[gtranslate]

Libere-se do padrão de beleza imposto pela sociedade!

Libere-se do padrão de beleza imposto pela sociedade!

O post de hoje é um desabafo! Os meninos que me desculpem, mas este texto é dedicado a mulherada que sofre com as bofetadas que a mídia e a sociedade trazem diariamente (pra não dizer a cada minuto) e que impõem padrões de beleza que nos escravizam!

Sofremos pressão para atendermos a esse padrão de beleza que a sociedade acredita ser o ideal. O tempo todo somos julgadas com questões do tipo: “Se ela fosse mais magra”; “Se ela fosse mais forte”; “Ah se o cabelo fosse assim“ e; por aí vai. Grande parte da culpa está sim com a mídia, que impõe determinados padrões de beleza muitas vezes inatingíveis (definidos por quem? Ninguém sabe!) e dos quais nem a Gisele Bundchen está livre (Alô, Photoshop?). E o mais incrível é que apesar de sabermos disso, fazemos parte da massa que repassa o padrão, pois além de nos cobrarmos, também cobramos das pessoas em nossa volta, repassando estes valores para frente.

Com isso, cada vez mais mulheres acabam sendo influenciadas pela mídia e, no fim, todas nós ficamos com a auto estima prejudicada e lá embaixo por ficarmos chateadas por estar fora do padrão de beleza.

padrão de beleza
Kim Kardashian: que figura na lista das 10 celebridades com maior número de seguidores no instagram. na vida real x na capa da revista. Foto: Pinterest

Esse padrão é exigido o tempo todo, seja pela internet, pela televisão, pelas revistas, pelos outdoors, pelas vitrines das lojas. O país está passando por uma grande crise financeira, mas a indústria da moda não para de crescer. A cobrança pelo corpo perfeito, pela barriga negativa está em todos os anúncios. Mesmo quando a propaganda não é de moda, as fotos sempre mostram pessoas que atendem ao padrão, ligadas diretamente ao glamour e ao sucesso. A indústria da cirurgia plástica no Brasil não para de crescer e cada vez mais a idade mínima diminui. Sabiam?

auto estima depende dos outros
O que é assustador é quando sua auto-estima está amarrada ao que estranhos pensam de você – Emma Watson, atriz em pronunciamento contra os padrões de beleza impostos por Hollywood. Foto: pinterest

O problema é que em 95% dos casos trata-se de um padrão de beleza totalmente inatingível, mas que muitas de nós lutamos de certa forma para chegarmos pelo menos próximo. Quantas vezes não escutamos histórias de bulimia, anorexia ou outras doenças ligadas a alimentação? Pessoas que sacrificam sua saúde física e mental em troca de uma imagem? Estou falando desde aquelas meninas de doze anos que não comem bolo no aniversário da amiga até aquela sarada da academia que só come frango com batata doce para manter a gordura corporal em 8%. Estou falando ainda de adolescentes que simplesmente param de comer, tomam remédios sem acompanhamento médico, ficam doentes, deprimidas e chegam até a morrer em busca de aceitação.

“Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida.”

A felicidade independe de padrão de beleza e afins, sendo baseada na liberdade, na liberdade de nos sentirmos bem em não nos encaixarmos em nenhum padrão e sermos nós mesmas. Isso não significa que vamos renunciar a moda, que podemos sair comendo feito loucas ou usar pijama na rua. Significa que devemos adotar uma vida equilibrada. Não precisa se maquiar todos os dias. Não precisa usar a roupa da última coleção. Não precisa usar 36 se você está saudável e se sente bem usando outra numeração. O importante é ser feliz e encontrar um ponto de equilíbrio entre o que é saudável e o que é possível.

Ralph
Parece mentira, mas a foto da esquerda realmente foi usada em campanha da Ralph Lauren! Foto: Pinterest

Temos que nos ajudar mutuamente como mulheres e não divulgar ainda mais esse padrão de beleza que ninguém sentou para discutir porque simplesmente é o padrão das campanhas de marketing. Como consumidoras devemos cada vez mais usar nosso poder de compra escolhendo marcas e produtos que representem a mulher real, isso sim! Felizmente, várias empresas já estão adotando esse caminho, mas ainda há muito chão pela frente. E é nosso poder de compra que pode ajudar a acelerar esse processo. Quem aí não lembra das campanhas da Dove? (um salve para ela!)

Outra atitude que devemos adotar e difundir, como mulheres e amigas, é a de parceria. Elogie suas amigas, suas primas, suas colegas pela beleza natural delas. Não incentive a busca por um ideal de beleza que muitas vezes não se aplica. Vamos compartilhar a importância da beleza natural e respeitar a genética de cada uma de nós. Há beleza em todos os tipos. Devemos nos unir e ajudar as outras mulheres a reconhecer sua beleza natural e, assim resgatar seu amor próprio.

O post de hoje é um convite ao amor próprio. Vamos distribuir elogios por aí e aprender a nos amar mais. Quem tá comigo na luta para ignorar este tal padrão de beleza?

padrão de beleza
Sim, juntas somos mais fortes! Foto: Pinterest

Obs: Se você gostou desse artigo, por favor, curta e compartilhe em suas redes sociais! ? Tem algum comentário? Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião!

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos da foto de capa: Campanha oficial Dove / Unilever

GOSTOU DO POST SOBRE PADRÃO DE BELEZA?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

RESPIRAÇÃO CONSCIENTE PASSA A SER EXIGIDA NOS ESTADOS UNIDOS
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?
COMO ANDA SUA SAÚDE MENTAL?
COMO A MENTE INFLUENCIA O CORPO

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos! Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.
  • AMAZON: Entrando no site da Amazon pelo nosso link, você encontra ótimas ofertas, nossas indicações e listas e ainda nos ajuda monetizando nosso conteúdo! Clique aqui 

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?