amanhecer nas cataratas o que fazer em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu: roteiro de 4 dias 

Está na busca sobre o que fazer em Foz do Iguaçu e quais atrações são imperdíveis? Acabei de retornar da cidade, que estive pela primeira vez em 2012, e te contarei a minha experiência e darei algumas dicas.

A primeira e valiosa dica é que em Foz do Iguaçu é tarefa impossível locomover-se sem carro. Ou seja, duas alternativas: contratar uma agência para fazer todos os passeios e os transfers; ou alugar um carro. Como eu fui de carro não tive que decidir entre uma e outra e achei muito fácil transitar por todos os pontos, mesmo na loucura da fronteira do Brasil com o Paraguai. 

Por ser um lugar extremamente turístico, o que não faltará são atrações e tours para fazer na cidade. O ideal para quem vai a primeira vez é focar nas atrações imperdíveis para não deixar nenhuma de fora, ok? 

O destino recebe muitos turistas estrangeiros, estando sempre na competição do primeiro lugar na preferência com o Rio de Janeiro. Com isso, não estranhe escutar os mais variados idiomas em um curto espaço. O fato é maravilhoso para o turismo e economia brasileiras, mas confesso que pode incomodar o bolso, já que para itens como alimentação nas atrações temos a sensação de tudo estar polarizado. 

Para isso, uma solução prática e simples. Ande sempre com um lanchinho, uma barrinha e uma garrafa dˋágua, de preferência térmica. Isso fará você poupar alguns reais, certamente rs

Duas dicas importantes de sobrevivência dadas, vamos…

O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU

Para começar qualquer roteiro e em qualquer roteiro de viagem a Foz do Iguaçu, caso seja sua primeira vez no destino, é praticamente mandatório ter em sua lista as seguintes atrações:

CATARATAS DO IGUAÇU – PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU 

Uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo é o que move o turismo e a economia na região. Não tem como ir até as Cataratas do Iguaçu e não se emocionar com aquela enormidade de quedas d´agua e energia bem diante de nossos olhos. 

Há uma série de experiências que você pode vivenciar nas Cataratas do Iguaçu. A primeira é o que eles chamam de circuito regular, que é o ingresso que te dará direito a entrada no Parque Nacional do Iguaçu, fazer a trilha, adentrar a passarela e tudo mais que tem direito. 

amanhecer nas cataratas o que fazer em Foz do Iguaçu

Desta última vez, fiz o circuito regular e uma outra experiência que é relativamente nova: Amanhecer nas Cataratas. Neste tour, você tem acesso ao parque com um grupo limitado de pessoas desde às 5:30 para poder contemplar o amanhecer silenciosamente e ainda ter acesso livre para tomar café da manhã no restaurante Porto Canoas. Fazia tempo que não me emocionava tanto, que momento mágico! 

Além do Amanhecer nas Cataratas, do ticket regular, há outros tipos de tour, como o Pôr do Sol nas Cataratas, que também deve ser incrível. Mais detalhes e dicas, escrevi em um post separado. Para ler, basta clicar aqui -> Amanhecer nas Cataratas

CATARATAS DO LADO ARGENTINO 

Para quem não sabe, as Cataratas do Iguaçu estão divididas em duas partes: o lado brasileiro e o lado argentino. 

Apesar das principais atrações das Cataratas do lado argentino estarem interditadas, novamente, para quem vai pela primeira vez é fascinante visitar e uma das atrações imperdíveis quando o assunto é o que fazer em Foz do Iguaçu e arredores. 

o que fazer em Foz do Iguaçu

Com um tamanho muito maior que o lado brasileiro, para chegar até a entrada do Parque Iguazú é necessário atravessar a fronteira e fazer o processo de imigração na Argentina. 

É mandatório ir com roupas leves e tênis, já que andará e muito dentro do Parque Nacional Iguazú. Atualmente, dois circuitos de visitação estão abertos: inferior e superior. Entre um e outro, prepare as pernas porque há uma boa dose de escadas. 

