Escolha Certa – Qual é o melhor óleo?

Uau.. Que vamos falar hoje de um assunto meio polêmico! Qual é o melhor óleo?  Tanto já se falou, mas muita gente ainda tem dúvidas!

As gorduras já foram muito crucificadas no passado, mas com o acesso a tecnologia e a novos estudos, hoje já se sabe que a gordura tem papel fundamental na nutrição do ser humano, representando papéis importantíssimos na saúde e bem estar. Entre outras coisas, fornece energia, auxilia na absorção de diversas vitaminas pelo intestino, afetando o funcionamento do corpo como um todo, desde a modulação hormonal, até o brilho dos nossos cabelos. Desta forma, o acesso à “gordura” vem sendo oferecido de diversas formas e é aí que temos que tomar cuidado, afinal, já sabemos que existem gorduras do bem e gorduras do mal. Podemos dizer que há 3 tipos de gorduras:

Saturadas:  pode ser bastante prejudicial a saúde, tendo seu consumo recomendado ao limite de 7% das ingestão de calorias diárias. Provém de alimentos de origem animal como banha, bacon, toucinho, carnes, leites e derivados integrais, além de estar presente nos óleos vegetais, como o óleo de coco. Seu consumo elevado está ligado a doenças cardíacas.

Mono-insaturadas: seu consumo reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na prevenção das doenças do coração. De maneira geral, sua ingestão recomendada é de 20% das calorias diárias, podendo ser encontrada nos óleos vegetais, azeitona, abacate e oleaginosas.

Poli-Insaturadas: representadas pelos Ômega 3 e Ômega 6, são essenciais a saúde geral, pois além de controlar o colesterol e triglicérides, ajuda no combate as doenças cardíacas. São as gorduras encontradas nos peixes e nos óleos vegetais. Seu consumo deve ser de até 10% da ingestão de calorias diárias.

oleo 2
Foto: Getty Images

Bom agora que já entendemos um pouco dos tipos de gordura, vamos ao que interessa? Óleos! Qual é o melhor óleo para nossa alimentação e dieta?

Óleo de Soja: é o óleo mais popular e é fonte de Ômegas 3 e 6 e baixo teor de gordura saturada. Assim como o azeite de oliva, ele aumenta o nível do bom colesterol (HDL) e ajuda a reduzir o ruim (LDL), atuando na prevenção das doenças do coração. É razoavelmente resistente às altas temperaturas, por isso pode ser usado para fritar.

Óleo de Milho: assim como o óleo de soja é rico em Ômega 6 (mas tem menos Ômega 3), ajuda no controle do colesterol, mas é sensível a altas temperaturas, portanto, deve ser aquecido até 180°C no máximo, caso contrário, perde suas propriedades.

Óleo de Canola: é o que contém menor teor de gorduras saturadas (somente 6%). Entretanto, seu consumo não deve ser estimulado. pois diversos estudos apontam efeitos negativos para a saúde por ser originário de uma planta geneticamente modificada. Aquela florzinha da embalagem na verdade mascara a modificação genética efetuada pelos canadenses para adaptar para a cozinha. É um óleo que antigamente só podia ser usado industrialmente. Clique aqui para saber mais!

Óleo de Girassol: possui baixa quantidade de gordura saturada e boas quantidades de Ômegas 3 e 6. Pode ser aquecido até 200°C sem perder suas propriedades e nutrientes.

Óleo de Palma: Muito bom para a saúde (melhor ainda se não for refinado), bastante resistente ao calor, pode ser usado amplamente na cozinha. Só um adendo… é importante saber a procedência do produto, pois a colheita tem causado forte impacto ambiental em diversas regiões do planeta.

Azeite de Oliva: uma das opções mais saudáveis para a cozinha, apesar de ter custo mais elevado. É muito rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis de LDL e aumentar o colesterol bom (HDL). É por isso que é um dos óleos mais indicados para prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, é sensível a altas temperaturas, perdendo suas substâncias antioxidantes. Pode ser usado para refogar, assar, cozinhar, mas não para fritar alimentos. E melhor ainda se for o extra virgem!

Óleo de Coco: queridinho do mundo fitness, o óleo de coco tem muitas vantagens, a principal é que diversos estudos apontam que ele aumenta significativamente os níveis de colesterol bom, além de fornecer muita energia e ajudar a queimar calorias por ser um termogênico natural.

Manteiga: a manteiga também já teve muita má fama, mas hoje em dia também vem sendo inocentada, assim como o ovo, por ser uma gordura natural, de fonte animal, tendo vários estudos atuais comprovado que não há ligação com doenças cardíacas desde que consumida com moderação.

Mas e aí Luci, qual o melhor óleo?

giphy

Eu não disse por uma razão muito simples! Com tantas opções, porquê escolher um só? Equilíbrio (lá vem ela..) é a palavra chave aqui também… Para ter uma dieta saudável e garantir todas as necessidades nutricionais do dia, o que eu sugiro é o uso alternado dos óleos vegetais, levando em consideração, principalmente, sua sensibilidade ao calor. Além da questão de saúde, também é preciso considerar a questão financeira. Não dá pra usar óleo de coco na cozinha o tempo todo, já que tem custo super elevado.  Na minha casa, utilizo 4 tipos de óleo e vou alternando seu uso de acordo com a situação: óleo de coco para fazer meus ovinhos matinais ou dar um up no pré treino (Alô, bullet coffee!), azeite extra virgem para rápidos aquecimento e sempre na salada, óleo de milho para refogar verduras ou manteiga, que também uso para alguns bolos de caneca (em pouca quantidade). O único óleo que realmente não utilizo é o óleo de canola.

Se você quiser saber um pouco mais sobre os problemas ligados ao óleo de canola, assista ao vídeo abaixo e faça sua pesquisa. Também deixo outro link para leitura e saber mais sobre o tema.

https://flaviopassos.com/2016/04/10/oleo-de-canola-sera-que-e-saudavel-mesmo/

Créditos da foto de capa:  https://biosom.com.br

Créditos do GIF:  https://giphy.com

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?