: outro item que se você não usa atualmente, continuará a não usar. Aproveita e recicla também aqueles potes velhos e amarelados.
  2. Presentes ou lembranças sem uso. Se não gostou mas não deu pra trocar, presenteie alguém!
  3. Toalhas e roupas de cama: a maxima do a cada novo jogo, sai um velho deveria valer, mas muitas vezes, só acrescentamos. Veja os itens mais usados e faça panos de chão ou simplesmente doe.
  4. Maquiagem velha: aquele batom rosa choque já saiu de moda faz tempo e quando voltar, o item já estará fora de qualidade para usar. Veja se a marca faz reciclagem das embalagens como a Natura e Boticário, por exemplo
  5. Roupas e sapatos: aqui vale até chamar uma consultora para te ajudar se você tiver muita dificuldade de desapegar. Desde roupas que não te servem mais, mas que você mantém porque vai caber um dia, até aquelas peças com algum envolvimento emocional (vale a pena manter, ou uma foto já não bastaria?). Pra que manter aquele sapato que te machuca o pé?

    Faça o teste, obrigue-se a usar a peça em até uma semana, se não usar, doe sem dó e faça alguém feliz. E se a peça for de valor e estiver em perfeitas condições, também é possível revender por valores bastante razoáveis em sites como Enjoei e Repassa (este último já usei várias vezes, eles retiram as peças em casa, fazem a curadoria e os anuncios, você apenas aprova).

Enfim, acredito que já te dei os primeiros passos para que você destralhe sua casa e assim melhorar sua qualidade de vida. Fazer limpeza é uma delícia, prometo que vai te trazer um sentimento de paz e tranquilidade que você vai querer repetir!

DESTRALHE DE SUA CASA E FAÇA UMA BOA AÇÃO

Aproveite o ato de destralhar sua casa para encaminhar os itens destralhados para doação. Leve roupas em bom estado para abrigos ou igrejas. Minhas sugestões de descarte de forma correta para:

GOSTOU DO POST “DESTRALHE SUA CASA”?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

 

POSTS RELACIONADOS 

Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
poder da gratidão

Foto de capa: Pexels – Andrew Neel

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?