Estive recentemente no parque e escrevi sobre a minha experiência e dicas, inclusive sobre a questão de acessibilidade que é um perrengue controlável. Para ler, basta clicar aqui -> Cataratas do lado argentino

PARQUE DAS AVES

Bem em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, a visita ao Parque das Aves é uma dobradinha excelente para um dia de atrações em Foz do Iguaçu. Muito mais que um parque com muito verde e diversas espécies de aves da Mata Atlântica, uma causa a ser apoiada.

Parque das Aves o que fazer em Foz do Iguaçu

Do total dos animais que hoje habitam o Parque das Aves, cerca de 50% são aves resgatadas de maus tratos e/ou tráfico e as outras 50% não se adaptaram ao seu habitat. Toda conservação e manutenção do local é feita com recursos próprios, oriundos da receita com bilheteria, restaurantes e lojas dentro do local. Não há apoio de órgãos públicos, privados ou doações. 

A trilha auto guiada e a diversidade de espécie é um programão para todas as idades. Todos os detalhes da minha experiência, acessibilidade e demais informações, encontrará no texto que escrevi sobre o local. Para ler, basta clicar aqui -> experiência imersiva no Parque das Aves

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Você sabia que Foz do Iguaçu está localizada bem na divisa entre o Brasil, Paraguai e Argentina? Antigamente, a demarcação simbólica da fronteira e de livre acesso aos turistas. O turismo evoluiu tanto na cidade que, aproveitaram para fazer um espaço privativo com o Marco das Três Fronteiras, loja, praça de alimentação e show típico de cada país para deixá-lo mais atrativo e com jeito “turistão”.

Marco das Três Fronteiras Marco das Tres Fronteiras Marco das 3 Fronteiras o que fazer em Foz do Iguaçu

Para entrar é preciso adquirir o ingresso de forma independente ou contratar uma agência para comprar o pacote com transfer e ingresso inclusos. Caso não esteja de carro, recomendo que já contrate de forma online para não ter problema de falta de vaga no dia que escolher ir. 

Gosto bastante da Civitatis, que tem a opção não só do pacote, mas também de outros passeios em Foz do Iguaçu com um preço bem bacana. Vou deixar o link deles aqui -> passeio até o Marco das Três Fronteiras.

Todos os detalhes da atração e da minha experiência você pode conferir no artigo que fiz exclusivamente para o destino neste link -> Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu

COMPRAS NO PARAGUAI E NA ARGENTINA

O último item da lista sobre o que fazer em Foz do Iguaçu não poderia ser diferente deste. São raras as pessoas que vão ao destino e não se deixam levar por uma tumultuada travessia pela Ponte da Amizade até Ciudad del Este e um pulinho no Duty Free Puerto Iguazu. 

Melhores lojas para comprar no Paraguai o que fazer em Foz do Iguaçu

Eu, por exemplo, como estava com carro próprio, atravessei duas vezes a fronteira do Brasil com o Paraguai para fazer algumas. Para mim, o que vale a pena são os eletrônicos, alguns itens de casa, roupas e acessórios. Em relação às compras em Puerto Iguazu, acho que vale a pena somente ir até o Duty Free se estiver em busca de vinho e espumantes. No mais, os preços são inflacionados, exceto quando há promoções de perfumes e maquiagens.

Adivinha? rs – Tem texto meu também aqui no blog com a minha experiência, melhores lojas, meio de transporte, perrengues e afins. Para acessar, basta clicar aqui -> Compras no Paraguai 

QUAL MELHOR AGÊNCIA EM FOZ DO IGUAÇU?

Recomendo de olhos fechados a Civitatis, que têm muitas opções de tours em Foz do Iguaçu e é referência de agência de passeios mundo afora. Seus parceiros realmente são confiáveis, atenciosos e não te deixarão na mão. Deixarei aqui novamente o site deles para que possam pesquisar os serviços que oferecem, basta clicar aqui

Como disse acima, eu de verdade, se fosse você já reservaria tudo antes da viagem. As atrações em Foz do Iguaçu são bastante disputadas e é preciso planejamento. Além disso, é importante se atentar aos horários. 

Por exemplo, o Marco das Três Fronteiras só abre a tarde. As lojas do Paraguai fecham cedo, assim como os parques.

Parque das Aves o que fazer em Foz do Iguaçu

O QUE NÃO FIZ E VOCÊ DEVE FAZER…

Nem eu acredito que pela segunda vez não fui à Usina de Itaipu. É um passeio mandatório e obrigatório, que estará na minha lista quando estiver novamente em Foz do Iguaçu.

Outro item que me arrependo de não ter feito foi o seguro viagem. Tive um contratempo com um dente que quebrou e saiu uma verdadeira fortuna ajustá-lo na emergência. Recomendo que você contrate um seguro viagem mesmo pensando que não faz sentido. É tão baratinho que você nem vai sentir e estará protegido para diversos tipos de perrengue. Eu gosto, uso e indico a Real, que faz um comparativo com várias seguradoras e tem um preço bem mais barato. Vou deixar o link aqui para você pesquisar -> seguro viagem Real  

COMO ECONOMIZAR EM FOZ DO IGUAÇU?

A viagem à Foz do Iguaçu não é barata por conta de um tanto de atrações obrigatórias que você colocará na sua lista, mas com planejamento antecipado dá para economizar em alguns itens como aluguel de carro, hotel com cancelamento gratuito, almoços e jantares mais econômicos e até supermercado. 

Para terminar o posto, vou deixar alguns links e dicas de lugares para você dar aquele “save money” rs 

HOTEL BOM E BARATO EM FOZ DO IGUAÇU

Para economizar tempo e dinheiro, o ideal é ficar hospedado perto do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas), Parque das Aves, shopping etc. Nesta região há opções de hospedagens mais salgadas em relação a preço, mas consegui ficar em um hotel com um valor bem bom e barato de diária, excelente café da manhã, piscina e demais dependências. O nome da acomodação é Cataratas Park Hotel. Vou deixar o link para o Booking, onde você pode até fazer a reserva com cancelamento gratuito. 

ALUGUEL DE CARRO EM FOZ DO IGUAÇU 

Gosto bastante de utilizar o site da Rentcars, que tem um buscador comparando todas as locadoras de carro, além de dar cashback para seus clientes. Utilizo muito o site deles quando preciso alugar carro nas viagens. O link de acesso para o site deles é este daqui -> Aluguel de carro no precinho

Marco das Três Fronteiras Marco das Tres Fronteiras Marco das 3 Fronteiras o que fazer em Foz do Iguaçu

ALIMENTAÇÃO

Para quem quiser dar aquela economizada com alimentação e belisquetes, recomendo algumas estratégias. Uma ida básica ao supermercado. Recomendo o Muffato, que tem de tudo, até boas opções de sushi e comidinhas. É um pouco longe do hotel que indiquei, mas vale a pena. 

Outro lugar onde vai comer bem é no Shopping Catuaí Palladium, que tem uma ótima praça de alimentação. Achei um lugar bem gostoso lá com comidinha no estilo prato feito por R$ 35, com refri, que é o Mr. Cheff (feijão é de comer rezando). 

Para quem não abre mão de uma pizza, achei uma excelente opção que é a Tropicana. Comemos muito bem em três pessoas com um precinho espetacular, além de estar muito saborosa. Vale a pena! O local é numa espécie de espaço comercial, com vaga para estacionar tranquilamente. 

ROTEIRO DE QUATRO DIAS EM FOZ DO IGUAÇU

Gostou das dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu? Quanto ao roteiro de 4 dias, não quis colocar o que fazer em cada dia para você ter liberdade de encaixar todas as atrações acima. O ideal para mim é:

Dia 1 – Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas) e Parque das Aves

Dia 2 – Parque Nacional Iguazú (Cataratas lado argentino)

Dia 3 – Compras no Paraguai

Dia 4 – Usina Itaipu, Duty Free Puerto Iguazu e Marco das Três Fronteiras

Não conta os dias de chegada e saída do destino. Se tiver somente os quatro dias, considere chegar no primeiro voo e sair no último voo.

Espero que curta o destino tanto quanto eu 🙂

Um super beijo, Gardens 😉

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?